Saúde Mental

Halloween: porque o ser humano gosta de sentir medo?

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Médica explica porque o medo pode estimular algumas sensações de prazer.

A médica psiquiatra Dra. Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental explica que o medo causa uma sensação de adrenalina pois libera certas substâncias no cérebro, como a endorfina, que causa prazer em sentir determinados tipos de medo – principalmente daqueles usados para lazer e diversão, que é diferente daquele que se sente em um assalto, por exemplo.

Halloween porque o ser humano gosta de sentir medo

“A região do cérebro responsável pela reação ao medo fica localizada nas amígdalas – a mesma responsável por gerar emoções. A amigdala cerebral tem conexão com diversas regiões do cérebro e quando estamos expostos a um perigo fictício e em ambiente controlado, o nosso corpo interpreta tudo isso como um jogo divertido, no qual acontece a liberação de endorfinas e a sensação de prazer em sentir determinados tipos de medo, como os que somos expostos no Dia das Bruxas, por exemplo.”

Sobre Dra. Jéssica Martani

Medica psiquiatra, observership em neurociências pela Universidade de Columbia em Nova Iorque – EUA, graduada pela Universidade Cidade de São Paulo com residência médica em psiquiatria pela Secretaria Municipal de São Paulo e pós graduação em psiquiatria pelo Instituto Superior de Medicina e em endocrinologia pela CEMBRAP.

CRM 163249/ RQE 86127

Veja também: Prevenção ao Suicídio: Como Desenvolver Resiliência Mental e Cuidar da Saúde Emocional

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais