Movimento

10 Benefícios da escalada indoor

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Saiba mais sobre o esporte que consiste em simular a escalada em montanhas e rochas.

Praticar esportes é uma ótima maneira de melhorar tanto a sua saúde física quanto mental. Nesse sentido, é fundamental encontrar uma modalidade que você goste de fazer. Uma das possibilidades pode ser a escalada indoor.

Esse esporte consiste na simulação da escalada em montanhas e rochas. Assim, consegue ser ideal para aqueles atletas com espírito aventureiro – visto que pode ser praticada em ambientes fechados. Além disso, é um esporte que desafia os seus limites físicos.

Desse modo, praticá-la pode ser uma excelente alternativa para você que busca diversificar seus treinos ou encontrar um novo esporte para praticar. Por isso, acompanhe a leitura para conhecer 10 benefícios da escalada indoor!

1.     Aumento de força

Escalar uma montanha não deve ser um desafio fácil, não é mesmo? Além de exigir que o praticante faça movimentos complexos, a tarefa demanda muita força física – de praticamente todos os músculos do seu corpo.

Assim, o aumento da força é uma das principais vantagens da escalada indoor. Ao adicionar à prática à sua rotina, você estará contribuindo para fortalecer seu corpo e aumentar a sua capacidade física.

2.   Aumento de flexibilidade

Como você viu, os movimentos que a escalada exige podem ser um desafio para os praticantes. Assim, além do aumento da sua força física, você também estará se tornando mais flexível.

Afinal, o esporte vai demandar que faça movimentos que antes acreditava que não seria capaz. Dessa maneira, ao mesmo tempo que fica mais forte, também está se tornando mais ágil e flexível.

Veja também: Oito benefícios que a prática do Yoga traz

3.   Aumento de autoconfiança

A escalada é um dos esportes mais complexos que existem. Afinal, como você viu, ela exige muita força física e flexibilidade. Além disso, demanda que as pessoas superem limites que elas sequer sabiam que existiam.

Dessa forma, é um exercício excelente para aumentar a sua autoconfiança. Ou seja, permite que você passe a acreditar mais em seu potencial. Isso pode trazer vários benefícios para outros setores da sua vida – como seus projetos profissionais.

Outra vantagem é permitir que você cresça no esporte. Assim, caso faça sentido, você pode gradualmente evoluir da escalada indoor para subir montanhas e rochas reais.

4.   Aumento de resistência física

A escala indoor também pode ser excelente para o aumento da sua resistência física. Isso acontece porque seus músculos estão constantemente em um estágio de contração para que você consiga realizar a subida.

Isso significa que haverá poucos momentos em que você conseguirá relaxar durante a prática. Assim, seu corpo estará sempre trabalhando. Desse modo, você estará se tornando um atleta mais resistente.

Veja também: Fortaleça os músculos e o core

5.   Senso de comunidade

A escalada indoor tem o objetivo de fazer você levar seu corpo ao máximo e superar suas limitações. Entretanto, isso não significa que esse é um esporte que você deverá praticar sozinho.

Nesse sentido, o senso de comunidade é um dos principais benefícios desse exercício. Afinal, você estará junto de diversas outras pessoas que estarão com a meta de superar o desafio.

Com isso, você também estará fazendo novos parceiros de treinos. Juntos, vocês podem evoluir mais rapidamente – sempre com ajuda mútua.

6.   Diminuição do estresse

Outro benefício da escalada indoor é a diminuição do seu estresse. Afinal, você estará em um estágio de foco constante e poderá liberar hormônios positivos para o seu humor e sua saúde como um todo.

Assim, caso você esteja enfrentando situações difíceis no trabalho, por exemplo, a escalada pode ser excelente para “limpar sua mente” durante alguns instantes e trazer mais clareza para as suas ideias.

7.   Tonificação dos músculos

Como vimos, a escalada indoor é um exercício que vai exigir esforço de todo o seu corpo. Você vai precisar de firmeza nos braços para segurar nos apoios, força nas pernas para gerar impulso e controle do core para manter a estabilidade e o equilíbrio.

Assim, quase todos os seus músculos estarão sendo trabalhados. Portanto, o esporte é ótimo para gerar a tonificação deles. Assim, você poderá ter braços, pernas, peitoral, abdômen e costas bem definidos após a prática do exercício.

Veja também: Equilíbrio muscular e o joelho

8.   Perda de peso

Junto de todos esses benefícios para o seu corpo, a escalada indoor também contribui para a sua perda de peso. Afinal, todo esse esforço físico permitirá que você aumente seu gasto calórico. Dessa forma, ao combinar esse processo com uma dieta balanceada, você poderá diminuir o nível de gordura corporal.

Por isso, é fundamental buscar um treinador e um nutricionista para acompanhá-lo durante esse processo. Com esse apoio, você poderá maximizar sua evolução e seus resultados positivos no esporte.

9.   Aumento de concentração e da coordenação motora

Imagine que você está subindo uma montanha de verdade. Ou seja, o seu objetivo é chegar até o seu topo, sem perder o equilíbrio e cair. Não há como se concentrar em algo que não seja essa meta, não é mesmo?

Escalar é um exercício que demanda concentração total do praticante durante a execução. Assim, pode ser excelente para pessoas que podem estar com dificuldade de foco. O esporte poderá ensinar como manter a mente engajada em apenas uma tarefa — sem distrações.

Além disso, os movimentos do esporte contribuem para o aumento da sua coordenação motora. Isso acontece porque você precisa organizar bem todos os seus movimentos. É preciso saber onde posicionar suas mãos e para onde levar os pés.

Todos esses aspectos são bons para que você faça melhores movimentos. Essa otimização na coordenação motora pode contribuir para a sua evolução em outros esportes, inclusive.

10.                   Não tem restrição de idade para começar

Não importa se você é adulto, criança, adolescente ou idoso. Não há idade para começar a praticar a escalada indoor. Tudo o que você precisa é de determinação e vontade de aprender.

Os desafios que você enfrentará serão de acordo com o seu nível — e não sua idade. Por isso, é um esporte excelente para todas as faixas etárias.

Veja também: Esporte na melhor idade: saiba quais são as modalidades mais indicadas para os idosos

 

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Artroscopia de Quadril: entenda o que a técnica cirúrgica pode tratar

Neste artigo, o Dr. Leandro Ejnisman, especialista em ortopedia e traumatologia, esclarece as principais dúvidas a respeito desse método inovador

Leia mais

Os benefícios da prática de natação pós Covid-19

A Dra. Giovanna Sperandio discorre a respeito desse assunto

Leia mais

Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave

Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante

Leia mais