Movimento

Água e as atividades físicas

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 6 min

Você bebe a quantidade certa antes, durante e depois os exercícios?

Manter-se hidratado todos os dias é essencial para a saúde. A ingestão de água durante a rotina traz diversos benefícios, até mesmo na prevenção de câncer, pedras nos rins, na diminuição da acne e para perda de peso, para citar alguns. E o consumo é ainda mais importante quando avaliamos que perdemos líquido naturalmente, através da urina e do suor, por exemplo.

E durante as atividades físicas, também é necessário ficar atento à hidratação. De acordo com a Dra. Nicole Nardy Paula Razuck, médica especialista em nutrologia e residente em medicina do esporte, a ingestão de líquidos durante os exercícios mantém o atleta confortável, repõe perdas hídricas, evita hipertermia e desidratação, permitindo finalizar o exercício com performance adequada.

Veja também: Você bebe a quantidade ideal de água?

Ainda, ela afirma que de acordo com o tipo de atividade e intensidade, a quantidade adequada de ingestão diária, que gira em torno de 30 a 40ml para cada kg de peso, pode variar. “Exercícios intensos, de longa duração, que causem grande perda hídrica ou executados em ambientes quentes e úmidos, sob luz solar, podem demandar um volume maior, a ser calculado de forma específica de acordo com o peso perdido durante o treino”.

Além da água, ainda é comum que sejam tomados outros líquidos, como isotônicos. E, existe algum benefício no uso desses? A médica explica que os isotônicos, tipicamente, concentram carboidrato e eletrólitos em sua composição. “Podem ser utilizados após exercícios de longa duração para reposição de sódio, por exemplo. Porém, tal reposição também é viável por meio de água e uma refeição completa”, diz.

Dra. Nicole também recomenda que para exercícios de duração de até uma hora, basta o consumo de água durante o treino. “Caso tenha duração maior ou causem fadiga intensa, pode ser consumido gel de carboidrato; se acima de 1 a 2 horas de duração, a reposição de sódio através de isotônicos pode ser necessária”.

Veja também: Você realmente sabe a importância das atividades físicas na rotina?

E, não só durante o treino, é importante ingerir água. Antes e depois da prática também é importante manter o organismo devidamente hidratado. O ideal é iniciar um treino com hidratação adequada. Cheque a cor da sua urina, se está mais escura que o normal pode ser um sinal de desidratação. No pós treino, a ingestão adequada varia de acordo com o peso perdido e intensidade da prática. O ideal é fazer reposição de 1,2 a 1,5L de fluidos pra cada kg de peso perdido durante o treino.

“Avalie como você se desempenhou. Perdeu muito peso após a atividade física? Sentiu fadiga precoce? Podem ser sinais que a hidratação não foi adequada, beba mais da próxima vez. Se perdeu pouco peso ou se sentiu desconfortável, pode ser que tenha ingerido líquidos em excesso”, explica Dra. Nicole.

 

*Dra. Nicole Nardy Paula Razuck é residente em Medicina Esportiva na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É pós-graduada em Nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein e formou-se em medicina pela Faculdade Santa Marcelina.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Dia Universal do Doador de sangue

A hematologista Dra. Maeva Seo Gomes Pinto Fonseca, fala a respeito da importância de ser um doador de sangue

Leia mais

A importância da Vacina no combate a covid 19 e outras doenças

O médico Marcelo Aun traz informações sobre as vacinas e a sua importância no combate a doenças diversas

Leia mais

Plantão #20 – Termografia: Verdades e Mitos

Especialista esclarece verdades e Mitos sobre Termografia e conta sobre os avanços e possibilidades que a tecnologia oferece.

Leia mais