Saúde Mental

Como destravar os bloqueios mentais?

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Bloqueios mentais são barreiras inexistentes que criamos, impedindo-nos de avançar devido a medos e frustrações passadas, e para superá-los, é necessário desenvolver a consciência de sua existência e fazer ajustes no comportamento e ambiente para resgatar o potencial e a criatividade.

Você já sentiu um medo que te impediu de conquistar um objetivo? Já teve aquele famoso “branco” que te deixou incapaz de pensar ou lembrar o que estava fazendo ou dizendo? Esses episódios acontecem quando estamos lidando com os bloqueios mentais.

Segundo a Talita Mazzi, empresária, palestrante, especialista em gestão e mentora empresarial, o bloqueio mental é quando criamos uma barreira inexistente, que ela chama de pedras mentais. Essas pedras colocam um problema para cada solução e você não consegue enxergar além porque você já supõe que uma situação vai dar errado, que você não vai conseguir, ou você se baseia por uma experiência no passado onde você tinha menos maturidade e aquilo te impede de avançar.

“Geralmente, as causas são frustrações que aconteceram no passado, situações que te causam dor ou exposição, ou até o próprio medo. Às vezes não aconteceu nada, mas é o medo do novo, o medo de você fazer algo que você nunca fez. Então, esses gatilhos causam os bloqueios mentais”, explica Talita Mazzi.

Quando isso acontece, você não consegue avançar na carreira, se torna uma pessoa que só faz aquilo que te mandam, não consegue ser proativa, fica sempre reativo achando que alguém vai fazer o mal para você, não consegue enxergar o melhor no outro, e se torna uma pessoa tóxica no ambiente de trabalho. Consequentemente, não vai ter sucesso naquilo que se propôs a fazer.

Como destravar os bloqueios mentais

Veja sambém: Saúde mental e autoestima estão ligadas?

A especialista explica que você destrava o bloqueio mental com um senso de consciência de que tem situações te prendendo ou que estão te impedindo de avançar. “É muito difícil a gente sair do lugar, prosperar ou ir para um outro nível se não começarmos a transformar a nossa mente. Primeiramente, da consciência de que nós precisamos mudar. E quando eu tenho a consciência que eu preciso mudar, aí eu começo a fazer uns ajustes no meu comportamento, no meu estilo de vida, nas mesas em que eu ando, nas minhas amizades, nos meus relacionamentos que me levam a essa mudança de vida”, completa.

O potencial e a criatividade são resgatados quando você está num ambiente favorável, quando está com pessoas que te impulsionam e que acreditam em você, com pessoas que reconhecem o seu potencial e te incentivam a colocar esse potencial para fora. Quando você se sente seguro e à vontade para colocar isso para fora.

 

Sobre Talita Mazzi: Empresária, palestrante, especialista em gestão e mentora empresarial, Talita Mazzi hoje é sócia e conselheira da MMP Materiais Pedagógicos, e em dez anos fez a marca crescer mais de 60 vezes. Talita assumiu a direção da MMP com 27 anos, logo após se tornar mãe. Muitos desafios fizeram parte dessa dupla jornada e ela, que começou sua carreira profissional contando parafusos, usa toda sua expertise na mentoria de empresários de todo o Brasil.

Sobre a MMP – Fundada em 1994 é uma empresa dedicada a fornecer materiais pedagógicos para matemática de alta performance. Fundada com o objetivo de apoiar os educadores na tarefa desafiadora de ensinar matemática, a MMP desenvolve produtos que auxiliam na construção do conhecimento de jovens e crianças.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular revela aumento de óbitos por AVC em relação ao IAM

O AVC é uma das principais causas de morte no mundo.

Leia mais

Anualmente, 40% das pessoas idosas sofrem quedas

Idade avançada é sinal de alerta para fratura vertebral

Leia mais

Dia do Homem: Urologista explica importância de tratamento inovador para problemas na próstata

Seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportávei

Leia mais