Esporte e Atividades Físicas

Lesões de Overuse: o que são e como evitá-las

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

O termo Lesões de Overuse pode não soar familiar, mas suas causas e sintomas são mais comuns do que você imagina. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.

O corpo humano por natureza tem a necessidade de se movimentar, seja com uma atividade física mais intensa ou apenas com a realização de atividades do dia a dia, evitando que seu organismo fique completamente parado por muito tempo.

Apesar disso, é preciso ter um controle ideal sobre a quantidade e a intensidade dos movimentos realizados durante as atividades para que danos graves não se desenvolvam em determinadas partes do corpo e afetem a sua qualidade de vida, como é o caso da Lesões de Overuse.

 

O que são Lesões de Overuse?

As Lesões de Overuse, também conhecidas como lesões por sobrecarga, ocorrem quando determinadas partes do corpo são submetidas a um estresse repetitivo sem tempo adequado para recuperação.

Essas lesões são gradualmente desenvolvidas ao longo do tempo e podem afetar músculos, tendões, ossos e articulações. Se não tratadas adequadamente, as lesões de overuse podem resultar em danos crônicos e impactar significativamente a qualidade de vida.

Alguns exemplos de Lesões de Overuse popularmente conhecidas são a “epicondilite do tenista”, o “ombro do nadador” e o “joelho do saltador”.

Ao contrário do que muitos pensam, as Lesões de Overuse não estão necessariamente relacionadas com práticas esportivas. Apesar de serem mais comuns em atletas, qualquer pessoa pode desenvolver uma lesão do tipo se não tomar os cuidados adequados.

Como as Lesões de Overuse se desenvolvem?

Durante a prática de exercícios físicos ou esportes, o corpo naturalmente realiza um desgaste dos músculos, tendões, ossos e articulações e, ao longo do tempo, a recuperação natural do organismo faz com que estas partes se regenerem.

É por isso que, ao praticar musculação, seu corpo pode doer por alguns dias após os exercícios, mas ele se desenvolve e você consegue trabalhar os grupos musculares novamente.

Entretanto, a realização de esforços repetitivos por muito tempo ou com uma carga acima do normal pode acabar desenvolvendo as Lesões de Overuse. Suas principais causas são:

Lesões de Overuse o que são e como evitá-las

©View Apart via Canva.com

Postura incorreta

Passar muito tempo sentado em cadeiras trabalhando ou estudando com uma postura inadequada pode desenvolver Lesões de Overuse em sua coluna e o quadro, se não for tratado, pode se desenvolver para uma situação ainda mais grave de má postura.

A postura incorreta também deve ser analisada durante os exercícios, pois a posição errada durante algum impacto ocasiona lesões maiores do que o esperado nos músculos, o que pode desenvolver um quadro de Lesões de Overuse.

Veja também: 5 dicas para escolher o tênis adequado para praticar esportes

Uso de equipamentos inadequados

Fazer um treinamento com equipamentos que não foram desenvolvidos para o seu biotipo corporal pode, além de afetar seus resultados, criar lesões no seu corpo.

Além disso, para aqueles que passam muito tempo no escritório, teclados muito rígidos, mouses de tamanhos irregulares, telas com angulação errada e cadeiras pouco flexíveis também são grandes causadores de Lesões de Overuse.

Ausência de descanso

O corpo necessita do descanso para que possa recuperar as lesões ocasionadas pelo exercício físico, no caso de quem os pratica. A ausência dele só vai machucar ainda mais uma musculatura que já está comprometida, agravando a situação.

Quais são os principais sintomas das Lesões de Overuse?

Existem alguns sintomas que são os principais indicadores de que seu corpo pode estar sofrendo com algum tipo de lesão. São eles:

  • Dor persistente;
  • Fadiga muscular;
  • Inchaço e inflamação local;
  • Rigidez muscular e arterial;
  • Edemas (acúmulo de líquido no tecido subcutâneo).

Mesmo que você tenha todos os sintomas, a realização de um diagnóstico só pode ser feita por um profissional de saúde capacitado após uma série de exames como raio-x, ressonância magnética e tomografia.

Lesões de Overuse podem ser evitadas?

A boa notícia é que as Lesões de Overuse podem ser evitadas com pequenos cuidados, seja durante o trabalho ou ao realizar exercícios e treinamentos físicos, a fim de manter um corpo saudável e bem desenvolvido.

  • Planejamento adequado do treinamento: para atletas, é crucial seguir um plano de treinamento bem estruturado que inclua períodos de descanso adequados e que tenha um acompanhamento profissional;
  • Postura ergonômica: no ambiente de trabalho, adotar uma postura ergonômica pode prevenir lesões. Investir em mobiliário adequado e fazer pausas regulares é fundamental para evitar problemas físicos;
  • Incorporar descanso na rotina: tanto atletas quanto profissionais que realizam tarefas repetitivas devem incluir períodos de descanso e recuperação em suas rotinas diárias. O descanso também faz parte do cronograma e não vai afetar seu desempenho;
  • Fortalecimento muscular: um programa de fortalecimento muscular direcionado pode ajudar a prevenir lesões e melhorar a resistência.

Veja também: Lesões comuns em esportes de contato: como evitar e tratar

Lesões de Overuse têm tratamento?

Se você já foi diagnosticado com uma Lesão de Overuse, saiba que elas possuem diferentes tratamentos e a escolha realizada pelo seu médico vai depender do nível de desgaste do seu corpo e da atividade realizada para o surgimento da lesão.

A principal recomendação sem dúvidas é o descanso. Em casos mais leves, é possível que apenas deixando a musculatura relaxar, associada ao uso de anti-inflamatórios receitados, o corpo seja capaz de se recuperar de forma natural, ainda que mais lentamente do que o normal.

Em quadros de lesões um pouco mais desenvolvidos, a realização de sessões de fisioterapia é fortemente recomendada por médicos para que a musculatura seja fortalecida de forma suave, a fim de evitar futuras lesões.

Nos casos mais graves de Lesões de Overuse existe ainda a possibilidade de cirurgias reconstrutoras. Nessa situação, a recuperação será mais longa e exige bastante cuidado dos pacientes.

Agora que você já sabe quais as principais causas das Lesões de Overuse, pode realizar adaptações nos seus cronogramas de treino e métodos de trabalho para evitar que possíveis danos possam influenciar negativamente a sua saúde!

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