Ortopedia

Meu pé que me aguenta o dia inteiro!

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 6 min

5 dicas de cuidado com os pés

Localizados na extremidade inferior do nosso corpo, nem sempre damos aos pés a merecida atenção. Responsáveis por nossa sustentação, eles carregam todo nosso peso, cansaço e estresse do dia a dia. Por isso, incluir na rotina um tempo de cuidado a esses membros é importante para evitar lesões e mantê-los saudáveis.

Primeiramente, é importante entender a complexidade dos pés: eles são formados por 26 ossos, divididos em tarso, metatarso e falange, unidos por 107 ligamentos formando 33 articulações. Segundo o ortopedista especialista em pé, Dr. Bruno Lee, toda essa estrutura garante a sustentação do corpo, seu equilíbrio em diferentes terrenos e colabora para a movimentação.

O médico ainda explica que a classificação de cada tipo de pé, varia de acordo com seu formato (cavo, chato ou plano) e com o tipo de pisada, podendo ser pronada, supinada ou neutra. “É importante que os pés recebam atenções frequentemente. Assim, é possível evitar males comuns, como joanetes, esporão, fascite plantar, rachaduras e frieiras, entre outros.

“Apesar da importância no cotidiano, nem sempre os pés recebem a merecida atenção. Como toda parte do corpo, o cuidado constante é crucial para garantir mais qualidade de vida e prevenir problemas futuros”, diz Dr. Lee.

É importante fazer uma inspeção, mesmo que semanal, nos seus pés para entender se tudo está correto. “Pode procurar por bolhas, inchaços, rachaduras, calos, machas e atritos. Observe a cor e a textura das unhas, para verificar se não há infecção. Da mesma forma, cheque a cor dos pés: se estiverem azulados, pode indicar falta de circulação, assim como se estiverem vermelhos, podem indicar infecção ou inflamação. Também sinta se há algum incômodo ou dor constante, e busque um profissional se algo incomum for identificado”, complementa o médico.

Veja cinco dias para incluir na sua rotina cuidados diários com os pés:

1. Escolha o sapato adequado
Um calçado adequado é capaz de evitar uma série de problemas nos pés, como esporões e reduzir sintomas de joanetes. Opte por modelos que encaixem da melhor forma no seu tipo de pé, com solados menos flexíveis, para redução da sobrecarga. Evite o uso excessivo de salto alto e opte pelo material e tamanho adequado. Observe também a capacidade de amortecimento de impacto do calçado e evite solados escorregadios.

2. Higienização
Para evitar infecções, inflamações e, até mesmo, fungos, como aqueles que causam as frieiras, é importante manter o pé devidamente higienizado e secá-los bem após a lavagem. Ainda, busca hidrata-los com regularidade, evitando rachaduras.

3. Exercite
Assim como as demais partes do corpo, os pés também se beneficiam de exercícios e fortalecimento. Faça movimentos de amplitude e alongamento com seus pés e de liberação, podendo usar uma bolinha na planta do pé em movimentos circulares.

4. Cuidado com as unhas
Mantenha as unhas devidamente cortadas, não as deixando muito curtas e respeitando a forma e o contorno dos dedos. Evite, também, tirar muito dos lados, prevenindo que elas encravem.

5. Evite andar descalço
No contato direto com o chão, o pé fica mais exposto a ferimentos e infecções. Então, proteja-os de superfícies sujas, irregulares ou em altas temperaturas.

 

*Dr. Bruno Lee formou-se na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo,e se especializou no atendimento de pacientes com patologias do pé e tornozelo. Tendo praticado inúmeras atividades esportivas durante sua vida, o médico integra seu conhecimento técnico ao esportivo, unindo o conhecimento anatômico, patológico e funcional para o alcance do melhor resultado no tratamento. Nos últimos anos, buscou continuamente o aperfeiçoamento nas técnicas minimamente invasivas para tratamento das patologias dos pés.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Dezembro vermelho: Prevenção contra a HIV | Aids

O médico infectologista Dr. Ricardo Vasconcelos traz informações importantes a respeito sobre o vírus HIV

Leia mais

Dia Universal do Doador de sangue

A hematologista Dra. Maeva Seo Gomes Pinto Fonseca, fala a respeito da importância de ser um doador de sangue

Leia mais

A importância da Vacina no combate a covid 19 e outras doenças

O médico Marcelo Aun traz informações sobre as vacinas e a sua importância no combate a doenças diversas

Leia mais