Ortopedia

Equilíbrio muscular e o joelho

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 6 min

Manter os músculos fortes é essencial para prevenir problemas na articulação

O cuidado com nós mesmos passa por tantas áreas diferentes, que por vezes nos sentimos sobrecarregados e até mesmo perdidos sobre o que realmente fazer. Quando focamos no corpo humano, por exemplo, precisamos de um olhar integral, para buscar maior qualidade de vida. E é com essa visão do todo, que devemos pensar em como tratamos o joelho.

Dores na região é uma das principais queixas em consultas com ortopedistas. Maior articulação do corpo humano, tem papel essencial no dia-a-dia e tanto atividades cotidianas quanto exercícios físicos podem danificar o joelho. E os males podem ser divididos, segundo o Dr. Pedro Baches Jorge, ortopedista, especialista em joelho, e médico do esporte da Clínica SO.U, em dois tipos: aquelas causadas por um desequilíbrio muscular e não relacionadas à um trauma, e aquelas geradas por lesão.

Veja também: Lesões no joelho: o que as causam e como se prevenir

O joelho é formado, basicamente, por quatro ligamentos, meniscos, cartilagens e a rótula (osso da parte anterior), que fica entre a tíbia (osso maior da parte inferior da perna) e o fêmur (osso da coxa). Sabendo dessa estrutura, é possível entender a importância de haver o fortalecimento dos músculos da região que o envolve. “Uma vez que os músculos da coxa, panturrilha e coxa, entre outros, são trabalhados, eles são capazes de absorver grande parte da carga provocada pela atividade realizada. Assim, há redução do estresse causado nas demais estruturas que formam a articulação”, explica o médico.

E as formas para atingir esse equilíbrio podem ser praticadas no dia-a-dia, em casa ou com em uma academia, com acompanhamento profissional. E, prevenir as lesões, é um método muito mais fácil do que corrigir após o problema ter se instalado. Por isso, o Dr. Pedro Baches recomenda alguns exercícios que colaboram com o fortalecimento dos músculos e, por consequência, do joelho:

Veja também: A prótese de joelho, um porto seguro

Afundo

Em pé com as pernas separadas, leve uma à frente, em um passo largo. Apoiando o peso no pé que está a frente, flexione ambos os joelhos, descendo com a coluna ereta até quase tocar no chão. Atente-se para que o joelho da perna da frente não ultrapasse a ponta do pé. Levante e desça novamente. Repita o movimento entre 7 e 12 vezes e alterne a posição das pernas.

Agachamento simples

Em pé, afaste as pernas até que estejam alinhadas com o ombro. Flexione os joelhos, com a coluna ereta, jogando o quadril para trás, até a perna chegar a aproximadamente um ângulo de 90°.

Adução do quadril

Deite de lado em uma esteira ou colchonete apoiando um dos cotovelos. A perna do lado no qual o corpo está apoiado, deve ficar reta, e a outra flexionada. Levante a perna estendida e mantenha no ar por volta de 10 segundos e então abaixe. Repita por três vezes em cada lado.

Ponte

Deite de barriga para cima. Flexione os joelhos e levante o quadril. Segure por cerca de 10 segundos e abaixe. Repita o movimento.

Abdução deitado

Em um colchonete ou esteira, deite de lado com apoiando a cabeça sobre o braço e mantendo as pernas retas. Suba a perna que está posicionada em cima até onde conseguir e desça novamente. Repita o movimento e alterne o lado.

 

*Dr. Pedro Baches Jorge é médico Ortopedista, especializado em Joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Clínica SO.U – Unidade Bela Vista – R. Barata Ribeiro, 398 – 3º andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01308-000 – Tel.: +55 (11) 3258-1706

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Dia Universal do Doador de sangue

A hematologista Dra. Maeva Seo Gomes Pinto Fonseca, fala a respeito da importância de ser um doador de sangue

Leia mais

A importância da Vacina no combate a covid 19 e outras doenças

O médico Marcelo Aun traz informações sobre as vacinas e a sua importância no combate a doenças diversas

Leia mais

Plantão #20 – Termografia: Verdades e Mitos

Especialista esclarece verdades e Mitos sobre Termografia e conta sobre os avanços e possibilidades que a tecnologia oferece.

Leia mais