Esporte

Esportistas de verão

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

O profissional Emerson Marques de Magalhães, que é formado em educação física, vem trazendo informações sobre os esportes de verão e seus atletas.

Com o início do verão, as altas temperaturas brasileiras ganham espaço no noticiário. Com ele também chega aquela vontade de tornar-se ativo, seja em uma caminhada ou mesmo na prática de um novo esporte ao ar livre, não é mesmo?

Nesse contexto também é necessário ressaltar que, com o adeus do frio, existe uma maior disposição para enfrentar uma nova rotina com a ajuda inigualável da energia do sol. Afinal, ele é um dos responsáveis por repor vitaminas no nosso corpo, como a D — que é importante em vários aspectos, inclusive, alguns especialistas a chamam de hormônio.

Por isso, pensando em falar sobre os esportistas de verão trouxemos o Personal Trainer, Emerson Marques de Magalhães*, para conversar a respeito dessa prática, seus benefícios e contraindicações. Acompanhe a leitura a seguir!

O que são os esportistas de verão?

Os esportistas de verão são as pessoas que ficam quase o ano inteiro sem praticar atividade física e quando chega a estação mais esperada do ano correm atrás do tempo perdido em busca da boa forma e do corpo sarado”, explica o personal Emerson Marques de Magalhães.

Mais do que buscar um corpo esteticamente aceitável, os esportistas de verão também buscam melhorar o condicionamento físico e a saúde como um todo. Dessa forma, quando o sol está marcando presença, as academias tendem a receber mais visitas e registram uma frequência maior de alunos para desenvolver atividades como musculação.

A grande maioria dos interessados nas práticas de verão buscam resultados rápidos, como em um “passe de mágica”, mas a realidade não é bem essa. Para ter resultados concisos, é necessário manter uma frequência de atividade física alinhada com alimentação saudável e acompanhamento de profissionais qualificados.

Dessa forma, quando o aluno acredita que não irá atingir a sua meta em dois meses é possível que exista uma taxa de indivíduos que fique desmotivado, e esse sentimento é  seguido por desistência.

Sendo assim, o aluno entra em um ciclo vicioso onde sempre vai existir uma vontade de mudar, mas o sentimento de imediatismo irá dificultar o processo de transformação daquele indivíduo. Então ele ficará nessa sequência de tentar verão após verão repetindo vícios, até que, finalmente, consiga quebrar essa cadeia de tentativas.

Mas, como nem tudo está perdido, alguns esportistas de verão persistem e criam hábitos que estarão presentes na sua rotina de forma sistemática. Seguindo o raciocínio, o praticante do verão irá ser ativo na maior parte das épocas do ano e não só na ensolarada.

Como saber se você é um atleta de verão?

Muitas pessoas podem ter se deparado com esse termo de forma aleatória, mas será que você se encaixa nesse contexto? A seguir preparamos um questionário para identificar se você pertence a esse grupo específico, confira:

Responda apenas “sim” ou “não” para os seguintes questionamentos e tenha o seu resultado ao final deste tópico. Pode anotar em um papel ou mentalmente.

  • Você é uma pessoa fisicamente ativa?
  • É ansioso por resultados imediatos?
  • Espera o verão para “correr” atrás do tempo perdido?
  • Desiste quando a rotina de exercícios físicos excede a dois meses de duração?

Se você respondeu a maioria das perguntas com “sim”, você é um atleta de verão. É aquela pessoa que só gosta de malhar quando pode ver e sentir o sol esquentando a sua pele e que não persiste nas atividades por um longo período de tempo. Criando, dessa forma, um ciclo vicioso que se repetirá verão após verão.

Os esportes praticados no verão oferecem mais riscos à saúde?

De acordo com o especialista, as atividades nessa época do ano podem oferecer um maior risco à saúde, “O calor aumenta o consumo de energia para um coração que não está preparado para essa realidade”, diz.

A prática da atividade física, com grande exposição ao calor, poderá levar o indivíduo a uma desidratação e perda de sais minerais que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Nesse cenário, é possível que ocorra um aumento na pressão arterial e na frequência cardíaca, consequentemente. Dessa forma, se feito sem cuidados profissionais, há risco para infarto e derrame. Dessa forma, se o calor provocar mal-estar, queda de pressão, fadiga excessiva e desmaios, não hesite em procurar um médico.

“A principal contraindicação seria o excesso de atividade física exposta ao calor, nós chamamos de excesso de volume – intensidade. Em outro contexto, se o atleta de verão já fez atividade física há muito tempo, e o seu corpo não responde ao condicionamento de antes é necessário fazer uma revisão da atividade. Por isso, a importância em reduzir o volume da atividade física em 50 a 60% em relação ao esforço de outrora”, afirma Emerson Marques de Magalhães.

Nessa circunstância, é necessário ressaltar que a saúde física, ou seja, a aptidão física, deve ser algo construído de forma diária. De acordo com Emerson Marques de Magalhães, a orientação de um profissional formado em educação física, bem como consultas periódicas ao médico são passos indispensáveis para a construção de uma realidade mais saudável.

Quais as dicas para quem quer iniciar a prática em algum esporte de verão?

A primeira dica é sempre a mais importante, procure profissionais que te ajudem a atingir os seus objetivos de forma segura. Não existe milagre, o segredo é ter consistência, bons profissionais e manter uma rotina minimamente regrada.

O profissional de educação física irá estar com você na maior parte das fases do seu desenvolvimento físico mas é importante ter o auxílio de médicos, nutricionistas e nutrólogos. Antes de iniciar as atividades é necessário que você verifique junto a um profissional da medicina se está apto(a) a desenvolver aquela atividade.

“Beber mais líquidos, consumir mais frutas, legumes e verduras para repor a perda de água e sais minerais causadas pela transpiração aumentada pelo calor é essencial”, finaliza o especialista.

 

*Emerson Marques de Magalhães (Cref: 019114-G/SP) é um atleta com Licenciatura Plena em Educação Física (FIG), pós graduado em Nutrição e Suplementação Esportiva  (Gama Filho – UGF) e especializado em: Crossfit Brasil Módulo I – Iniciação Teórica e Prática ao Modelo, Crossfit Crossfit Level I Internacional, Ihrsa Fitness Brasil – Functional Conference 2012 e 2013, Treinamento Resistido para Condições Especiais, Estabilização Lombar na Prevenção de Lesões, Implantação e Treinamento para Equipes de Natação em Academia. | @emersonmmagalhaes | personal-marques@hotmail.com | (11) 3081-0498

 

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Artroscopia de Quadril: entenda o que a técnica cirúrgica pode tratar

Neste artigo, o Dr. Leandro Ejnisman, especialista em ortopedia e traumatologia, esclarece as principais dúvidas a respeito desse método inovador

Leia mais

Os benefícios da prática de natação pós Covid-19

A Dra. Giovanna Sperandio discorre a respeito desse assunto

Leia mais

Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave

Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante

Leia mais