Saúde Mental

Como não negligenciar a ansiedade

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Psiquiatra explica porque é importante não negligenciar a ansiedade.

A ansiedade é um sintoma extremamente comum nos tempos modernos. Tão comum que muitas pessoas acham que se sentir ansioso é sempre algo normal. Mas, a médica psiquiatra Dra. Naiayde Monte, especialista em Transtornos do Humor pela USP, afirma que não é bem assim.

 “A ansiedade sempre foi uma reação fundamental para a sobrevivência da espécie humana ao longo de sua evolução, mas precisamos estar atentos, porque o excesso de ansiedade não é bem-vindo e ainda se torna patológica quando causa sofrimento ao indivíduo e traz prejuízos para a vida”, explica a médica.

Veja também: Ansiedade: Como controlar?

A ansiedade aparece no contexto de vários transtornos mentais, não somente no Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno do Pânico e Fobia Social. Segundo a psiquiatra, ela pode ocorrer associada à depressão e é um dos principais sintomas do Transtorno Bipolar. “As crises de ansiedade e ataques de pânico são comuns na bipolaridade e fazem com que muitas pessoas confundam com o Transtorno da Ansiedade Generalizada ou Transtorno do Pânico, quando na verdade o quadro é de Transtorno Bipolar”, diz.

Dra. Naiayde ainda alerta para os casos em que a ansiedade se torna frequente, com sofrimento e/ou impactos negativos na vida do indivíduo, vale a pena passar por uma avaliação médica para descobrir a causa. “O tratamento vai desde a realização de psicoterapia, até uso de medicações específicas, a depender do que está gerando essa ansiedade”, conclui a psiquiatra.

Como não negligenciar a ansiedade

©Yan Krukau via Canva.com

FONTE: Dra. Naiayde Monte, Especialista em Transtornos do Humor, membro do PROMAN (Programa de Transtorno Bipolar da USP) e da Comissão Científica da ABRATA. Fundadora, coordenadora e preceptora do Ambulatório de Transtorno Bipolar da residência médica em psiquiatria da Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP). https://dranaiaydemonte.com.br/

@dra.naiayde

 

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

40 anos? Entenda a importância da musculação para transformar o corpo

Especialista explica como a prática de exercícios físicos é importante para a mulher 40+

Leia mais

Reaplicar protetor solar sem estragar a maquiagem: dicas essenciais para manter proteção

Entenda como manter a maquiagem sem abrir mão da proteção

Leia mais

Poros dilatados: Quais são as causas e como reduzi-los?

Especialista em beleza e saúde da pele esclarece as principais dúvidas sobre poros abertos

Leia mais