Saúde Mental

Dia da Saudade: como lidar da melhor maneira com esse sentimento?

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Especialista explica como superar a saudade

Hoje (30), comemora-se o Dia da Saudade, um sentimento causado pela distância de alguém, algo ou até mesmo uma época da vida. Sentimento este que tem o poder de reviver situações e desencadear várias emoções.

De acordo com o psicólogo Alexander Bez, Especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM) e Especialista em Saúde Mental, a saudade sempre é um sentimento complexo.

“A saudade tem diversos aspectos, como elementos sensoriais-perceptíveis e sensações remanescentes no inconsciente”, Bez explica.

Essa emoção pode causar diversas sensações, tanto positivas quanto negativas. Dessa forma, lidar com ela não é tão simples, assim como a maioria dos sentimentos.

Dia da Saudade como lidar da melhor maneira com esse sentimento

©olia danilevich de Pexels via Canva.com

O psicólogo explica que remoer o passado de forma obsessiva-compulsiva, gera muito sofrimento, transformando a saudade em algo negativo:

“Para superar da melhor maneira, é preciso mentalizar tudo de positivo relacionado às vivências com a pessoa, lugar ou situação. Deve-se ter cuidado para a ruminação mental, o ato de pensar sem parar nos mesmos pensamentos negativos, não afetar os sentimentos.”

Segundo Alexander Bez, a melhor coisa para realizar previamente, agora, no presente, é aproveitar os melhores momentos vividos. Isso confere, à longo prazo, uma sensação positiva em relação à saudade.

Fonte:  Alexander Bez, Piscólogo Especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM); Especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA); Especialista em Saúde Mental.

Veja também: Saúde Mental e Emocional na Terceira Idade: Estratégias para o Bem-Estar do Idoso

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular revela aumento de óbitos por AVC em relação ao IAM

O AVC é uma das principais causas de morte no mundo.

Leia mais

Anualmente, 40% das pessoas idosas sofrem quedas

Idade avançada é sinal de alerta para fratura vertebral

Leia mais

Dia do Homem: Urologista explica importância de tratamento inovador para problemas na próstata

Seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportávei

Leia mais