Movimento

MOVIMENTE-SE!

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 3 minutos de leitura

A prática esportiva na terceira idade é fundamental. Seja para a prevenção de doenças ou para o aumento da interação social

Com o passar do tempo, o organismo humano passa a ter necessidades especiais. Dessa forma, a atividade física na terceira idade é fundamental na prevenção e no combate a várias doenças: hipertensão, AVCs, diabetes, obesidade, osteoporose, etc. Além do bem-estar físico, exercícios também são aliados no combate à depressão.

Pesquisa da University Southern Methodist, de Dallas, nos EUA, mostra que a prática de 21 minutos diários de exercícios físicos ajudam a combater a ansiedade e a depressão, atuam nos neurotransmissores do cérebro, funcionando também como uma espécie de antidepressivos naturais, liberando a serotonina e a dopamina, fontes de comportamentos mais positivos e felizes, e da melhora da autoestima.

Nesta fase da vida recomenda-se a prática de atividade física, pelo menos, três vezes por semana, sob orientação de profissional especializado e do médico(a).

Inicialmente, quem ainda não é habituado à prática de exercício físico, deve começar através das chamadas atividades de baixo impacto, cujos benefícios estão abaixo:

Pilates:
A prática sem exageros, envolve exercícios de força e flexibilidade que auxiliam na melhora da postura, fortalecimento das pernas e braços, para deixar o praticante mais disposto e revigorado.

Caminhadas:
Melhoram o ritmo cardíaco; fortalecem músculos e articulações, além de promoverem a interação social. Uma sessão de alongamentos, antes e depois de cada caminhada é imprescindível. Calçados confortáveis também são importantes.

Natação:
Em qualquer faixa etária, um dos exercícios mais completos. A partir dos 60 anos, seus maiores benefícios recaem sobre a prevenção de lesões, o alívio de eventuais artrites, e o alongamento e fortalecimento dos músculos e articulações. Também atua na prevenção de perda de massa óssea.

Hidroginástica:
Nela, todos os músculos são ativados e exercitados. Está associada à melhora do ritmo cardíaco e ao desenvolvimento, de um modo geral, da força e resistência.

Andar de bicicleta:
Traz inúmeros benefícios, entre eles, o equilíbrio da pressão arterial e o fortalecimento das articulações, sobretudo joelhos, tornozelos e quadris.

Aviso:

Como qualquer atividade física, você deve seguir todas as orientações e instruções de segurança, ficando atento à correta execução dos exercícios para respeitar sua condição física de saúde. Se você possui problemas de coração, dores no peito ou no tórax, desequilíbrio, tontura ou perda de consciência, problema ósseo ou articular, está em tratamento para pressão arterial ou de coração, realiza tratamento contínuo ou submeteu-se a alguma cirurgia recentemente, NÃO FAÇA esses treinos.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais