Saúde & Bem Estar

Diferença entre inaladores: Entenda!

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Você já precisou escolher um inalador e não soube diferenciar entre os modelos disponíveis? Otorrino explica diferenças, confira!

Muito utilizados para tratamento de tosse ou inalação, principalmente nesta época do ano, os inaladores podem deixar muita gente confusa na hora de escolher o modelo e ainda assim achar que está se medicando, quando na verdade o modelo não oferece essa função. Por isso, o médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros, da capital paulista, explica.

Diferença entre inaladores Entenda!

“Os inaladores são bem diferentes e podem não surtir o efeito desejado dependendo o que precisa ser tratado. Quando se utiliza o inalador ultrassônico, por exemplo, não é possível colher os benefícios de algumas medicações corticoides. Assim, o paciente que faz o uso deste modelo só utiliza o soro mesmo que coloque a medicação no aparelho”, explica o médico.

 

Já o inalador compressor, como o próprio nome sugere, comprime o ar e controla a pressão e a vazão para que o medicamento seja expelido em forma de vapor. Na versão do inalador ultrassônico, o sistema de vibração de alta frequência transforma o medicamento em aerossol para ser inalado.

 

“A atenção deve ser redobrada quando há necessidade de um tratamento. O modelo ultrassônico, ao contrário do compressor, não é indicado para qualquer medicamento que ainda podem ter sua eficiência diminuída e o tratamento ser retardado”, finaliza o médico.

 

FONTE:

Bruno Borges de Carvalho Barros
Médico especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.

Veja também: Dia Mundial de Combate a Asma: entenda mais sobre a condição

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais