Movimento

Rotina saudável

Escrito por:Prof. Dr. Matheus Almeida | 2 minutos de leitura

Conheça exercícios fáceis no dia a dia para combater a Osteoartrite nos joelhos

Fisioterapeutas e profissionais do esporte podem indicar as melhores formas de exercícios funcionais e práticos que ajudam no combate à inflamação e às dores da Osteoartrite, e que podem incluir atividades aeróbicas de baixo impacto. Outro hábito que pode ser incorporado na rotina diária é começar o dia com exercícios de alongamento ou ioga, que relaxam a musculatura e, por consequência, reduzem e previnem os sintomas da Osteoartrite

Exercícios de flexibilidade: alongamento muscular, ioga, e tai chi chuan, por exemplo, são importantes para exercitar a musculatura em torno dos joelhos.

Exercícios aeróbicos: especialmente indicados para a OA: caminhar, andar de bicicleta, pedalar na bicicleta ergométrica e hidroginástica são atividades de baixo impacto muito úteis no tratamento.

Exercícios de equilíbrio: ficar em pé com uma das pernas levantadas por um curto espaço de tempo é uma forma de amenizar problemas de equilíbrio decorrentes da OA, que podem resultar em quedas e tropeções indesejados.

Exercícios de força: desde que realizados sob supervisão,exercícios com pesos, podem ajudar a reduzir a pressão nos joelhos.

Sobre o autor

Doutor pelo Programa de Saúde Baseada em Evidência Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP). Mestre pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia, Universidade Cidade de São Paulo, (UNICID). Especialista em Fisioterapia do Aparelho Locomotor do Esporte Universidade Federal de São Paulo,(UNIFESP). Graduação em Fisioterapia Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Coordenador e Sócio da SO.U FISIOTERAPIA Clínica Sou – Unidade Bela Vista R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000 Tel.: +55 (11) 3258-1706 http://www.clinicasou.com.br

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