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Descubra as principais causas da insônia e métodos eficazes de combate

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

São muitos os motivos que podem levar a não ter uma rotina saudável de sono. Descubra as principais causas da insônia e quais os métodos mais eficazes para combatê-la.

Insônia é algo que deve ser acompanhado de perto. Dormir bem é essencial para o funcionamento do nosso corpo. Afinal, é durante o sono que repomos as energias, consolidamos memórias, regulamos o metabolismo, entre outras funções vitais para o organismo.

Contudo, a dificuldade para dormir pode ser um problema para qualquer pessoa. Quando isso acontece, ficamos mais vulneráveis ao surgimento de problemas de saúde, além da qualidade de vida ser drasticamente impactada.

O que é a insônia?

A insônia é um distúrbio do sono. Ela provoca a dificuldade em dormir, comprometendo a qualidade de vida e a saúde das pessoas que enfrentam esse problema.

Quem sofre de insônia pode apresentar esse comprometimento do sono frequentemente ou mesmo de maneira periódica, dependendo dos fatores que estão envolvidos — veremos os principais deles mais na frente.

Além disso, existem diferentes formas para a insônia se manifestar:

  1. Ela pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade de pegar no sono. Não é tão incomum alguém dizer que “rodou, rodou” na cama e não conseguia dormir.
  2. Uma pessoa com insônia pode ter dificuldade de dormir por longos períodos da noite. Ou seja, ela até dorme, mas acorda com frequência ou não consegue chegar ao sono profundo.
  3. Semelhante ao caso anterior, a insônia também pode se manifestar em casos nos quais a pessoa consegue dormir pouco. Isso significa que ela dorme, mas acorda em pouco tempo e não consegue mais dormir.

Descubra as principais causas da insônia e métodos eficazes de combate

Quais são os impactos da falta de sono na saúde?

No início do nosso artigo fizemos um breve resumo sobre a importância que o sono tem para o funcionamento do corpo humano.

Afinal, quando estamos dormindo nosso organismo:

  • Produz hormônios importantes;
  • Processa emoções, consolida memórias e elimina toxinas;
  • Melhora nossa capacidade de concentração;
  • Produz proteínas que combatem infecções e fortalece a imunidade.

Estes são apenas alguns dos benefícios que adquirimos ao ter um sono de qualidade. Por outro lado, pessoas que sofrem com a insônia têm impactos negativos na saúde física, mental e emocional.

Entre os principais problemas que podemos destacar estão:

  • Fadiga e sonolência durante o dia;
  • Maior risco de desenvolver problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade;
  • Alterações no humor;
  • Maior risco para o desenvolvimento de doenças físicas — obesidade, pressão arterial, doenças cardiovasculares, etc;
  • Baixa imunidade.

Veja também: Truques para cair no sono em 10, 60 ou 120 segundos

Quais as principais causas da insônia?

Agora que você já conhece os prejuízos que a insônia pode causar, chegou o momento de descobrir as principais causas que levam ao distúrbio do sono. Vamos lá?

Estresse e ansiedade

A sobrecarga diária de atividades muitas vezes causa estresse e ansiedade. Seja um grande projeto no trabalho, problemas pessoais ou preocupações excessivas com um futuro, são muitos os motivos que podem afetar a saúde emocional e mental.

Dessa forma, tanto o estresse como a ansiedade podem dificultar o relaxamento necessário na hora de dormir. Talvez você mesmo já tenha ficado horas acordado com a sensação de que sua mente não parava de funcionar. Tudo isso pode desencadear casos de insônia.

Hábitos irregulares

Ter horários diversos de sono pode confundir o relógio interno do corpo e dificultar o estabelecimento de um sono saudável.

Isso pode acontecer porque em alguns dias da semana você acorda mais cedo ou demora mais a dormir — como nos finais de semana, por exemplo — ou até mesmo com profissionais que realizam plantões noturnos.

Estilo de vida

Hábitos saudáveis são um conjunto de ações que fazemos para promover nosso bem estar. Ou seja, eles precisam estar interligados para produzir os benefícios para o nosso corpo.

Se você leva um estilo de vida com consumo em excesso de cafeína, álcool ou nicotina, é provável que a insônia acabe sendo um problema.

Lembre-se: a forma como vivemos nossos dias impacta não apenas o futuro, mas também o presente.

Uso de medicamentos

Outro fator que contribui para a insônia é o uso de alguns medicamentos. Remédios para pressão arterial, antidepressivos, descongestionantes, etc, podem ter efeitos colaterais que impedem a qualidade do sono.

Por isso, procure sempre um médico antes de ingerir qualquer medicação.

Atividades excessivas antes de dormir

Realizar muitas atividades estimulantes antes de dormir pode prejudicar seu sono. Isso inclui exercícios físicos de muito impacto, trabalhar ou estudar até muito tarde e, principalmente, o uso de telas.

Sabemos que a atual geração já acorda e vai dormir com um celular na mão. Contudo essa prática é muito prejudicial. A luz emitida por smartphones, tablets ou televisões inibem a produção de melatonina — hormônio responsável por estimular o sono.

Ou seja, perto da hora de dormir você deve evitar todos os aparelhos eletrônicos e permitir que seu corpo entre em estado de relaxamento.

Quais são métodos eficazes para combater a insônia?

Já aprendemos até aqui que a insônia tem muitos efeitos negativos para a nossa saúde. Por isso, devemos fazer o que está ao nosso alcance para evitá-la.

Contar com alguns métodos é o melhor caminho para combater a insônia e ter um sono de qualidade. Algumas maneiras de tornar isso possível são:

  • Mantenha um sono regular;
  • Crie um ambiente confortável para dormir;
  • Evite cochilos durante o dia;
  • Controle os níveis de estresse e ansiedade;
  • Evite exposição a muita luz antes de dormir;
  • Defina uma rotina pré-sono;
  • Evite cafeína, álcool ou nicotina à noite;
  • Faça exercícios regularmente.

Além das dicas citadas acima, você também pode experimentar a TCI, conhecida como Terapia Comportamental para Insônia. Ela é baseada em técnicas cognitivas e comportamentais que ajudam você a desenvolver hábitos saudáveis de sono.

Caso os problemas relacionados à insônia permaneçam, procure ajuda médica. A partir da avaliação da sua situação específica é possível definir qual o melhor tratamento.

Veja também: 5 estratégias para melhorar a qualidade do seu sono

Sobre o autor

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