Saúde & Bem Estar

13 dicas para ser feliz

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 6 minutos de leitura

Ser feliz é perfeitamente possível, mas devemos começar por nós mesmos com atitudes e hábitos simples. “Mente sã, corpo são”.

Ser feliz é perfeitamente possível, mas devemos começar por nós mesmos com atitudes e hábitos simples. “Mente sã, corpo são”. Provavelmente, você já ouviu esse ditado, que claramente fala sobre os benefícios que a saúde mental pode trazer para o corpo. Mas você sabia que a recíproca também é verdadeira? Cuidar do corpo é um passo fundamental para ter a mente saudável e, consequentemente, ser bem mais feliz. Mas é possível. Quer saber algumas dicas? A gente conta!

Exercícios – É claro que você leu, viu e ouviu de diversas formas que fazer exercícios faz bem para a saúde. Pois acredite. Além de incontáveis benefícios estéticos, que já fazem bem para a autoestima, exercitar-se melhora o metabolismo e libera hormônios que ajudam a combater doenças “modernas” como a depressão e o estresse.

Alimentação e seus impactos – “Você é o que come”, dizem. De fato, não há como fugir dos impactos dos alimentos, como a liberação da serotonina pelos carboidratos, ou a energia propiciada pelas carnes magras, legumes e laticínios. Evite alimentos processados e frituras, que tendem a dar desânimo, e não pule refeições.

Gratidão – Acredite, há estudos muito sérios e recentes que comprovam o impacto positivo da gratidão. Pense nas coisas boas, de qualquer tamanho, desde o clima até a gentileza de um desconhecido. Ser grato pelas coisas boas que acontecem a sua volta faz bem!

Elogios – Elogiar e, consequentemente, fazer com que alguém se sinta bem é outra pequena atitude que pode fazer milagres pela sua saúde, desde, é claro, que sejam palavras sinceras.

Respirar profundamente – Todos temos momentos de raiva ou estresse. Na maioria dos casos, uma pausa, um distanciamento do problema e uma respiração profunda podem fazer a diferença entre um surto e uma decisão ponderada e acertada.

Reconhecer momentos infelizes – Eles fazem parte da vida. Não há necessidade de fingir ou jogar para debaixo do tapete. Encare como eles devem ser encarados: com força, coragem, paciência e sabedoria.

Diário – Desabafar sobre problemas, medos e desejos, mesmo que através da escrita, é algo altamente benéfico.

Enfrentar o estresse – Momentos estressantes fazem parte da vida e não adianta fugir deles. Encare de frente e lembre-se de que o quanto antes resolver o problema mais cedo terá descanso.

Planejar sua semana – Pode ser chato, mas reservar alguns minutos para se planejar pode poupar tempo e dor de cabeça.

Livrar-se do telefone – Talvez o passo mais difícil de todos, mas vale muito a pena! Desligue por algumas horas, desconecte-se, descanse!

Natureza – O contato com a natureza é muito benéfico para a saúde física e mental. Privilegie uma vida ao ar livre e em contato com o verde.

Meditação – É difícil para muitas pessoas, mas ao conseguir se concentrar em você, desligar do mundo e relaxar, abre-se um novo leque de possibilidades para uma vida mais sadia.

Faça terapia – Resolver os próprios problemas mentais e emocionais nem sempre é algo fácil, por isso não tenha medo de buscar ajuda profissional. Ter alguém com quem se abrir, que realmente saiba o que dizer e quando dizer pode ser um divisor de águas entre a loucura e a sanidade

Evidentemente, são muitas dicas e muitas delas difíceis de serem seguidas, mas se a metade delas for levada em consideração, certamente sua vida ficará bem mais fácil, tanto para o corpo, como para a mente. Agora pare de ler e vá ser feliz!

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Artroscopia de Quadril: entenda o que a técnica cirúrgica pode tratar

Neste artigo, o Dr. Leandro Ejnisman, especialista em ortopedia e traumatologia, esclarece as principais dúvidas a respeito desse método inovador

Leia mais

Os benefícios da prática de natação pós Covid-19

A Dra. Giovanna Sperandio discorre a respeito desse assunto

Leia mais

Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave

Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante

Leia mais