Saúde & Bem Estar

Como fazer lavagem nasal e evitar doenças comuns do inverno

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

A correta higienização nasal é importante para a saúde individual e coletiva, permitindo mais bem-estar para a pessoa e também evitando a proliferação de doenças.

Se o tempo mais frio é propicio para gripes e resfriados, as lavagens nasais podem ser a solução para este inverno. A dica é do médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros, da capital paulista.

Dr. Bruno explica ao lavar o nariz é possível remover secreções, micro-organismos e alérgenos existentes na cavidades nasais, além de fazer uma completa limpeza, fluidificação e descongestão nasal. Mas, a dica para fazer isso da maneira correta são as  garrafinhas de alto volume, pois associam baixa pressão com alto fluxo.

“Elas devem ser colocadas na ponta do nariz e apertadas suavemente inclinando a cabeça para o lado contrário ao que está lavando enquanto aperta bem suavemente. Assim, o soro escorre um pouco pela outra narina, mas é preciso ter atenção: o jato não deve sair em alta pressão na outra narina e, enquanto o processo acontece, é importante respirar pela boca e ao terminar não assoar o nariz, apenas secá-lo”, ensina. Isto evita que a lavagem gere dor e desconforto nos ouvidos.

O liquido dentro da garrafinha deve ser o soro fisiológico, pronto ou feito de maneira caseira com 250 ml de água morna filtrada adicionado uma colher de medida (de café) cheia de sal. No mais, o  médico fala que a lavagem deve ser feita diariamente, uma vez ao dia, e qualquer pessoa pode – e deve fazer – principalmente na temporada do inverno.

Como fazer lavagem nasal e evitar doenças comuns do inverno

Veja também: Qual a maneira correta de lavar o nariz?

 

FONTE:

 Bruno Borges de Carvalho Barros

Médico especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano

Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.

Leia mais

Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino

Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.

Leia mais

Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024

Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce

Leia mais