Alimentação & Nutrição

Ortorexia – Como saber se você está obcecado pela alimentação saudável

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

O excesso de preocupação com a alimentação também pode se tornar um problema.

A ortorexia é um tipo de transtorno alimentar que surge quando existe uma preocupação excessiva em relação à alimentação, tendo como principal característica a busca exagerada para comer sempre saudável. Além disso, existe também uma preocupação para ter sempre alimentos puros, sem agrotóxicos, contaminantes ou produtos de origem animal.

 

Segundo a médica endocrinologista, Dra. Carolina Mantelli, o individuo evita a qualquer custo comer fora de casa. Ao contrário de outros transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia, no caso da ortorexia, a grande preocupação não é com aquilo que o espelho reflete, ou seja, a forma física. Ela está muito mais ligada a uma preocupação em consumir apenas o que é considerado puro e correto. A pessoa ortoréxica, inicia uma busca obsessiva por normas (ou regras) de alimentação saudável.

Ortorexia - Como saber se você está obcecado pela alimentação saudável

©GlobalStock de Getty Images via Canva.com

As informações são obtidas através dos meios de comunicação, porém são distorcidas e exageradas. Dessa forma, acaba excluindo muitos alimentos, por exemplo, começa com os considerados impuros como corantes, conservantes, gorduras trans, açúcar, sal, agrotóxicos, pesticidas, alimentos transgênicos, e muitos outros.

Veja também: Compulsão alimentar pode mascarar um transtorno cerebral mais grave

Ao longo do tempo essa restrição alimentar é intensificada e o indivíduo com esse transtorno acaba tendo uma dieta pouco variada, o que pode levar à perda de peso e falta de vitaminas e minerais. Outra característica é desta síndrome é a preocupação exagera com o modo de preparo dos alimentos, tendo cuidados excessivos para não adicionar muito sal, açúcar ou gordura.

 

Um fator preocupante acontece quando o ortoréxico cai na tentação de comer algo que não é saudável, como um doce, por exemplo. Esse deslize é normal para qualquer pessoa, mas gera sentimento de culpa excessiva nesse paciente, podendo desencadear outros problemas, como estresse intenso, frustração, raiva, ansiedade e depressão.

 

O diagnóstico da ortorexia é feito pelo médico através de uma avaliação detalhada dos hábitos alimentares do paciente para perceber se há restrições alimentares e excesso de preocupação com a comida. Também é feito um exame físico para verificar sinais de falta de nutrientes, como queda de cabelo e unhas quebradiças. Também é necessário fazer exames de sangue para verificar carências nutricionais ou anemias.

 

Esse transtorno deve ser tratado com acompanhamento médico e psicológico, sendo importante o apoio da família para identificar e superar este problema. O tratamento da ortorexia nervosa deve ser feito com acompanhamento médico, também sendo necessário em alguns casos o acompanhamento psicológico. É comum ser necessário tomar suplementos nutricionais nos casos em que há deficiências em nutrientes, como vitaminas e minerais, ou presença de doenças como anemia.

 

Além do acompanhamento médico, também é essencial o apoio da família para que a ortorexia seja identificada e superada, e para que uma alimentação saudável seja feita sem colocar em risco a saúde do paciente.

 

Fonte: Dra. Carolina Mantelli – Médica Endocrinologista

 

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais

Preliminares: Entenda a importância para o corpo feminino

Você sabe por que uma mulher precisa de preliminares no momento do sexo?

Leia mais

Veja 4 produtos essenciais para se ter na rotina de skincare da pele madura

Entenda quais são esses produtos e o benefício de cada um deles para a pele

Leia mais