Hoje (30), comemora-se o Dia da Saudade, um sentimento causado pela distância de alguém, algo ou até mesmo uma época da vida. Sentimento este que tem o poder de reviver situações e desencadear várias emoções.
De acordo com o psicólogo Alexander Bez, Especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM) e Especialista em Saúde Mental, a saudade sempre é um sentimento complexo.
“A saudade tem diversos aspectos, como elementos sensoriais-perceptíveis e sensações remanescentes no inconsciente”, Bez explica.
Essa emoção pode causar diversas sensações, tanto positivas quanto negativas. Dessa forma, lidar com ela não é tão simples, assim como a maioria dos sentimentos.
O psicólogo explica que remoer o passado de forma obsessiva-compulsiva, gera muito sofrimento, transformando a saudade em algo negativo:
“Para superar da melhor maneira, é preciso mentalizar tudo de positivo relacionado às vivências com a pessoa, lugar ou situação. Deve-se ter cuidado para a ruminação mental, o ato de pensar sem parar nos mesmos pensamentos negativos, não afetar os sentimentos.”
Segundo Alexander Bez, a melhor coisa para realizar previamente, agora, no presente, é aproveitar os melhores momentos vividos. Isso confere, à longo prazo, uma sensação positiva em relação à saudade.
Fonte: Alexander Bez, Piscólogo Especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM); Especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA); Especialista em Saúde Mental.
Veja também: Saúde Mental e Emocional na Terceira Idade: Estratégias para o Bem-Estar do Idoso
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce