Saúde Mental

Quadro Psicótico Agudo: Entenda o que é e quais os principais sintomas

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Psicólogo esclarece sobre condição que fez Vanessa Lopes desistir do BBB24

A influenciadora e ex-BBB Vanessa Lopes compartilhou em uma entrevista ao “Fantástico”, transmitida no último domingo (18), que enfrentou um quadro psicótico agudo. Desde sua saída do reality show, ela tem buscado tratamentos psiquiátricos e optou por se afastar das redes sociais.

Um quadro psicótico agudo, como explicado pelo Dr. Alexander Bez, psicólogo especialista em saúde mental, é uma condição que envolve uma ruptura extrema das fronteiras dos limites de convívio social, marcada por manifestações de ataque, especialmente virais: “Geralmente, esses surtos psicóticos estão ligados a uma realidade catastrófica, marcada por extrema violência e agressividade”, acrescenta o especialista.

Vanessa Lopes - Quadro Piscótico agudo

Foto: Reprodução/GloboPlay

Os sintomas desse quadro incluem delírios, alucinações e graves distorções nas percepções da realidade, resultando em comportamentos anormais: “O diagnóstico é feito por meio de avaliações psiquiátricas e psicológicas, que podem incluir diversos tipos de exames”, afirma Alexander.

Veja também: Práticas de mindfulness e meditação para o bem-estar mental

Embora o tempo de melhora possa variar, é importante destacar que a psicose é um quadro clínico irreversível. O tratamento visa controlar os sintomas e garantir a segurança do paciente e de outros ao seu redor, podendo envolver o uso de medicamentos como ansiolíticos, estabilizadores de humor e antipsicóticos.

O psicólogo ainda reforça que o quadro psicótico agudo é considerado uma emergência médica, exigindo intervenção rápida para evitar comportamentos perigosos e potencialmente letais. Sendo assim, o não tratamento pode levar a uma escalada do quadro patológico, aumentando o risco para o paciente e para outras pessoas.

Fonte:  Alexander Bez, Piscólogo Especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM); Especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA); Especialista em Saúde Mental.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais