A influenciadora e ex-BBB Vanessa Lopes compartilhou em uma entrevista ao “Fantástico”, transmitida no último domingo (18), que enfrentou um quadro psicótico agudo. Desde sua saída do reality show, ela tem buscado tratamentos psiquiátricos e optou por se afastar das redes sociais.
Um quadro psicótico agudo, como explicado pelo Dr. Alexander Bez, psicólogo especialista em saúde mental, é uma condição que envolve uma ruptura extrema das fronteiras dos limites de convívio social, marcada por manifestações de ataque, especialmente virais: “Geralmente, esses surtos psicóticos estão ligados a uma realidade catastrófica, marcada por extrema violência e agressividade”, acrescenta o especialista.
Os sintomas desse quadro incluem delírios, alucinações e graves distorções nas percepções da realidade, resultando em comportamentos anormais: “O diagnóstico é feito por meio de avaliações psiquiátricas e psicológicas, que podem incluir diversos tipos de exames”, afirma Alexander.
Veja também: Práticas de mindfulness e meditação para o bem-estar mental
Embora o tempo de melhora possa variar, é importante destacar que a psicose é um quadro clínico irreversível. O tratamento visa controlar os sintomas e garantir a segurança do paciente e de outros ao seu redor, podendo envolver o uso de medicamentos como ansiolíticos, estabilizadores de humor e antipsicóticos.
O psicólogo ainda reforça que o quadro psicótico agudo é considerado uma emergência médica, exigindo intervenção rápida para evitar comportamentos perigosos e potencialmente letais. Sendo assim, o não tratamento pode levar a uma escalada do quadro patológico, aumentando o risco para o paciente e para outras pessoas.
Fonte: Alexander Bez, Piscólogo Especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM); Especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA); Especialista em Saúde Mental.
Veja também
Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida
Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética
Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres
Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro
4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro