Movimento

Benefícios do pole dance

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Dicas sobre como começar a praticar esse esporte e o impactos positivos que ele traz

O pole dance tem ganhado um número cada vez maior de adeptos no Brasil e em todo o mundo. A prática, que por muitas vezes foi vista como algo vulgar, tem perdido esse estigma. Assim, mais e mais pessoas têm procurado aprendê-la.

Os motivos para isso não são poucos. Por ser uma modalidade complexa e desafiadora, o pole dance traz vários benefícios para quem consegue criar o hábito de praticá-lo regularmente. Por isso, adicioná-lo à sua rotina pode ser muito positivo — para o seu corpo, sua mente e sua saúde.

Quer entender mais sobre os benefícios do pole dance? Neste artigo trazemos os principais pontos dessa prática. Além disso, convidamos Tatiana Akemi Okumura, bancária e apaixonada pela prática com 6 anos de experiência também traz algumas dicas para evoluir constantemente no esporte. Acompanhe a leitura!

Quais são os principais benefícios do pole dance?

Inserir o pole dance em seu cotidiano pode trazer uma série de benefícios para a sua rotina. Elas funcionam tanto para o seu corpo quanto para a sua mente. Conheça 4 dos principais pontos positivos:

Fortalecimento da musculatura

O pole dance é uma prática bem complexa. As suas posições demandam que as praticantes consigam alinhar a técnica à força física para conseguirem realizá-los.

Dessa forma, a prática regular dessa atividade pode trazer resultados incríveis para o seu corpo. Deixando os músculos mais fortes e os tonificando — característica que traz resultados positivos para toda a saúde.

Além disso, é uma modalidade que consegue atingir o corpo inteiro. Então braços, pernas e abdômen, por exemplo, poderão sentir essas mudanças.

Emagrecimento

Além dos benefícios para os músculos, o pole dance também pode ajudar pessoas que buscam emagrecer. As posições vão exigir muito esforço, o que aumenta o gasto calórico em um dia.

Dessa forma, com uma alimentação balanceada, também é possível usá-lo como uma estratégia para controlar e até perder peso. Assim, para quem não se adaptou a outros esportes, vale considerar a prática do pole dance para o cotidiano.

Veja também: Por que não emagreço?

Aumento da autoestima

Além dos dois benefícios acima, o pole dance também traz vantagens incríveis para a autoestima. “Você fica menos tímida em expor o corpo e faz amigos novos”, destaca Tatiana Akemi Okumura, praticante de pole dance.

As posições da dança, por exemplo, vão agir como uma força que traz mais empoderamento. Esses benefícios são importantes para as mulheres, especialmente, que poderão se sentir melhor consigo mesmas.

Controle da ansiedade e do estresse

A prática do pole dance também é muito importante para o estresse e a ansiedade. Esse esporte vai auxiliar na liberação de endorfinas. Estas, por sua vez, serão responsáveis por trazer uma maior sensação de bem-estar.

Veja também: Desestressando na pandemia

O que é preciso para evoluir no pole dance?

Como você viu, o pole dance pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida. No entanto, é preciso seguir alguns passos para ter sucesso na prática. São eles:

Ter dedicação

Como em todo esporte, a dedicação é fundamental para que o praticante se dedique. Ou seja, não basta apenas fazer algumas poucas aulas e acreditar que é o suficiente.

É preciso compreender os fundamentos e buscar sempre o aperfeiçoamento constante. Assim, é possível evoluir e alcançar todos os seus benefícios.

Ser paciente

Além da dedicação, a paciência é outro aspecto fundamental. A evolução e o aprendizado são gradativos e, por isso, é preciso não desistir nas primeiras dificuldades.

Também é importante entender os limites do seu corpo. Como você viu, o pole dance demanda muito esforço. Assim, pular etapas pode trazer grandes prejuízos — incluindo lesões mais graves.

Além disso, é importante não se comparar com outros. Cada um encontrará as próprias limitações e conseguirá evoluir no próprio tempo. Por isso, é importante não perder o ritmo.

Veja também: Mindfulness: cuidado com a mente

Contar com uma boa professora

Por fim, é importante contar com uma boa professora. Será ela a responsável por ensinar como executar todas as posições da melhor maneira e, consequentemente, guiar a sua evolução.

 

É possível praticar em casa?

Uma dúvida que cerca a cabeça de muitas pessoas é se é possível praticar o pole dance em casa ou se é necessário ir a uma academia. Em linhas gerais, é sim possível praticar sozinha. Contudo, como você viu, ter uma professora pode ajudar.

“Eu prefiro ir ao estúdio para poder encontrar com as outras alunas e ter aula presencial. Para mim, funciona como uma ótima terapia”, afirma Tatiana Akemi Okumura.

Além disso, também é possível buscar integrar as duas modalidades. Ou seja, usar a academia e a professora para entender os exercícios e a prática em casa para continuar a evolução.

“Uma barra em casa, que não custa tão caro, ajuda a treinar os movimentos aprendidos em aula”, explica Tatiana.

O que é preciso considerar antes de iniciar a praticar o pole dance?

O pole dance é um excelente exercício para se praticar. Além disso, pode ser responsável por uma série de benefícios para o corpo e a mente, como você viu.

No entanto, por ser uma atividade com um certo grau de complexidade, é preciso avaliar alguns detalhes. “É preciso considerar fazer um complemento dos exercícios na academia para evitar lesões, principalmente nas articulações, eu só treinava pole e acabei me lesionando com tendinites no manguito e no glúteo médio”, ressalta Tatiana.

Além disso, alguns outros aspectos podem ajudar. Um deles, por exemplo, é ter uma parceira de treino. Dessa forma, as duas conseguirão se motivar para continuar evoluindo na modalidade.

Veja também: Desvendando o Pilates

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A vida depois do marca-passo

O cirurgião cardíaco, Dr. Daniel Bartholo Hyppolito, traz informações a respeito do implante de marca-passo e a vida após o procedimento.

Leia mais

Plantão #16 – Desmistificando a Anestesia

Especialista ira todas as nossas dúvidas sobre esse momento tenso da cirurgia - a Anestesia.

Leia mais

Plantão #15 – Cirurgia Cardíaca

Especialista fala sobre quando é indicada a cirurgia cardíaca, tratamentos em caso de infarto, a utilização de marca passo e muito mais...

Leia mais