Você bebe a quantidade de água ideal?
Manter o corpo hidratado é fundamental para a saúde e nem adianta dizer que 60% do seu corpo é formado por ela. Por mais que isso seja verdade, a perda de água através da urina e do suor faz com que esse nível baixe, tornando a ingestão de mais líquido imprescindível.
Quantidade
Atualmente, a maioria dos profissionais de saúde acredita que a quantidade ideal seja de dois litros por dia. No entanto, é importante lembrar que muitos dizem que a quantidade não é tão importante quanto a frequência: esses dois litros devem ser espalhados ao longo de todo o dia, a fim de não deixar o corpo desidratado em nenhum momento.
Talvez algumas pessoas questionem qual a relevância da hidratação. Aqui é importante observar que há diversos estudos comprovando que a falta de água pode afetar diretamente a energia do corpo humano e até mesmo suas funções cerebrais, além de afetar o humor e causar até dores de cabeça.
Perda de peso
Outro aspecto bastante interessante é que a ingestão da quantidade ideal de água pode proporcionar perda de peso. Acredite. Já há provas de que um organismo bem hidratado apresenta um metabolismo mais acelerado, o que ajuda a emagrecer.
Além disso, pode ser benéfico para o organismo beber água fria, porque seu corpo precisará gastar mais calorias para aquecer a água à temperatura corporal.
Beber água cerca de meia hora antes das refeições também pode reduzir o número de calorias que se consome, especialmente em indivíduos mais velhos.
Tomar muita água pode ajudar na prevenção do câncer, pedras nos rins e também diminuir acne.
Sucos, chás e até café são bebidas que possuem propriedades diuréticas e podem também auxiliar no processo de hidratação, mas, independente de qual bebida for, o mais importante é: mantenha-se hidratado. Beba água!
Veja também
Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave
Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante
Dia Mundial de Combate a Asma; entenda mais sobre a condição
O Dr. Marcelo Vivolo Aun comenta a respeito da data e da sua relevância para as pessoas que convivem com essa síndrome.
Você sabe o que é ombro de nadador?
Mesmo sendo um dos esportes de baixo impacto é preciso ter atenção.
Dúvidas e Comentários