Saúde & Bem Estar

Os benefícios da Yoga para crianças e adolescentes

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Professora destaca os principais pontos positivos em apresentar a prática para os mais jovens

Ao longo dos últimos anos, a Yoga vem ganhando um número cada vez maior de adeptos. No entanto, engana-se quem pensa que a prática se destina apenas aos adultos. Crianças e adolescentes podem se beneficiar bastante dos seus exercícios.

O principal destaque da prática é que seus pontos positivos vão muito além da parte física. Inserir a prática da Yoga no cotidiano também será fundamental para garantir uma melhor saúde mental aos jovens.

Quer saber mais sobre os benefícios da Yoga para crianças e adolescentes? A professora Chandra DeRose explica tudo sobre a prática. Acompanhe a leitura!

Quais os principais benefícios da prática?

Trazer a prática da Yoga para o seu dia a dia é algo extremamente benéfico. Isso vale tanto para os adultos quanto para as crianças e os adolescentes. Os pontos positivos vão agir tanto no corpo quanto na mente dos pequenos.

Saiba mais!

Para o corpo

Os exercícios da Yoga exigem muita dedicação física dos seus praticantes. Por isso, se praticada de forma regular, as crianças e os adolescentes podem conseguir:

  • tonificar os músculos;
  • melhorar a mobilidade;
  • aliviar dores de postura;
  • agilizar a recuperação física;
  • desenvolver sua coordenação motora.

Dessa forma, ao iniciarem ou continuarem no Yoga, as crianças vão estar trilhando um caminho mais saudável, que pode ser a porta de entrada para novos hábitos benéficos para sua vida.  Assim, podem minimizar as chances de problemas de saúde no futuro.

Veja também: Pensando em praticar yoga? Veja algumas dicas para começar

Para a mente

Como você viu, a Yoga traz uma série de vantagens para a parte física dos seus praticantes. Entretanto, seus pontos positivos não se limitam a essa área.

“Os benefícios da prática do Yoga para crianças e adolescentes vão muito além do quesito físico. Na questão mental, eles terão um gerenciamento de um autocuidado”, destaca a professora Chandra DeRose.

Ela destaca que a prática é muito importante para melhorar a autoestima dos jovens. Além disso, também vai promover um maior autoconhecimento. Assim, as crianças e adolescentes poderão conhecer os limites do próprio corpo.

Assim, com a Yoga, as crianças poderão:

  • ter mais concentração;
  • controlar a ansiedade;
  • ser mais disciplinadas;
  • expandir sua criatividade

“Eles vão conhecer melhor os seus desafios emocionais. Elas saberão interpretar quais emoções estão tendo em um momento e, assim, vão conseguir evitar explosões. Então essa observação sobre esse estado é muito interessante”, explica.

Há alguma idade ideal para começar?

Algo que muitas pessoas podem não saber é que não existe uma idade mínima ou ideal para o início da prática da Yoga. Os seus exercícios poderão trazer benefícios independentemente da fase da vida com que se inicia.

É possível, inclusive, encontrar profissionais especializados em exercícios com bebês — sempre junto das mães ou pais. Nesses casos, o foco das aulas é promover uma maior sintonia entre os dois, trabalhando questões de carinho, movimento e percepção de momento.

No entanto, é preciso encontrar uma turma que esteja de acordo com o nível do seu filho. “A dica que fica é encontrar um profissional especialista naquela faixa etária que você procura”, destaca a professora. Dessa forma, os resultados conseguirão ser ainda melhores.

Veja também: Oito benefícios que a prática do Yoga traz

Com qual frequência crianças e adolescentes devem praticar Yoga?

Assim como na idade, não há uma frequência correta ou pré-definida para a prática. “A frequência ideal é aquela que se encaixa na sua rotina”, afirma Chandra DeRose.

No entanto, é sempre importante destacar que os benefícios da Yoga vem conforme a prática for se tornando mais regular — assim como em outros esportes. Por isso, uma sugestão para crianças e adolescentes é não limitar o aprendizado para o momento das aulas.

Assim, é interessante buscar manter uma rotina de treinos em casa. Isso significa usar alguns momentos do dia para treinar algumas técnicas e inserir algumas doses da prática. Dessa forma, será mais fácil que ela se torne um hábito.

“Yoga é muito além do momento que você senta para praticar. É quando você faz suas atividades com consciência. Yoga é o estado de presença em todos os momentos da sua vida”, reforça a professora.

Além disso, a Yoga também pode ser praticada junta de outros esportes — sendo uma grande aliada para o desenvolvimento da criança e do adolesente. “Quando é praticada antes, ela serve para preparar o corpo para aquele novo esporte. Já no pós, o Yoga vai auxiliar na recuperação física”, explica Chandra.

O que é preciso avaliar antes de começar a prática?

Como você viu, a prática regular da Yoga vai trazer uma série de benefícios para o corpo e a mente das crianças e dos adolescentes. Por isso, se você se interessou em inserir essa atividade no cotidiano dos seus filhos, é preciso considerar os seguintes pontos:

O interesse da criança e do adolescente

Antes de iniciar a prática, é muito importante ouvir a criança. Como será uma novidade na rotina, não há como saber se ela irá gostar ou não da prática. Por isso, é importante negociar com ela.

Assim, o ideal é começar com uma ou duas aulas para entender a adaptação da criança e do adolescente. Caso eles gostem, será possível continuar com a prática e, consequentemente, atingir melhores resultados.

A especialidade do profissional

Também é importante avaliar a especialidade do profissional em questão. Como você viu, há os que trabalham até com bebês. Portanto, é preciso entender a faixa etária com que o professor trabalha e qual didática ele usa.

“Nas primeiras os pais podem estar juntos, observar a didática do professor e se seus filhos estão se adaptando a ela”, afirma a professora.

Além disso, é essencial contar com profissionais formados e capacitados. “A gente desenvolve questões muito profundas do ser humano. Então é importante que seja um profissional capaz de lidar com crianças e adolescentes em estágio de amadurecimentos”, finaliza a Chandra DeRose.

Assim, a prática regular da Yoga vai trazer uma série de benefícios para a criança e o adolescente, tanto na parte física como mental. Por isso, quanto mais cedo eles conseguirem começar, mais rápido os resultados positivos podem surgir.

Veja também: Lidando com a sobrecarga: dicas para mães

*Chandra de Rose iniciou sua jornada no yôga ainda criança. Em 2001, aos 18 anos, formou-se em yôga e, desde então, é uma profissional que se dedica a transmitir as técnicas de forma clara aos seus praticantes, possuindo seu estilo próprio de conduzir as práticas, baseado em sua história de vida e em seu desenvolvimento dentro dessa filosofia. Seu objetivo é entregar ferramentas práticas para a concentração, respiração e meditação, aumentando assim a vitalidade e auxiliando na administração do stress e no alívio de dores e tensões do dia a dia.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

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