Ortopedia

Lesão no Menisco

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar | 3 minutos de leitura

Os meniscos agem como amortecedores do joelho, protegendo a cartilagem articular contra impactos e pancadas.

Os meniscos agem como amortecedores do joelho, protegendo a cartilagem articular contra impactos e pancadas.  Essa cartilagem é muito propensa a lesões em atletas, pessoas com excesso de peso, com artrite, artrose e até mesmo em pessoas idosas.

Com o passar dos anos a cartilagem do menisco vai se tornando mais enfraquecida  podendo ocasionar  lesões agudas, por  rupturas e episódios traumáticos  em pessoas com idade entre 20 e 30 anos ou degenerativas, em pessoas acima dos 40 anos.

Após os 65 anos, as lesões meniscais podem ocorrer  por meio de movimentos realizados em atividades do dia a dia, como por exemplo,  subir ou descer escadas.

Lesão no Menisco

Causas

No geral, tem como causa a prática de esportes, mas pode acontecer como consequência de situações corriqueiras como virar muito rápido o corpo sobre uma perna, levantar muito peso ou mesmo prender o pé enquanto se caminha.

Sintomas

Em casos de lesões, os sintomas são inchaço e dor na parte da frente ou na lateral do joelho, ao agachar, caminhar ou subir escadas, sensação de travamento do instabilidade do joelho.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de testes manuais realizados pelo ortopedista no consultório, raio-X ou ressonância magnética.

Tratamento

Em boa parte dos casos, o tratamento indicado é a fisioterapia, mas a cirurgia para remoção da parte afetada também pode ser indicada em casos mais graves.

Veja também: Transplante de Menisco

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular revela aumento de óbitos por AVC em relação ao IAM

O AVC é uma das principais causas de morte no mundo.

Leia mais

Anualmente, 40% das pessoas idosas sofrem quedas

Idade avançada é sinal de alerta para fratura vertebral

Leia mais

Dia do Homem: Urologista explica importância de tratamento inovador para problemas na próstata

Seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportávei

Leia mais