Dicas para uma vida mais saudável
Ano novo, vida nova! Quem nunca falou essa frase, não é mesmo?! 2023 começou e muitas pessoas estão preocupadas por terem exagerado nas festividades de fim de ano ou por não terem conseguido atingir a meta de emagrecimento. Pensando nisso separamos algumas dicas para uma vida mais saudável em 2023.
Mesmo com todo esse peso na consciência, não é recomendado iniciar o ano com dietas radicais porque elas restringem o consumo de alimentos importantes que contém vitaminas e minerais. E, o que seria um “novo projeto de vida”, pode ter efeito contrário, fazendo com que a pessoa se sinta fraca e até sem ânimo para iniciar o ano.
Veja também: Conheça alguns alimentos que podem fortalecer a imunidade
Segundo a professora de Nutrição da Una, Júnea Drews, a dica “é pensar daqui para frente, deixando o que deu errado para trás! A pessoa deve aumentar o consumo de alimentos in natura e cortar os ultras processados do dia a dia”, afirma.
Vale destacar que alimentos in natura são as frutas, hortaliças, oleaginosas e gorduras boas como azeite, no peixe e abacate, por exemplo, e, ainda, leguminosas e produtos lácteos. E a quantidade de cada um deles? Isso é com a ajuda de um nutricionista para montar um plano alimentar elaborado e individualizado.
Alimentos industrializados como bolacha recheada, refrigerante, chips, hamburguer, macarrão instantâneo, além de não conterem vitaminas e minerais, ainda trazem prejuízos para a saúde, mesmo aqueles que se dizem fortificados.
Veja também: Viver mais e com saúde
Mas, até consultar-se com um nutricionista qualquer pessoa já pode adotar as dicas abaixo:
- Experimentar novos alimentos naturais a cada semana: escolha um dia da semana para experimentar novos sabores, texturas e receitas;
- Faça as refeições sem celular e televisão. Preste atenção na sua mastigação, na quantidade de alimento que coloca no prato e no garfo. Melhor mastigação, melhor digestão. Muitas pessoas nem sabem o que comeram no almoço;
- Faça um prato colorido na hora se alimentar: quanto mais cores, mais nutrientes no prato;
- Sempre tenha uma garrafa de água por perto: beba em média 2,5 litros de água por dia para ajudar seu corpo a se hidratar, trabalhar e a eliminar as impurezas;
- Todos os dias lembre-se de consumir salada no almoço e de comer três frutas ao dia. Isso já vai ajudar bastante;
- Comece a adoçar menor as bebidas e alimentos que leva açúcar. Com o tempo seu corpo vai aprender a sentir outros sabores e não apenas o super doce e o super salgado;
- Movimente seu corpo: mesmo que comece com 15 minutos por dia, mas faça;
Tenha as metas claras, mas não desista caso tenha alguns “tropeços” no caminho. Haverá altos e baixos, mas que fazem parte do processo. O mais importante é não desistir e retomar o foco sempre.
Veja também: Os Benefícios da Adrenalina para o Corpo
Dra. Júnea Drews, é Médica e Professora da UNA, possui Pós em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul, Residência em Saúde da Criança pelo Odilon Behrens e Mestranda em Nutrição Clínica e Experimental pela UFMG.
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce