Saúde & Bem Estar

É possível Viver sem Nariz?

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Conheça a história de superação de homem que viveu dois anos sem nariz

Um senhor chamado Ricoberto Bohn, de 70 anos, ficou dois anos com toda sua região nasal removida, devido a um tumor maligno no nariz. Por todo esse período, o morador de Feliz, no Rio Grande do Sul, precisou ficar sem o órgão. No lugar, havia um buraco protegido com um curativo.

Cirurgião especialista em rinoplastia Guilherme Scheibel, comenta que esse tipo de câncer é mais comum em homens, especialmente após os 40 anos

É possível Viver sem Nariz

O homem descobriu a doença em 2018 após sentir uma forte dor na região, de acordo com uma conversa entre ele e o site VivaBem, do UOL. Após o diagnóstico, o aposentado enfrentou dificuldades de respiração, conseguindo somente pela boca. Havia a opção da remoção total do órgão por meio de cirurgia e mais de 30 sessões de radioterapia, já que o câncer não tinha se espalhado por todo o corpo.

De acordo com o Instituto Nacional do Coração (INCA), esse tumor é o mais comum entre os cânceres de cabeça e pescoço. O cirurgião especializado em rinoplastia Guilherme Scheibel explica que a doença que acometeu Ricoberto é conhecida como carcinoma espinocelular e afeta principalmente a boca, a faringe e a laringe.

“A incidência desse tipo de câncer é maior em homens, especialmente após os 40 anos de idade. O consumo crônico de tabaco e álcool é o principal fator de risco, mas muitas vezes os sintomas começam de forma sutil, como feridas que sangram e não cicatrizam. Outros sinais incluem um caroço no pescoço, dor de garganta persistente, dificuldade ao engolir e alterações na voz, como rouquidão. No nariz, pode ocorrer sangramento, dor intensa e obstrução nasal”, comenta.

Como funciona a prótese?

A prótese nasal desempenha um papel fundamental na vida de muitos pacientes, proporcionando benefícios significativos em termos de estética facial, respiração e qualidade de vida. Essa inovação médica tem sido uma fonte de esperança para aqueles que enfrentam a perda ou deformidade de parte do nariz devido a condições médicas, traumas ou outras circunstâncias.

De acordo com Guilherme Scheibel, a prótese nasal não é apenas uma solução estética, mas também desempenha um papel crucial na saúde mental dos pacientes. A restauração da aparência facial muitas vezes ajuda a reconstruir a autoestima e a confiança.

“Porém, um dos desafios enfrentados por aqueles que necessitam de próteses nasais é o custo associado a esse procedimento. Os valores na rede privada podem variar consideravelmente, dependendo da extensão necessária e dos materiais utilizados em sua fabricação. Geralmente, custam entre R$ 2.000 e R$ 10 mil (ou mais)”, finaliza.

Veja também: Qual a maneira correta de lavar o nariz?

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Importância de cuidar da saúde e evitar doenças

Especialista explica a importância de cuidar da saúde e evitar doenças e falta de qualidade de vida

Leia mais

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais