Saúde & Bem Estar

Você realmente sabe a importância das atividades físicas na rotina?

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 5 min

Benefícios dos exercícios vão além de um corpo saudável

Imediatamente ao buscar por um físico mais saudável, recorre-se à inclusão de exercícios na rotina. Geralmente, a prática está associada a um melhor condicionamento ou questões estéticas, como emagrecimento e ganho de massa muscular. Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, lembramos que os benefícios podem ir além, garantindo maior qualidade de vida aos praticantes.

“Além dos ganhos físicos, os exercícios regulares estão entre os maiores aliados daqueles que buscam por mais saúde a longo prazo. Os ganhos são variados e de extrema importância”, diz Dr. Pedro Baches Jorge, ortopedista e Médico do Esporte da Clínica SO.U. O especialista ainda alerta que, para que os efeitos sejam sentidos, é preciso regularidade e a prática de, pelo menos, 150 minutos de atividades leves ou moderadas e 75 minutos com maior intensidade por semana.

Para o corpo, as práticas podem melhorar o condicionamento físico e trazer fortalecimento dos músculos, ossos e articulações, prevenindo lesões no futuro, que poderiam ser ocasionadas por atividades cotidianas, esportes ou pelo envelhecimento. Mas os benefícios vão além:

• Prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas
• Controle dos níveis de colesterol
• Aliados da saúde mental, como no tratamento de depressão e ansiedade
• Controle de peso
• Melhora da qualidade do sono
• Melhora do desempenho cognitivo
• Redução do estresse
• Aumento da sensação de bem-estar e disposição
• Fortalecimento do sistema imunológico

E, como grande vantagem, é que as atividades físicas são para todos, independentemente de idade, gênero ou qualquer outra característica. “Todos podem e devem incluir uma rotina de exercícios. Não existe uma modalidade mais indicada. Então, é possível escolher entre uma variedade ampla de opções, aquela que mais agrada individualmente e traz maior sensação de prazer, algo importante para a continuidade”, diz o médico.
Ainda que no período atual, com fechamento de parques e academias, locais comuns para a prática, é importante que a rotina de treinos seja mantida. Para fazê-lo com segurança e em casa, Dr. Pedro recomenda:

• Mantenha alimentação saudável e consumo adequado de água
• Escolha um local da casa espaçoso e ventilado
• Use roupas apropriadas
• Opte por exercícios já conhecidos
• Se possível, consulte um profissional para auxiliá-lo remotamente

Com tanto a ganhar, fica o alerta para que os exercícios físicos sejam mantidos ou inseridos na rotina.

*Dr. Pedro Baches Jorge é médico Ortopedista, especializado em joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Clínica SO.U – Unidade Bela Vista – R. Barata Ribeiro, 398 – 3º andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01308-000 –  Tel.: +55 (11) 3258-1706 – http://www.clinicasou.com.br

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