Saúde & Bem Estar

Síndrome pós-Covid

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 6 min

Saiba o que é e os principais sintomas

Há um vasto universo de perguntas e descobertas constantes sobre a Covid-19, doença que desde novembro de 2019 tem amedrontado o mundo. Com um intenso trabalho de pesquisa e avanço científico, tem sido possível administrar melhor medidas de prevenção, tratamento e, de forma muito rápida, a vacina foi desenvolvida, trazendo algum conforto. Mais recentemente, muito tem sido falado sobre os efeitos pós-Covid-19. Mas, o que seriam?

Chamada de síndrome pós-Covid, tem sido descrita como uma série de sequelas que podem durar até meses após a infecção pelo novo coronavírus. E pode acontecer mesmo em casos nos quais a pessoa não apresentou nenhum sintoma, enquanto infectado pelo vírus.

Veja também: Vivência dos efeitos da pandemia leva mais brasileiros ao check-up

Entre os efeitos duradouros que têm sido mais comumente relatados estão:

• Fadiga
• Dor torácica
• Dor articular
• Falta de ar
• Distúrbios de memória e raciocínio
• Ansiedade
• Distúrbios do sono,
• Persistência de alterações no olfato e paladar

Mas, por que a Covid-19 pode ter esses efeitos prolongados? “Acredita-se que a resposta imune acentuada com produção de substâncias pró-inflamatórias e pró-coagulantes podem contribuir para estas sequelas”, diz a Dra. Maria Cecília Pavanel Jorge, médica assistente do serviço de Clínica Médica e Propedêutica da Universidade de São Paulo.

Além da fadiga, a fraqueza muscular, de acordo com a médica, também tem sido muito relatada pelos pacientes, principalmente por aqueles que tiveram casos graves e precisaram de internação. Em um primeiro contato com essa possibilidade, parece improvável que doença cause sequelas em tantos outros aspectos, que podem, inclusive, atrapalhar por meses atividades rotineiras. Então, quais são as causas para isso?

Veja também: Sou Médico #12 – Dúvidas Covid-19

“A fadiga e fraqueza muscular são os sintomas mais relatados pós infecção por Sars-CoV-2, e são mais frequentes em pacientes que precisaram de internação hospitalar e, principalmente, internação em UTI. As causas prováveis são a própria internação prolongada, alterações fisiopatológicas específicas do vírus e resposta imunológica exacerbada durante a infecção. As epidemias anteriores de SARS e MERS (outros coronavírus) também apresentaram relatos de sintomas prolongados semelhantes aos que estão acontecendo atualmente Covid-19”, explica a médica.

Caso esteja sentindo ou cuide de alguém que têm relatado alguns dos sintomas persistentes após a infecção pelo novo coronavírus, é importante que passem por uma avaliação clínica para o correto diagnóstico e tratamento das sequelas. E Dr. Maria Cacília ainda alerta: “É muito importante o papel da reabilitação cardio-respiratória e muscular, principalmente nos pacientes que foram hospitalizados”.

 

*Dra. Maria Cecília Pavanel Jorge é médica assistente do serviço de Clínica Médica e Propedêutica da Universidade de São Paulo (USP), residência em clínica médica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Médica assistente do serviço de clínica geral e propedêutica do Hospital das Clínicas- SP. Médica do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês. Clínica SO.U – Unidade Bela Vista – R. Barata Ribeiro, 398 – 3º andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01308-000 – Tel.: +55 (11) 3258-1706 – http://www.clinicasou.com.br

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Dia Universal do Doador de sangue

A hematologista Dra. Maeva Seo Gomes Pinto Fonseca, fala a respeito da importância de ser um doador de sangue

Leia mais

A importância da Vacina no combate a covid 19 e outras doenças

O médico Marcelo Aun traz informações sobre as vacinas e a sua importância no combate a doenças diversas

Leia mais

Plantão #20 – Termografia: Verdades e Mitos

Especialista esclarece verdades e Mitos sobre Termografia e conta sobre os avanços e possibilidades que a tecnologia oferece.

Leia mais