A sensação de frio na barriga, o nervosismo diante de uma situação inesperada ou até mesmo a euforia em determinadas situações são emoções que fazem parte da vida humana. Em comum, essas reações que temos são efeitos da adrenalina.
Esse é o hormônio que prepara nosso corpo para as experiências que vivemos — fora da zona de conforto ou não. Ou seja, é a adrenalina que provoca sensações estimulantes à vida humana, como o coração acelerado quando estamos ao lado da pessoa que amamos ou praticando alguma atividade física.
Nesse artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre a adrenalina e mostrar os benefícios dela para o nosso corpo. Acompanhe a leitura!
O que é a adrenalina?
Como você viu, a adrenalina é um hormônio que controla as sensações do nosso corpo. Contudo, existem algumas informações adicionais que você pode conhecer.
A adrenalina também é conhecida como epinefrina e é produzida pela medula supra renal, localizada acima dos rins. Ela é um hormônio neurotransmissor liberado na corrente sanguínea em diferentes momentos, como situações de estresse, risco ou euforia.
Alguns exemplo de momentos em que há liberação de adrenalina, são:
- prática de um esporte;
- sentimentos amorosos;
- situações de perigo;
- realização de tarefas sob pressão; etc.
Ao ser liberada, a adrenalina estimula o nosso coração e também nos move a agir de acordo com uma determinada situação. Por exemplo, quando estamos em risco, a adrenalina vai funcionar para fazer com que o nosso corpo reaja e se proteja para evitar risco à nossa própria vida.
Muitas vezes, a reação à adrenalina no nosso organismo é involuntária, e só nos damos conta depois que agimos. Assim, de uma forma geral, ela é um hormônio que impacta nossa mente e corpo. Por isso, é importante saber os efeitos e benefícios que ela traz para a nossa vida.
Veja também: 10 Benefícios da escalada indoor
Quais os efeitos da adrenalina?
Como a adrenalina é utilizada para estimular nosso corpo a agir rapidamente dentro das situações a que somos expostos diariamente, ela provoca alguns efeito, como:
- aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial;
- capacidade de raciocinar mais rápido;
- dilatação da pupila;
- aumento da produção de suor;
- aumento da frequência respiratória; entre outros.
Por causa de todos esses efeitos, muitos deles ligados à defesa do nosso corpo em situações de perigos, muitas pessoas acreditam que a adrenalina só é liberada em situações adversas.
No entanto, não é bem assim que funciona. São muitas as situações em que a adrenalina está ligada a sentimentos positivos e provoca sensações de êxtase.
Além disso, sendo em situações de perigo ou alegria, a adrenalina provoca benefícios para o nosso corpo.
Quais os benefícios da adrenalina?
Agora que você entendeu o que é a adrenalina e quais os seus efeitos, é importante conhecer os benefícios dela, não é mesmo? Confira os principais!
Mais energia
Muitas vezes nos sentimos preguiçosos e procrastinamos as atividades que precisamos fazer ao longo do dia. No entanto, quando a adrenalina é liberada no nosso organismo, nos sentimos muito mais enérgicos.
Essa disposição se relaciona com os sentimentos de euforia e excitação causados pelo hormônio, e faz com que o nosso corpo afaste a fadiga e aja para resolver a situação. Com essa dose de ânimo, ficamos mais dispostos e menos sobrecarregados com as tarefas do dia.
Veja também: A prática de Skate no Brasil
Aumenta a imunidade
Um dos benefícios da adrenalina é o controle do estresse. Esse é um efeito que traz vantagens a curto e longo prazo. Uma dessas vantagens é o aumento da imunidade.
Quando nos estressamos menos ao longo dia, nosso organismo fica mais forte e é mais difícil que fiquemos doentes. Dessa forma, a adrenalina trabalha duplamente, para diminuir o estresse e aumentar a imunidade, uma vez que os dois estão relacionados.
Melhora a confiança
A adrenalina também é responsável por aumentar a nossa resistência a tarefas estressantes e também elevar a nossa capacidade para resolução de problemas.
Com isso, conseguimos controlar melhor a sobrecarga e também nos tornamos mais confiantes à medida que desempenhamos nossas atividades com um melhor desempenho. Controlando, inclusive, as múltiplas emoções diárias.
Aumento da autoestima
Relacionado com o que você viu anteriormente, a adrenalina também contribui diretamente para aumentar nossa autoestima. A partir do momento que lidamos com os desafios, realizamos conquistas e atingimos determinadas metas, vamos nos valorizando mais.
Além disso, também aprendemos a respeitar nossos próprios limites, prestando mais atenção naquilo que faz sentido para atingirmos nossos objetivos pessoais e entendendo as diferenças que cada pessoa carrega consigo.
Veja também: 13 dicas para ser feliz
Mais qualidade de vida
A melhora na qualidade de vida é outro benefício relacionado à adrenalina. Com a liberação desse hormônio nos tornamos aptos para enfrentar todas as situações que acontecem na nossa vida, sejam elas positivas ou negativas.
Além disso, nos tornamos mais abertos a vivenciar as mais diversas emoções e também experimentar novas sensações, principalmente quando nos desafiamos.
É importante ressaltar também que todos os tópicos citados anteriormente — mais energia, aumento da imunidade, melhora da confiança e aumento da autoestima — contribuem diretamente para essa melhora na qualidade de vida a partir da adrenalina.
No entanto, saiba que essas mudanças fazem parte de um processo e não acontecem da noite para o dia. Precisamos levar nossa vida de uma maneira fluida, deixando que as doses de adrenalina sejam liberadas de acordo com as necessidades do nosso corpo.
Quais os estímulos para a liberação de adrenalina?
Como você entendeu, a adrenalina é muito benéfica para o nosso corpo. No entanto, é necessário conhecer os efeitos que ela provoca no organismo e buscar a ajuda de um médico caso perceba que o seu corpo está ficando mais desgastado do que o normal.
Busque também maneiras saudáveis de estimular as doses de adrenalina no seu corpo. Uma das opções é a prática de exercícios físicos, que vai auxiliar na liberação da adrenalina, trazendo benefícios para a saúde física e mental.
Nesse caso, estabelecer uma rotina de caminhada, corrida, musculação, esporte, etc, vão ajudar a manter os benefícios da adrenalina no seu corpo e são práticas que terão um efeito duradouro na sua saúde, provocando benefícios a médio e longo prazo.
Veja também: Por dentro da medicina esportiva
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce