Cuidar da saúde é fundamental para todo mundo que deseja ter qualidade e longevidade de vida. Contudo, apesar de parecer algo simples, nem sempre é colocado em prática, principalmente quando falamos sobre saúde masculina.
Pesquisas mostram que os homens cuidam menos da saúde, por isso acabam tendo menores chances de descobrir doenças em estágio inicial ou mesmo prevenir determinados problemas. Os motivos para essa atitude vão desde preconceitos até a falta de cuidado próprio.
Saúde Masculina: Doenças mais Comuns
Já vimos que o cuidado com a saúde muitas vezes não é prioridade para os homens, mas você já pensou em quais problemas de saúde são mais comuns para esse público? Separamos os principais deles para você conhecer e se cuidar.
Câncer de próstata
A próstata é uma glândula masculina responsável por produzir o sêmen — líquido que protege e transporta os espermatozoides. Assim como outras glândulas do corpo, a próstata pode crescer além do normal. Quando isso acontece, o homem pode ser acometido pelo câncer de próstata.
Essa doença é uma das mais comuns no que se refere à saúde masculina, principalmente em homens acima dos 40 anos. Isso acontece porque a partir dessa idade é natural que a próstata do homem comece a crescer, modificando até mesmo a maneira como ele urina.
Inicialmente o crescimento da próstata é benigno, como falamos nos parágrafos anteriores. No entanto, ele pode se tornar mais rápido e descontrolado, levando ao surgimento do câncer. Por esse motivo, é importante fazer exames de rotina e acompanhar o quadro de saúde regularmente.
Entre os principais sintomas do câncer de próstata podemos destacar:
- Dificuldade de urinar;
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Dificuldade em alcançar ou manter a ereção;
- Desconforto na região pélvica;
- Sensação de pressão no órgão;
- Diminuição do fluxo urinário.
Embora não exista métodos 100% eficazes para a prevenção do câncer de próstata, é possível adotar alguns hábitos para reduzir os riscos de desenvolver a doença. Como por exemplo:
- Tenha uma rotina alimentar equilibrada: consuma alimentos ricos em nutrientes — como frutas, verduras, legumes, proteínas magras e grãos integrais;
- Pratique atividades físicas: mantenha uma rotina regular de treinos para controlar o peso e cuidar da saúde;
- Evite o álcool e cigarro: o tabagismo e o álcool estão relacionados ao aumento dos casos de câncer de próstata. Não fume e beba com moderação;
- Faça exames regularmente: os exames de rotina — como PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal — são excelentes formas de monitorar o câncer de próstata.
Veja também: Novembro Azul: conscientização sobre o câncer de próstata
Doenças sexualmente transmissíveis
As doenças transmitidas pelo contato sexual — como herpes, HPV, AIDS e sífilis — também estão entre os principais problemas da saúde masculina, mas afinal, por que elas são tão comuns?
Um dos grandes motivos para o surgimento dessas doenças em homens é o baixo uso de camisinha durante as relações sexuais. Os homens, de maneira geral, ainda possuem muitos tabus em relação ao uso da proteção durante o sexo.
Muitas vezes porque acreditam que o prazer é menos intenso quando estão com a prevenção. Além disso, as relações sexuais com diversas pessoas em uma certa frequência ou o uso de drogas injetáveis compartilhando seringas também estão entre as causas de contaminação.
Os sintomas das doenças sexualmente transmissíveis podem variar, entre os mais comuns temos:
- Corrimentos nas partes íntimas;
- Dor ao urinar;
- Feridas genitais;
- Coceiras;
- Erupções cutâneas.
Algumas maneiras de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis são: uso de preservativos durante a prática sexual — isso também inclui o sexo oral; redução do número de parceiros sexuais; e saber se o parceiro tem alguma DST antes de ter qualquer contato sexual.
Também se deve evitar o compartilhamento de objetos pessoais — como lâminas de barbear, agulhas e seringas; evitar drogas injetáveis; e fazer exames de rotina.
Doenças cardíacas
As doenças cardíacas — AVC, arritmia e infarto — também estão entre as principais condições que atingem os homens. Relacionada a falta de cuidados prévios com a saúde, as doenças do coração estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo.
Os fatores de risco que aumentam a probabilidade das doenças cardiovasculares são:
- Aumento da pressão arterial;
- Alimentação desequilibrada;
- Colesterol alto;
- Sedentarismo;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Estresse
Para prevenir doenças que atinjam o coração, é necessário ter um estilo de vida mais saudável, dessa forma, ter uma rotina de sono regrada, controlar o consumo de comidas prejudiciais, atividades físicas e manter uma carga reduzida de estresse são caminhos para evitar complicações.
Doença pulmonar obstrutiva crônica
A doença pulmonar obstrutiva crônica é uma condição médica que obstrui as vias aéreas, ela pode causar enfisema pulmonar e bronquite crônica. Ambas, causam o desconforto respiratório, seja pela diminuição da capacidade do pulmão ou pela inflamação das vias aéreas.
Essa doença está associada ao tabagismo. Ou seja, homens com o hábito de fumar estão mais suscetíveis a apresentarem quadros da condição. Os principais sintomas são:
- Falta de ar;
- Chiado no peito;
- Tosse crônica;
- Limitação para realizar atividades físicas;
- Produção excessiva de muco.
Para prevenir a doença pulmonar obstrutiva é indicado evitar a exposição em ambientes contaminados, não fumar, realizar atividades físicas, monitorar sintomas, entre outras práticas, essas são só alguns dos problemas de saúde mais comuns para os homens.
Ainda poderíamos citar aqui outras doenças como o câncer de testículo, doenças hepáticas, diabetes, problemas de saúde mental, e muito mais. O que é importante destacar é que independente de qual seja a doença, todos os homens devem cuidar da saúde constantemente.
Sendo assim, faça sempre os exames indicados, busque ter uma vida mais saudável e vá ao médico sempre que necessário. Lembre-se: quanto antes você descobrir um problema, maiores são as chances de encontrar a solução para ele!
Veja também: Homens, cuidem-se!
Veja também
Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida
Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética
Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres
Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos
22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro
4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro