5 benefícios de andar descalço
Há quem ame e quem odeie. Mas, as explicações do médico ortopedista, Dr. Bruno Takasaki Lee, especialista em pés, da capital paulista, revelam porque tirar os sapatos pode ser saudável.
Estímulos sensoriais e motores
A área de representação dos pés no cérebro é semelhante à das mãos. Por isso ele recebe -tanto quanto o tato das mãos – os estímulos sensoriais e motores. É uma parte importante de exploração e reconhecimento que melhora sempre a capacidade de desenvolver e melhorar a força e a coordenação.
Veja também: Nas alturas: a importância da escolha correta do salto para não prejudicar os pés
Força e mobilidade
Pés descalços são sinônimo de ganho de força e mobilidade.
E isso explica porque alguns problemas comuns como o pé chato ou fascite plantar, podem ser prevenidos ao andar de pé no chão que é quando aumenta a capacidade de mobilidade e força das articulações e musculatura dos pés.
Assim como todo o corpo, os pés carregam diversos músculos na sola que são os responsáveis por manter o arco plantar: a estrutura que distribui a pressão entre as diferentes áreas do pé controlando o impacto nos pés e também nas articulações subjacentes.
Veja também: Fasceíte plantar: você sabe o que é?
Impacto e amortecimento
Quando o pé fica tempo demais preso nos sapatos, acabam enfraquecendo e enrijecendo a musculatura. Isso afeta o mecanismo natural de absorção de impacto e do amortecimento. Os pés precisam ser estimulados a fazer diferentes movimentos sempre dentro e fora dos sapatos.
Relaxamento
O contato direto com o chão, mesmo dentro de casa, favorece uma boa troca de energia que reequilibraria o organismo e pode ajudar a prevenir o estresse. Tudo isso porque ao tocar o solo, os pés recebem em suas terminações nervosas informações sobre o solo, que chegam direto no cérebro e estimulam o equilíbrio. Com isso, a postura é corrigida e a tensão reduzida, inclusive aliviando o estresse graças à menor produção de cortisol.
Veja também: Meu pé que me aguenta o dia inteiro!
Veja também
Artroscopia de Quadril: entenda o que a técnica cirúrgica pode tratar
Neste artigo, o Dr. Leandro Ejnisman, especialista em ortopedia e traumatologia, esclarece as principais dúvidas a respeito desse método inovador
Os benefícios da prática de natação pós Covid-19
A Dra. Giovanna Sperandio discorre a respeito desse assunto
Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave
Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante
Dúvidas e Comentários