Saúde & Bem Estar

Cuidado com a postura das crianças

Escrito por:Drª. Giovanna Bertucci | 2 minutos de leitura

Atendimentos ortopédicos pediátricos com queixas de dores na coluna aumentaram durante o isolamento social

Durante o período de isolamento social, nossas crianças precisaram se adaptar a uma nova rotina diária, sendo então privadas da convivência com amigos, da prática de atividades ao ar livre, estão afastados dos esportes. Isso as levou a um aumento de horas utilizando celulares e computadores, seja para entretenimento ou atividades escolares.

O ambiente domiciliar precisou ser rapidamente adaptado para que crianças e adolescentes dessem continuidade aos estudos, através de aulas online. Muitos desses ambientes, por não terem sido formulados para essa finalidade, acabam por ocasionar má postura.

Como proteger a postura e evitar dores

A falta de atividades físicas, associada a posições incorretas durante o uso prolongado de celulares e computadores, pode levá-los a dores na coluna.

A criança deve manter o quadril, tronco, joelho, tornozelos e cotovelos aproximadamente a 90 graus, manter os pés sempre apoiados no chão, evitar flexionar muito os joelhos, manter os braços junto ao corpo e o antebraço apoiado por completo na mesa e a cadeira deve ter um suporte lombar para acomodá-las.

Evitar que fiquem períodos muito longos sentados, devendo fazer pausas regulares durante 5-10 minutos. Permanecer por longos períodos utilizando notebook ou celulares de bruços no chão, ou com a cervical muito flexionada, também pode ocasionar dores.

A quantidade de teleatendimentos ortopédicos pediátricos, com queixas de dores na coluna, tem aumentado consideravelmente nos últimos meses.

Precisamos cuidar da postura dos pequenos agora, para que não sofram no futuro!

Uma dica super importante é sempre lembrá-los que logo tudo voltará ao normal!

Drª. Gionanna Bertucci

Formada em Ortopedia e Traumatologia pela Irmandade Santa Casa Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), é especialista em Ortopedia Pediátrica e Doenças Neuromusculares.
Atua na Santa Casa Misericórdia em ambulatórios e cirurgias e na formação de futuros ortopedistas.
Cirurgia do Trauma e Ortopedia, Ortopedia Pediátrica e Neuromuscular.
R. Barata Ribeiro, 398 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01308-000
Telefone: (11) 3258-1706
www.clinicasou.com.br

Sobre o autor

Drª Giovanna Bertucci - Formada em Ortopedia e Traumatologia pela Irmandade Santa Casa Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), é especialista em Ortopedia Pediátrica e Doenças Neuromusculares. Atua na Santa Casa Misericórdia em ambulatórios e cirurgias e na formação de futuros ortopedistas. Cirurgia do Trauma e Ortopedia, Ortopedia Pediátrica e Neuromuscular. R. Barata Ribeiro, 398 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000 Telefone: (11) 3258-1706 www.clinicasou.com.br

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os benefícios da prática de natação pós Covid-19

A Dra. Giovanna Sperandio discorre a respeito desse assunto

Leia mais

Maio Amarelo: prevenção é a palavra-chave

Os médicos ortopedistas Dr. Pedro Baches Jorge e Dr. Bruno Takasaki Lee falam a respeito da prevenção de lesões causadas por má-postura ao volante

Leia mais

Dia Mundial de Combate a Asma; entenda mais sobre a condição

O Dr. Marcelo Vivolo Aun comenta a respeito da data e da sua relevância para as pessoas que convivem com essa síndrome.

Leia mais