Saúde & Bem Estar

Os Benefícios da Adrenalina para o Corpo

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Esclarecendo as principais dúvidas sobre a adrenalina e os benefícios dela para o nosso corpo.

A sensação de frio na barriga, o nervosismo diante de uma situação inesperada ou até mesmo a euforia em determinadas situações são emoções que fazem parte da vida humana. Em comum, essas reações que temos são efeitos da adrenalina.

Esse é o hormônio que prepara nosso corpo para as experiências que vivemos — fora da zona de conforto ou não. Ou seja, é a adrenalina que provoca sensações estimulantes à vida humana, como o coração acelerado quando estamos ao lado da pessoa que amamos ou praticando alguma atividade física.

Nesse artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre a adrenalina e mostrar os benefícios dela para o nosso corpo. Acompanhe a leitura!

O que é a adrenalina?

Como você viu, a adrenalina é um hormônio que controla as sensações do nosso corpo. Contudo, existem algumas informações adicionais que você pode conhecer.

A adrenalina também é conhecida como epinefrina e é produzida pela medula supra renal, localizada acima dos rins. Ela é um hormônio neurotransmissor liberado na corrente sanguínea em diferentes momentos, como situações de estresse, risco ou euforia.

Alguns exemplo de momentos em que há liberação de adrenalina, são:

  • prática de um esporte;
  • sentimentos amorosos;
  • situações de perigo;
  • realização de tarefas sob pressão; etc.

Ao ser liberada, a adrenalina estimula o nosso coração e também nos move a agir de acordo com uma determinada situação. Por exemplo, quando estamos em risco, a adrenalina vai funcionar para fazer com que o nosso corpo reaja e se proteja para evitar risco à nossa própria vida.

Muitas vezes, a reação à adrenalina no nosso organismo é involuntária, e só nos damos conta depois que agimos. Assim, de uma forma geral, ela é um hormônio que impacta nossa mente e corpo. Por isso, é importante saber os efeitos e benefícios que ela traz para a nossa vida.

Veja também: 10 Benefícios da escalada indoor

Quais os efeitos da adrenalina?

Como a adrenalina é utilizada para estimular nosso corpo a agir rapidamente dentro das situações a que somos expostos diariamente, ela provoca alguns efeito, como:

  • aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial;
  • capacidade de raciocinar mais rápido;
  • dilatação da pupila;
  • aumento da produção de suor;
  • aumento da frequência respiratória; entre outros.

Por causa de todos esses efeitos, muitos deles ligados à defesa do nosso corpo em situações de perigos, muitas pessoas acreditam que a adrenalina só é liberada em situações adversas.

No entanto, não é bem assim que funciona. São muitas as situações em que a adrenalina está ligada a sentimentos positivos e provoca sensações de êxtase.

Além disso, sendo em situações de perigo ou alegria, a adrenalina provoca benefícios para o nosso corpo.

Quais os benefícios da adrenalina?

Agora que você entendeu o que é a adrenalina e quais os seus efeitos, é importante conhecer os benefícios dela, não é mesmo? Confira os principais!

Mais energia

Muitas vezes nos sentimos preguiçosos e procrastinamos as atividades que precisamos fazer ao longo do dia. No entanto, quando a adrenalina é liberada no nosso organismo, nos sentimos muito mais enérgicos.

Essa disposição se relaciona com os sentimentos de euforia e excitação causados pelo hormônio, e faz com que o nosso corpo afaste a fadiga e aja para resolver a situação. Com essa dose de ânimo, ficamos mais dispostos e menos sobrecarregados com as tarefas do dia.

Veja também: A prática de Skate no Brasil

Aumenta a imunidade

Um dos benefícios da adrenalina é o controle do estresse. Esse é um efeito que traz vantagens a curto e longo prazo. Uma dessas vantagens é o aumento da imunidade.

Quando nos estressamos menos ao longo dia, nosso organismo fica mais forte e é mais difícil que fiquemos doentes. Dessa forma, a adrenalina trabalha duplamente, para diminuir o estresse e aumentar a imunidade, uma vez que os dois estão relacionados.

Melhora a confiança

A adrenalina também é responsável por aumentar a nossa resistência a tarefas estressantes e também elevar a nossa capacidade para resolução de problemas.

Com isso, conseguimos controlar melhor a sobrecarga e também nos tornamos mais confiantes à medida que desempenhamos nossas atividades com um melhor desempenho. Controlando, inclusive, as múltiplas emoções diárias.

Aumento da autoestima

Relacionado com o que você viu anteriormente, a adrenalina também contribui diretamente para aumentar nossa autoestima. A partir do momento que lidamos com os desafios, realizamos conquistas e atingimos determinadas metas, vamos nos valorizando mais.

Além disso, também aprendemos a respeitar nossos próprios limites, prestando mais atenção naquilo que faz sentido para atingirmos nossos objetivos pessoais e entendendo as diferenças que cada pessoa carrega consigo.

Veja também: 13 dicas para ser feliz

Mais qualidade de vida

A melhora na qualidade de vida é outro benefício relacionado à adrenalina. Com a liberação desse hormônio nos tornamos aptos para enfrentar todas as situações que acontecem na nossa vida, sejam elas positivas ou negativas.

Além disso, nos tornamos mais abertos a vivenciar as mais diversas emoções e também experimentar novas sensações, principalmente quando nos desafiamos.

É importante ressaltar também que todos os tópicos citados anteriormente — mais energia, aumento da imunidade, melhora da confiança e aumento da autoestima — contribuem diretamente para essa melhora na qualidade de vida a partir da adrenalina.

No entanto, saiba que essas mudanças fazem parte de um processo e não acontecem da noite para o dia. Precisamos levar nossa vida de uma maneira fluida, deixando que as doses de adrenalina sejam liberadas de acordo com as necessidades do nosso corpo.

Quais os estímulos para a liberação de adrenalina?

Como você entendeu, a adrenalina é muito benéfica para o nosso corpo. No entanto, é necessário conhecer os efeitos que ela provoca no organismo e buscar a ajuda de um médico caso perceba que o seu corpo está ficando mais desgastado do que o normal.

Busque também maneiras saudáveis de estimular as doses de adrenalina no seu corpo. Uma das opções é a prática de exercícios físicos, que vai auxiliar na liberação da adrenalina, trazendo benefícios para a saúde física e mental.

Nesse caso, estabelecer uma rotina de caminhada, corrida, musculação, esporte, etc, vão ajudar a manter os benefícios da adrenalina no seu corpo e são práticas que terão um efeito duradouro na sua saúde, provocando benefícios a médio e longo prazo.

Veja também: Por dentro da medicina esportiva

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Artroscopia de Quadril: entenda o que a técnica cirúrgica pode tratar

Neste artigo, o Dr. Leandro Ejnisman, especialista em ortopedia e traumatologia, esclarece as principais dúvidas a respeito desse método inovador

Leia mais

Os benefícios da prática de natação pós Covid-19

A Dra. Giovanna Sperandio discorre a respeito desse assunto

Leia mais

Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave

Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante

Leia mais