Saúde & Bem Estar

5 estratégias para melhorar a qualidade do seu sono

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

5 estratégias imperdíveis para dormir melhor.

Ter uma boa rotina de sono é essencial para a qualidade de vida de qualquer indivíduo. Afinal, é no sono que o organismo realiza ações restauradoras importantes para a saúde física e mental. Isto significa repor energias, regular o metabolismo, reparar os tecidos celulares, dentre outras questões.

Contudo, nem todas as pessoas conseguem manter uma rotina efetiva de sono, dormindo poucas horas por noite ou não conseguindo ter um sono profundo quando chega o momento de descansar. Além disso, ainda existem aqueles que enfrentam sérios problemas distúrbios e dificuldades para dormir, como é o caso dos que sofrem de insônia.

 

Qual a importância de dormir bem?

Como falamos anteriormente, é durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo. Por isso, ter uma boa rotina de sono é importante para repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.

Dessa forma, o sono de qualidade proporciona:

  • Restauração física: isso inclui a recuperação muscular, a produção de células saudáveis, a reparação de tecidos danificados e o fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora na função cognitiva: o sono tem papel essencial para a concentração, a memória, o aprendizado e o processamento de informações.
  • Fortalecimento do sistema imunológico: Durante o sono, o corpo produz citocinas, que são proteínas necessárias para combater infecções e inflamações.
  • Ajuda no equilíbrio emocional: Dormir bem ajuda a regular as emoções, promovendo um equilíbrio emocional mais saudável e melhorando o bem-estar psicológico.

O que influencia a qualidade do sono?

São inúmeros os fatores que influenciam na qualidade do sono, muitas vezes impedindo a rotina de dormir bem.

Entre esses fatores estão os problemas emocionais, responsáveis por causar estresse, preocupação e medo. Sentimentos como esses acabam impedindo o relaxamento do corpo e um sono tranquilo.

Existem também os distúrbios do sono — insônia, síndrome do sono insuficiente e apneia obstrutiva do sono. Eles impedem a sensação de que o sono foi suficiente para recuperar nossas energias, independente da quantidade de horas dormidas. Em muitos desses casos, a ajuda médica se faz necessária.

Outras questões que também influenciam na qualidade do sono são hábitos alimentares, prática regular de exercícios físicos, estabelecer uma rotina de sono, dentre outros. Juntas, todas as questões podem impactar em noite bem ou mal dormidas.

Veja também: Truques para cair no sono em 10, 60 ou 120 segundos

Quais os benefícios de um sono de qualidade?

Os benefícios de um sono de qualidade são muitos, passando por questões físicas, emocionais e cognitivas. Entre eles podemos destacar:

Aumento de energia e produtividade

Dormir bem permite que o corpo se recupere e se revitalize, resultando em maior nível de energia e disposição durante o dia. Isso leva a um aumento da produtividade e eficiência nas atividades diárias.

Manutenção de um peso saudável

A privação do sono está relacionada a desequilíbrios hormonais que podem afetar o apetite e o controle do peso. Dormir bem está associado a um melhor equilíbrio hormonal, reduzindo os desejos por alimentos calóricos e ajudando a manter um peso saudável.

Melhoria do humor e equilíbrio emocional

A privação do sono está associada a alterações de humor, irritabilidade e maior suscetibilidade ao estresse. Por outro lado, um sono de qualidade ajuda a regular as emoções, reduz o risco de transtornos do humor, como a depressão, e promove um equilíbrio emocional mais saudável.

Melhoria da saúde cardiovascular

Durante o sono, o corpo regula a pressão arterial, reduz a inflamação e equilibra os níveis de açúcar no sangue. Dormir bem está associado a um menor risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral.

5 estratégias para melhorar a qualidade do seu sono

5 estratégias para melhorar o sono

Agora que você conhece a importância e os benefícios de um sono, separamos 5 dicas estratégicas para melhorar seu sono e aumentar a qualidade do seu bem-estar físico e mental. Confira:

1.      Tenha uma rotina bem definida

Estabelecer uma rotina para a realização de atividades é fundamental para manter seu sono regulado.

Tenha horários para acordar, se alimentar, praticar exercícios, trabalhar e ir dormir. O ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite, mas isto pode variar a depender do caso e da faixa etária de cada pessoa.

2.      Evite o uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir

Quando estiver chegando perto da hora de dormir — cerca de 1 hora antes — evite o uso dos aparelhos eletrônicos como celular, computadores, televisões e outras telas.

Além de prenderem a atenção e muitas vezes nos fazer perder a hora, a luminosidade emitida pela tela desses aparelhos interfere na produção do hormônio da melatonina, responsável por regular nosso sono.

3.      Faça exercícios físicos regularmente

Fugir do sedentarismo também é muito importante para melhorar a qualidade do sono. A prática de exercícios físicos libera hormônios e aumenta a sensação de bem-estar.

No entanto, evite exercícios intensos muito próximos da hora de dormir, pois a estimulação física pode dificultar o relaxamento necessário para adormecer.

4.      Evite estimulantes e refeições pesadas antes de dormir

Tente não consumir cafeína e nicotina algumas horas antes de dormir, pois essas substâncias podem interferir no sono. Além disso, evite refeições pesadas e picantes antes de dormir, pois elas podem causar desconforto digestivo e dificultar o sono.

5.      Tenha um ambiente propício para dormir

Para ter uma melhor qualidade de sono você também pode investir em um ambiente que contribua para trazer o relaxamento e conforto necessário para dormir bem.

Por isso, priorize o silêncio no quarto, deixe as luzes apagadas e utilize ventilador ou qualquer outra coisa que possa ajudar a criar um ambiente tranquilo e propício para dormir.

Você também pode construir hábitos relaxantes antes de dormir, como ler um pouco ou praticar técnicas de relaxamento.

 

É importante destacar que cada pessoa é única e pode ter diferentes necessidades e sensibilidades em relação ao sono. Por isso, lembre-se de experimentar diferentes estratégias e identificar o que funciona para você, adaptando-se sempre que necessário para conseguir ter um sono restaurador e de qualidade.

Veja também: Como anda o seu sono?

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

5 Dicas para as empresas colaborarem com ambientes de trabalho mais saudáveis

Estudo mostra que 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental

Leia mais

O que fazer ao encontrar dificuldades no acesso a tratamentos de saúde? Entenda!

A advogada Renata Frias, especialista em Direito da Saúde explica sobre a situação que atinge muitos brasileiros

Leia mais

Estrabismo: entenda a condição e a importância do diagnóstico ainda na infância

Comportamentos específicos podem denunciar que há́ desalinhamento entre os olhos nos primeiros anos de vida. A boa notícia é que há́ possibilidade de cura até́ os 8 anos de idade

Leia mais