Saúde Masculina

Nutrição e Exercícios para a Saúde Masculina

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Separamos as principais dicas de cuidado com a saúde masculina. Durante a leitura você vai conhecer quais alimentos e exercícios podem ser utilizados para fortalecer o corpo e a mente.

Cuidar da saúde nem sempre está entre as prioridades do público masculino. Em meio a tantas demandas, são poucos os homens que priorizam consultas regulares e hábitos saudáveis incorporados na rotina. No entanto, as doenças cardiovasculares, por exemplo, estão entre as principais causas de morte no Brasil, sendo muito comum entre esse público. Os motivos são variados, incluindo a má alimentação e sedentarismo. Mas afinal, como vencer essas barreiras e ter um melhor bem-estar? Entenda que há benefícios para Nutrição e Exercícios voltados para a Saúde Masculina.

Quais as doenças mais comuns para os homens?

Para os homens que não priorizam os cuidados prévios com a saúde, existem as doenças com maior chance de incidência. Entre elas podemos destacar as mais comuns:

  • Doenças cardiovasculares;
  • Câncer de próstata;
  • Doenças no fígado;
  • Diabetes;
  • Pressão alta;
  • Câncer de pele.

Contudo, isso não quer dizer que apenas ao cuidar desses aspectos, o homem estará imune aos males  quando um homem se cuida ele está imune a essa doenças? Não! O corpo humano tem suas fragilidades. Portanto, é possível que mesmo tendo bons hábitos para a saúde, ainda haja a ocorrência de alguns problemas — lembrando que existem doenças hereditárias.

Contudo, quanto maiores forem os cuidados, além de diminuir — não anular, mas baixar as possibilidades — os riscos de determinadas doenças ligadas ao estilo de vida, ainda é possível que outras dificuldades de saúde sejam descobertas precocemente. Um fator essencial para o sucesso dos tratamentos.

Veja também:Saúde Masculina: Conheça os Problemas Mais Comuns

Importância da nutrição e dos exercícios físicos para a saúde masculina

A nutrição e a prática de exercícios físicos desempenham papéis fundamentais na promoção da saúde masculina. Em conjunto, ambas possibilitam um estilo de vida mais saudável, tendo impacto significativo na prevenção de doenças, bem-estar e qualidade de vida.

As principais razões para os homens cuidarem da alimentação e praticar exercícios físico regularmente, são:

Nutrição e Exercícios para a Saúde Masculina

Melhora da saúde cardiovascular

Como acompanhamos nos tópicos anteriores, uma das doenças que mais afetam os homens são as cardíacas. Sendo assim, cuidar da saúde cardiovascular é essencial para ter uma vida com mais longevidade e qualidade.

Os exercícios aeróbicos — como corrida, natação e ciclismo – são muito importantes durante esse processo. Além disso, uma dieta rica em fibras, gorduras saudáveis e baixa em gorduras saturadas pode melhorar a saúde do coração.

Cuidado com a saúde mental

Com as sobrecargas de atividades durante o dia, não é de se assustar que muitos homens enfrentem problemas como ansiedade ou depressão. Por isso, cuidar da mente é tão importante quanto ter cuidado com o corpo quando falamos de saúde masculina.

A prática regular de atividades físicas exerce um papel crucial, pois ajuda a aliviar o estresse e outras tensões diárias, amenizando os quadros de exaustão mental. Da mesma forma, uma alimentação equilibrada fornece os nutrientes necessários para a função cerebral.

 

Manutenção da saúde muscular e óssea

Os exercícios de resistência — como musculação e levantamento de peso — ajudam a manter a massa muscular e óssea. Isso é muito importante principalmente durante o processo de envelhecimento, quando os homens ficam mais sujeitos a doenças como a  osteoporose.

Com a manutenção da saúde muscular e óssea é possível minimizar o aparecimento desses problemas que enfraquecem os ossos, tendo mais equilíbrio durante as atividades diárias e reduzindo os riscos de lesões.

 

Controle dos hormônios

A alimentação saudável e a prática de atividades físicas também são responsáveis por controlar os hormônios masculinos. Quando não há a regulação hormonal adequada, o homem fica mais sujeito a apresentar sinais de irritabilidade, queda de pelos, diminuição do vigor e do desejo sexual.

A dieta desempenha um papel importante na regulação dos níveis hormonais, incluindo a testosterona. Alimentos ricos em zinco, vitamina D e ácidos graxos ômega-3 podem ajudar a manter níveis saudáveis de testosterona.

 

Aumento da energia e da vitalidade

Como introduzido no tópico anterior, a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada oferecem a energia necessária para o homem realizar suas atividades. Afinal, quem não quer se sentir disposto durante o dia?

Sendo assim, ter esses hábitos contribui para a qualidade de vida como um todo e ainda traz um envelhecimento mais saudável, aumentando a expectativa de vida.

 

Nutrição e Exercícios para Fortalecer Corpo e Mente

Agora que você já conhece os principais benefícios que a alimentação saudável e a prática de atividades físicas trazem para a saúde masculina, separamos alguns alimentos e exercícios que vão ajudar no fortalecimento do corpo e da mente. Confira:

 

Nutrição

Precisamos lembrar desde o início que cada corpo exige uma quantidade correta de comida — principalmente de acordo com o seu objetivo. Por isso, as dicas englobam práticas para a manutenção da saúde como um todo, para dietas específicas busque a ajuda de um profissional.

Para cuidar da sua saúde é recomendado:

  • Aumente o consumo de proteínas;
  • Hidrate-se bem;
  • Consuma mais vitamina C e E;
  • Inclua alimentos ricos em ômega-3 — como peixes e nozes;
  • Evite açúcar em excesso e alimentos processados;
  • Modere o consumo de bebidas alcoólicas.

 

Exercícios físicos

Se você deseja fortalecer o corpo e a mente por meio dos exercícios físicos — adquirindo mais qualidade de vida — existem algumas modalidades para incorporar na sua rotina, entre elas:

  • Faça exercícios aeróbicos — como corrida, natação, ciclismo;
  • Pratique exercícios de resistência para fortalecer os músculos e ossos;
  • Busque exercícios de flexibilidade e equilíbrio — exemplo: yoga, pilates e alongamento;
  • Socialize enquanto se exercita — atividades praticadas em equipe são uma ótima solução.

 

Então, agora não tem mais desculpa, não é mesmo? O mais importante de tudo é ter uma mentalidade que entenda a importância de se alimentar bem e manter o corpo em movimento. Lembre-se que vai muito além da estética, mas envolve a sua saúde como um todo.

Além disso, não esqueça de contar com os profissionais certos durante essa escolha. Busque personais e nutricionistas que possam criar planos adequados de acordo com suas metas e adequados às suas necessidades individuais.

 

 

Sobre o autor

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