A risada pode ser o melhor remédio
Você certamente já deve ter ouvido de alguém que “rir é o melhor remédio”. Afinal, com uma boa risada conseguimos mudar de humor, aliviar o estresse e até ter um dia melhor, muitas vezes.
No entanto, em um contexto de multitarefas e com o malabarismo entre rotinas de trabalho e família, o brasileiro acaba prejudicando a saúde. No país, por exemplo, 70% da população já apresentou estresse ou sintomas característicos
Pensando nisso, neste artigo vamos conversar sobre as 8 das principais vantagens de uma boa risada para o corpo e o emocional. Quer saber mais? Acompanhe a leitura.
A importância da risada no cotidiano
Os benefícios da risada podem ir muito além de apenas uma mudança de humor. De acordo com estudos da Universidade Médica de Fukushima, no Japão, rir faz uma diferença considerável na vida do indivíduo.
Os pesquisadores reuniram um grupo de 230 integrantes, com maioria feminina e idades entre 43 e 79 anos. Nesse estudo, eles procuraram analisar diversos dados a respeito do riso no cotidiano delas.
Após a escolha inicial do público, ele foi dividido entre dois subgrupos. Um deles ficou com o benefício de participar, de forma regular, de atividades que estimulam o relaxamento. Sendo assim, esse primeiro grupo se exercitava nas aulas de yoga e participava de encontros com um comediante.
O segundo grupo, por sua vez, não teve alterações em sua rotina. O estudo teve duração de 3 meses e obteve resultados significativos.
O primeiro grupo, que foi beneficiado, apresentou uma melhora considerável na parte física e emocional. Inclusive, fazendo parte dos dados coletados, houve uma melhora no bem-estar e estresse.
Além disso, os participantes relataram que foi possível notar uma melhora no otimismo. Somando-se a esses pontos levantados, os cientistas ainda puderam notar que ocorreu uma subtração do peso corporal. Afetando, inclusive, o Índice de Massa Corporal (IMC).
Os autores da pesquisa publicaram as suas descobertas na revista BMC Geriatrics, conhecida por abrigar estudos científicos. Ela está disponível no site da National Library of Medicine.
Veja também: O que te faz feliz?
8 benefícios do sorriso para o corpo
Como você viu, o riso pode ter um impacto significativo em seu cotidiano. Mas quais são os principais benefícios que ele pode trazer?
Confira 8 benefícios a respeito dos efeitos que uma boa gargalhada pode ter para o seu corpo, mente e relacionamentos.
1. Melhora seu bem-estar
O ato de sorrir pode reduzir as sensações negativas, como tristeza e raiva. Ela provoca um relaxamento do corpo e consequentemente, alivia as tensões causadas pelo estresse.
Ademais, existem reações hormonais que comprovam essa afirmação. Rir, por exemplo, libera endorfina e serotonina — que influenciam diretamente no bem-estar do indivíduo.
2. Exercita o corpo
O nosso corpo é capaz de exercitar cerca de 12 músculos durante um sorriso. Esse número aumenta quando as gargalhadas são ativadas, dobrando a quantidade inicial.
Nesse sentido, durante uma risada é possível ter a movimentação de até 80 músculos, entre faciais e corporais. Ao rir você pode movimentar até os pés. Por isso, ele serve para ativar partes do seu corpo que você sequer conhecia.
3. Estimula o sistema imunológico
Rir estimula a produção de imunoglobulina. Ela é responsável por proteger contra infecções que afetam o sistema respiratório
Além disso, o ato também engaja os linfócitos T. Eles agem na defesa do organismo contra diversas formas de ameaças que possam surgir.
Veja também: 13 dicas para ser feliz
4. Reduz a pressão arterial
O ato de sorrir pode ser responsável por uma diminuição da pressão arterial. Um simples teste poderá comprovar parte dessa teoria. Inclusive, você pode testar em casa.
Caso você tenha um medidor de pressão arterial na sua residência, tire a sua pressão de forma rotineira e anote o resultado. Após isso, faça a medição novamente, mas dessa vez sorrindo por um minuto, e continue até que a leitura esteja completa.
Depois de terminar os dois testes, faça a comparação entre os dois resultados encontrados. Se você tiver conseguido dar uma risada genuína durante a segunda medição, as chances de redução da pressão arterial são altas.
5. Causa reações positivas no coração
Ao gargalhar, o fluxo sanguíneo sofre um aumento considerável e o ato protege contra problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco. Dessa forma, o sorriso pode causar um impacto positivo no sistema cardíaco.
6. Aumento no otimismo
Funcionando de forma paralela aos impactos físicos da risada para o corpo humano, ela também pode auxiliar no relaxamento. Isso acontece porque o ato provoca um aumento nas sensações positivas.
Levar as situações da vida cotidiana com leveza é um comportamento benéfico. Dessa forma, é possível facilitar o enfrentamento das especificidades da vida cotidiana sem prejudicar a saúde.
7. Funciona como um medicamento natural
De acordo com a pesquisa do inglês Robin Dunbar, que é psicólogo e antropólogo, rir pode ser um aliado no controle das dores.
Como você pode conferir anteriormente, as risadas liberam endorfina, que é um analgésico natural produzido pelo corpo.
Durante o estudo do pesquisador, foi possível constatar que houve uma diminuição de 10% nas sensações de dor dos voluntários.
Veja também: Durma bem e ative as células T!
8. Age contra a ansiedade
Conectado diretamente com as substâncias ligadas ao fortalecimento do sistema imunológico, está a diminuição da ansiedade. Esse efeito químico no corpo alivia as tensões e pode ser benéfico no combate às inquietações.
Além dos já citados, outros benefícios também podem ser encontrados, tais como: fortalecimento e exercício muscular, melhoria na qualidade do sono, estimulação da criatividade e ainda permite mais interações sociais.
Mas não pense que o riso espontâneo é a única opção para estimular as vantagens do ato. Estudos ainda comprovam que mesmo uma risada “forçada”, ou seja, não sendo resultante de um estímulo real, ainda fornece os incentivos ao corpo.
Sendo assim, o simples ato de sorrir está ligado a positividade, bem-estar, saúde, longevidade e, claro, diversão. O riso deve ser utilizado como uma ferramenta para amenizar os desafios diários.
E você, já sorriu hoje 😁 ?
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce