Esporte e Atividades Físicas

Lesões esportivas comuns: prevenção e tratamento

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

As principais informações que você precisa conhecer sobre as lesões mais comuns nos esportes e o que fazer para evitá-las.

A prática de atividades físicas é vital para o bem-estar e saúde do corpo. Contudo, não é só de vitórias que atletas, muito menos os amadores. Quando iniciamos uma rotina de atividades físicas também estamos sujeitos a sofrer com algumas lesões esportivas adquiridas durante os treinos.

As lesões esportivas não são incomuns. Por isso mesmo, não devem ser vistas como uma barreira para a prática de esporte. É necessário conhecer quais delas podemos sofrer, como nos prevenir e o tipo de tratamento ideal para cada uma.

 

Por que as lesões acontecem no esporte?

As lesões no esporte podem acontecer por inúmeros fatores. Elas podem estar relacionadas ao enfraquecimento de tendões, ligamentos ou músculos, execução incorreta ou má distribuição da força aplicada pelo corpo.

Sendo assim, entre os motivos mais comuns para alguém se lesionar estão:

 

Sobrecarga

O treinamento excessivo pode ser um grande aliado para o surgimento de lesões. Muitas pessoas acreditam que quanto mais praticar determinado esporte, melhores serão os resultados.

Contudo, é preciso ter cautela para não exigir o corpo além do que ele pode desempenhar. Não apenas o treino em excesso é prejudicial, como também aumentar a intensidade repentinamente ou não determinar um tempo de descanso para o músculo se recuperar.

 

Falta de condicionamento físico

A prática de esportes ou atividades físicas em geral exigem um preparo físico. Quando não buscamos um bom condicionamento acabamos aumentando as chances de nos lesionar.

Isso acontece por um motivo simples: sem um condicionamento prévio, os músculos ou as estruturas de suporte — como ossos, cartilagens e tendões — não estão preparadas para o estresse físico provocado pela prática esportiva.

 

Técnica incorreta

Quando falamos em lesões ao praticar esportes, a execução incorreta das técnicas é uma grande campeã. Isso é ainda mais comum para atletas amadores, que muitas vezes escolhem um esporte sem se preocupar em receber os direcionamentos de um profissional naquela modalidade.

A falta desse acompanhamento contribui para que os movimentos realizados durante as atividades esportivas não saiam como o planejado.

Isso influencia diretamente no excesso de pressão em algumas áreas do corpo, favorecendo o surgimento das lesões.

Lesões esportivas comuns prevenção e tratamento

Falta de um ambiente adequado

Ao praticar um esporte também é importante ter atenção ao local escolhido para realizá-lo.

Por exemplo, caso você escolha jogar em uma quadra de futebol em um dia de chuva e esse espaço estiver molhado, maiores são as chances de você escorregar e acabar se machucando.

Sendo assim, priorize sempre os ambientes nos quais você pode fazer seu treino com segurança e sem arriscar adquirir lesões pela falta de um local adequado.

 

Quais são as lesões esportivas mais comuns?

Agora que você já conhece os principais motivos para o surgimento das lesões nos esportes, chegou a hora de conhecer quais são as lesões mais comuns durante os treinos. Confira!

 

Entorses

Os ligamentos são tecidos fibrosos que ligam os músculos e as articulações. Quando eles são esticados ou rasgados, temos um caso de entorse.

Esta é uma lesão causada pela realização de movimentos bruscos, tropeços ou torções, uma vez que as lesões são submetidas a um dos fatores elas são forçadas de uma forma que não deveriam.

As entorses atingem principalmente:

  • Tornozelos;
  • Joelhos;
  • Pulsos.

 

Lesões meniscais

Os meniscos são pedaços de cartilagem que protegem os joelhos. Quando realizamos sobrecargas indevidas nessa região podemos ocasionar um destaque dessa região.

Além da dor, as lesões meniscais também podem limitar alguns movimentos durante a rotina. Por isso, é importante ter cuidado ao praticar esportes que envolvam rotações ou torções.

Veja também: Lesão no Menisco

Fraturas

Talvez essas sejam as lesões mais perceptíveis durante as práticas esportivas. Afinal, as fraturas envolvem a quebra de ossos.

Elas costumam ocorrer quando sofremos algum impacto direto durante o treino. Pode ser uma queda ou mesmo o recebimento de um peso inesperado.

As fraturas podem acontecer em qualquer osso, mas são bem mais comuns em braços, pernas e dedos.

 

Lesões por estresse

A lesão por estresse é caracterizada pela repetição excessiva de movimentos. O impacto constante causa microlesões nos ossos e tecidos do corpo.

Esse é um ponto de atenção principalmente quando falamos na execução incorreta de movimentos nos esportes. Nesse sentido, você não perceba de imediato os efeitos de um exercício mal realizado, mas com um tempo isso pode resultar em problemas maiores.

 

Tendinite

A repetição em excesso de alguns movimentos pode inflamar os tendões. Isso faz com que as articulações fiquem doloridas e limitem algumas atividades.

Essas lesões podem acontecer em várias partes do corpo, sendo mais comuns nos ombros, cotovelos, joelhos e tornozelos.

Lembre-se: a tendinite é um sinal emitido pelo próprio corpo indicando que é preciso descansar. Se você insistir na prática dos exercícios pode acabar rompendo o seu tendão.

 

Veja também: Lesão no Surf: Caio Ibelli conta sobre sua recuperação após fratura sofrida em 2018

Como prevenir as lesões nos esportes?

A prevenção é sempre o melhor caminho para manter o bem-estar e a saúde do corpo. Alguns cuidados que você deve tomar para não se lesionar são:

  • Sempre aqueça seu corpo antes dos treinos;
  • Aumente gradualmente a intensidade dos exercícios;
  • Tenha acompanhamento profissional;
  • Fortaleça a musculatura;
  • Deixe seu corpo descansar entre os treinos;
  • Use equipamentos adequados;
  • Escute seu corpo.

 

Como tratar as lesões no esporte?

Mesmo com todos os cuidados necessários, ainda é possível que você sofra alguma lesão. Isso pode acontecer inclusive por conta de limitações de saúde que você já tenha.

Caso você sofra alguma lesão praticando esportes, existem algumas maneiras para tratá-las. Como:

  • Descanso;
  • Gelo;
  • Compressa;
  • Atendimento médico;
  • Fisioterapia;
  • Medicamentos anti-inflamatórios;
  • Cirurgias — em situações mais graves, como as fraturas.

 

Se você está pensando em iniciar um esporte, não tenha medo! Busque sempre fazer tudo com segurança e acompanhado de um bom profissional para minimizar os riscos.

Ainda que você venha a se lesionar, saiba que a paciência é essencial para uma boa recuperação. Lembre-se também de consultar um médico para tratar especificamente cada lesão.

E o mais importante: aos poucos vá incluindo os esportes de volta à sua rotina!

Veja também: O melhor amigo do esportista: conheça o médico do esporte

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Ansiedade Noturna: Psicólogo ensina estratégias para lidar com preocupações durante o sono

Descubra os sinais, origens e métodos para lidar com esse desafio

Leia mais

SBACV alerta para aumento expressivo de trombose venosa no Brasil e responde se há correlação com a vacinação de COVID-19

Sociedade reforça importância de campanhas de conscientização no país

Leia mais

Revolução silenciosa: 38% dos afastamentos nas empresas são por motivos relacionados à saúde mental

O aumento significativo é atribuído a vários fatores, incluindo o impacto contínuo da pandemia e mudanças rápidas no ambiente de trabalho

Leia mais