Evite a progressão da Osteoartrite
Rotina de práticas de baixo impacto evita a progressão da OA nos joelhos
A Osteoartrite, afeta milhões de indivíduos em todo o mundo. No caso, dos joelhos, costuma causar muito desconforto, que podem progredir para rigidez, inchaço e dores.
Uma vez constatada pelo médico a lesão nas articulações, exercícios regulares podem ser indicados para aliviar sintomas como dor, rigidez e inchaço, evitando, assim, a necessidade de cirurgias.
Além de manter a amplitude dos movimentos, o exercício também fortalece os músculos que sustentam a articulação – e músculos mais fortes, por consequência, ajudam as articulações a melhor absorver o choque.
Exercícios suaves e de baixo impacto, práticos e fáceis que podem ser realizados em casa ou no trabalho, são os melhores para a OA de joelho. Eles minimizam o stress na articulação e aumentam sua flexibilidade e força.
Os exercícios são indicados mesmo em casos de dor – o que pode parecer contraditório, mas uma rotina regular pode realmente ajudar. Lembrando que a rotina deve preferencialmente começar e terminar com exercícios suaves de alongamento.
Veja também
Artroscopia de Quadril: entenda o que a técnica cirúrgica pode tratar
Neste artigo, o Dr. Leandro Ejnisman, especialista em ortopedia e traumatologia, esclarece as principais dúvidas a respeito desse método inovador
Os benefícios da prática de natação pós Covid-19
A Dra. Giovanna Sperandio discorre a respeito desse assunto
Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave
Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante
Dúvidas e Comentários