Saúde & Bem Estar

Dia do Combate ao Alcoolismo: Psicólogo alerta sobre a doença

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Saiba como lidar com o álcool de maneira cuidadosa

No último domingo (18), foi o Dia do Combate ao Alcoolismo, doença caracterizada pelo desejo descontrolado por bebida alcoólica, além de não conseguir parar o consumo, gerando dependência física, que se possui sintomas físicos e psíquicos em caso de abstinência da substância.

O psicólogo Alexander Bez, especialista em saúde mental, explicou que não há quantidade segura em relação ao consumo de álcool, mas é importante dizer que o alcoolismo é algo sério e não deve ser confundido com beber socialmente e em poucas quantidades.

O especialista diz que é relevante se atentar na quantidade e volume de álcool consumido. Ter uma educação alimentar, consequentemente tendo responsabilidade com consumo de bebida alcoólica, é essencial.

Com relação a adolescentes, proibir o álcool de maneira radical é o principal passo para impulsionar o jovem a tomá-lo em excesso, podendo desenvolver um vício. Daí a necessidade em trabalhar a educação familiar alimentar em casa desde cedo.

Dia do Combate ao Alcoolismo Psicólogo alerta sobre a doença

Foto: divulgação/internet

“A orientação é sempre o melhor caminho para a criação dos filhos, entender as vontades dos jovens e possibilitar que eles saibam até onde podem beber sem gerar danos imediatos e a longo prazo.”, explicou Bez.

De acordo com ele, o consumo de álcool em excesso provoca patologias no corpo, altera o raciocínio e a concentração, além de provocar síndromes neurológicas.

Ele afirma que beber com responsabilidade é a melhor maneira de se divertir em algum ambiente e orienta a procurar um tratamento específico caso tenha a doença.

Confira algumas orientações se você está fazendo tratamento para alcoolismo:

  • Pratique alguma atividade física;
  • Coma melhor, trabalhe em sua educação alimentar;
  • Tenha boas noites de sono;
  • Não beba em ambientes sociais, nem em hipótese alguma. Às vezes é preciso se afastar de pessoas e lugares que possuem relação direta com o álcool, mas é para um avanço na sua vida e recuperação.

Veja também: O que está levando tanta gente à terapia, no Brasil? 

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais