Esporte

Esporte depois da prótese

Escrito por:Prof. Dr. Matheus Almeida | 2 minutos de leitura

Exercícios físicos ajudam na recuperação e podem ser realizados mesmo após a colocação de prótese de joelho

A cirurgia de prótese de joelho ou artroplastia total do joelho tem se tornado cada vez mais uma solução para as pessoas que precisam de um “novo joelho”, pois ela corrige qualquer grau significativo de destruição articular, deformação e perda de mobilidade do joelho. É uma cirurgia minimamente invasiva, que faz a reposição biomecânica e devolve o movimento e a qualidade de vida para as pessoas.

A boa notícia é que com novas tecnologias em próteses de joelho mais leves e mais resistentes, os pacientes que precisam colocar esse tipo de implante podem voltar às práticas esportivas. Pesquisa publicada pela Revista Brasileira de Medicina do Esporte concluiu que não só é possível, como recomendável que pacientes com cirurgia de prótese de joelho bem-sucedidas e período pós-operatório saudável voltem às atividades físicas, com benefícios para a autoestima e para a qualidade de vida.

Apesar deste estudo apontar favoravelmente à atividade física no pós-operatório da prótese total de joelho, o retorno ao esporte deve ser definido conjuntamente pelo cirurgião de joelho e acompanhado por fisioterapeutas e educadores físicos.

Veja os exercícios físicos recomendados:

Caminhada

Ela é, sem dúvida, o exercício mais recomendado não só pela manutenção da força muscular, mas também pelos benefícios ao sistema cardiovascular.

Natação

Além dos benefícios cardiovasculares, a água também ativa a circulação, ajudando a reduzir o edema dos membros inferiores.

Golfe

Ajuda a melhorar a função muscular por trabalhar vários grupos ao mesmo tempo.

Yoga

Além de trabalhar grupos musculares, a isometria ajuda a melhorar a flexibilidade muscular.

Tênis em dupla

Por solicitar menos movimentos, é um bom método de exercício sem estresse.

Musculação

Sempre orientada tanto pelo cirurgião como pelo fisioterapeuta para que seja respeitado o arco de movimento da prótese e para que não haja sobrecarga. De preferência, o aquecimento deve ser feito em bicicleta ergométrica.

Sobre o autor

Doutor pelo Programa de Saúde Baseada em Evidência Universidade Federal de São Paulo, (UNIFESP). Mestre pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia, Universidade Cidade de São Paulo, (UNICID). Especialista em Fisioterapia do Aparelho Locomotor do Esporte Universidade Federal de São Paulo,(UNIFESP). Graduação em Fisioterapia Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Coordenador e Sócio da SO.U FISIOTERAPIA Clínica Sou – Unidade Bela Vista R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000 Tel.: +55 (11) 3258-1706 http://www.clinicasou.com.br

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os benefícios da prática de natação pós Covid-19

A Dra. Giovanna Sperandio discorre a respeito desse assunto

Leia mais

Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave

Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante

Leia mais

Dia Mundial de Combate a Asma; entenda mais sobre a condição

O Dr. Marcelo Vivolo Aun comenta a respeito da data e da sua relevância para as pessoas que convivem com essa síndrome.

Leia mais