O Outubro Rosa é conhecido por significar o mês de uma campanha importante para a saúde de tantas mulheres: a conscientização do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2021, a previsão é que cerca de 66.280 novos casos possam surgir no Brasil até o final do ano. Os números alertam para a importância de tomar os cuidados necessários.
Ainda segundo o INCA, o câncer de mama é a principal causa de óbito feminino entre todos os tipos de câncer. O Instituto ainda afirma que a taxa de mortalidade dessa doença é de 14,23 mortes/ 100 mil mulheres.
Por isso, o mês de outubro é dedicado especialmente para a prevenção e tratamento de uma doença que é silenciosa e está presente no dia-a-dia de inúmeras brasileiras. A seguir, você poderá conferir mais informações a respeito da prevenção e autoexame.
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é uma doença responsável por causar anomalias na região mamária e é provocado por uma multiplicação tumultuada de células defeituosas. Essas unidades com crescimento desordenado formam um tumor — que poderá ser infiltrado em outras partes do organismo.
Além disso, existem algumas variações desse mal. Eles se diferenciam no local de desenvolvimento na mama e intensidade. Dessa forma, alguns se desenvolvem de forma acelerada e outros têm a sua evolução de forma mais lenta.
É importante pontuar que o câncer de mama não afeta apenas as mulheres. Os homens, apesar de só representarem uma pequena e rara fatia dos diagnósticos, também podem desenvolver essa doença.
Veja também: Assimetria das Mamas. Mês da Escoliose
Como prevenir?
Uma dúvida que cerca a cabeça de muitas mulheres é sobre como prevenir o câncer de mama. E esse é o principal objetivo do câncer de mama: conscientizar.
Sobre a doença, é importante saber que existem fatores hereditários que, independentemente de hábitos, podem se manifestar em algumas mulheres.
Pensando nisso, de acordo com o INCA, existem alguns fatores que podem ajudar o seu organismo a não desenvolver uma patologia como essa. São eles:
- alimentação saudável, com uma nutrição satisfatória;
- atividades físicas regulares;
- diminuição na gordura corporal e manutenção da mesma quando atinge níveis saudáveis;
- evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
- amamentação
As indicações do Instituto são baseadas em fatos científicos. No relatório “Dieta, nutrição, atividade física e câncer: uma perspectiva global – um resumo do terceiro relatório de especialistas com uma perspectiva brasileira”, você pode conferir um dossiê com pesquisas que comprovam as indicações fornecidas pelo INCA.
Além da prevenção com essas estratégias citadas, o Outubro Rosa alerta para a importância do autoexame. Esse passo consiste, basicamente, em toques na região mamária. Essa investigação pode ser feita de forma individual, em casa, com o auxílio de um espelho.
No autoexame é importante para identificar possíveis alterações palpáveis nas mamas. confira a seguir alguns passos que podem te auxiliar na hora de fazer o exame.
Veja também: Mindfulness: cuidado com a mente
Durante o banho
Durante o banho, os passos para o autoexame são:
- o braço esquerdo ou direito deve ser levantado e colocado sobre a cabeça;
- com a mão livre examine a mama esquerda ou direita;
- análise devagar cada mama mas cuidado para não machucar, sempre utilize os dedos e a mão, não as unhas e pontas;
- você deve fazer círculos na sua averiguação, indo em todas as direções;
- repita os mesmos movimentos nas duas mamas, direita e esquerda.
No espelho
Já no espelho, siga as seguintes etapas:
- se posicione em frente a um espelho que possibilita a visualização das duas mamas;
- a primeira observação deve ser feita com os braços em repouso, observe as duas mamas e procure por alterações visíveis;
- posicione as mãos atrás da cabeça e fique atenta ao tamanho, forma e posição dos mamilos;
- busque por secreções, pressione de forma leve os mamilos para verificar se existe alguma eliminação de líquido;
- repita as dicas do autoexame durante o banho.
As dicas podem ajudar na hora da execução do exame, mas é incentivado que a mulher faça as verificações em momentos que esteja confortável, podendo ser no sofá da sala, na cama, no banho, o autoexame não precisa ter um momento específico.
Veja também: Lidando com a sobrecarga: dicas para mães
Como posso identificar os sintomas?
Agora que você entendeu a importância de realizar o autoexame, é momento de tender sobre a identificação dos sintomas. Assim, é ideal que o câncer de mama seja descoberto nos estágios iniciais. Então aqui estão alguns itens para ficar atentos no seu dia-a-dia. Os sintomas podem ser:
- caroço que não se movimenta, geralmente não apresenta dor. E pode ser sentido em 90% dos casos percebidos pela mulher;
- mama avermelhada, retraída ou com característica de casca de laranja;
- alterações nos mamilos, podendo ser visível ou pela identificação de líquido anormal sendo expelido;
- nódulos (caroços) na região da axila e pescoço.
Ao identificar esses sinais você deve procurar o seu médico de forma imediata para investigação dos sintomas e um possível diagnóstico.
A observação é um fator primordial para a identificação de uma possível anomalia, esse papel, que só pode ser desenvolvido pela mulher, é um aspecto fundamental na detecção precoce da condição.
O INCA desenvolveu uma cartilha para abordar a prevenção do câncer de mama. Você pode conferir mais informações clicando aqui.
Veja também: Congelamento de óvulos: 5 coisas que você precisa saber
Veja também
Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida
Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética
Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres
Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro
4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro