Saúde & Bem Estar

7 Estratégias para manter um estilo de vida saudável a longo prazo

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Entenda o que está por trás de uma vida saudável e quais as estratégias necessárias para mudar o seu estilo de vida a longo prazo.

Ter um estilo de vida mais saudável exige disciplina, foco e conhecimento. Isso significa que ser saudável vai muito além de fazer dietas ou praticar exercícios físicos. Afinal, o objetivo é criar hábitos melhores que sejam sustentáveis a longo prazo.

A falta desse entendimento é um dos principais motivos para as pessoas abandonarem uma rotina na qual o bem-estar seja priorizado. Isso é comum principalmente quando os resultados estéticos são os únicos parâmetros para avaliar se vale a pena ou não cultivar essa mudança de vida.

 

O que é ter um estilo de vida mais saudável?

Ter uma vida saudável envolve adotar comportamentos e desenvolver hábitos que promovam o bem-estar físico, mental e emocional. Para isso é preciso fazer escolhas conscientes com o objetivo de melhorar sua saúde geral.

É fácil? Infelizmente, sabemos que não é. Concordamos que grande parte da população enfrenta uma correria todos os dias. Praticamente lutamos contra o tempo, não é? Sendo assim não é difícil ouvir frases como:

  • “Eu não tenho tempo para ir a academia”;
  • “Meu trabalho é tão cansativo que quando chego em casa só quero deitar”;
  • “Não consigo me alimentar bem porque são muitas atividades durante o dia e escolho a praticidade”.

Se você nunca usou nenhuma dessas frases, já deve ter escutado alguém falando. Não podemos negar que a vida é corrida. Contudo, isso não pode ser uma desculpa para descuidarmos da saúde. Ter um estilo de vida mais saudável deve ser o direcionamento de todos, mas exige esforço e ação.

7 Estratégias para manter um estilo de vida saudável a longo prazo

7 estratégias para manter um estilo de vida saudável a longo prazo

Temos vivido uma época em que muitas pessoas buscam ter uma vida mais saudável, seja na alimentação ou na prática de atividades físicas.Entretanto, existem aquelas que até começam, mas não conseguem manter. A constância é a chance para desenvolver hábitos melhores.

Pensando nisso, selecionamos 7 estratégias para manter um estilo de vida saudável a longo prazo. Confira:

 

1.      Estabeleça metas alcançáveis

Não adianta iniciar fazendo atividades 7 dias na semana e cortando diversos alimentos se você não conseguir manter essa rotina durante muito tempo. A melhor opção é estabelecer metas acessíveis, que você consiga alcançar dentro da sua realidade.

Tomando essa atitude você corre menos riscos de desistir no meio do caminho. Lembre-se: pequenos passos levam à constância.

 

2.      Comece a praticar exercícios físicos

Manter o corpo em movimento é fundamental para a saúde. Por isso, estabeleça momentos dentro do seu dias para praticar exercícios físicos.

Existe uma enorme variedade de modalidades — como musculação, ciclismo, corrida ou as artes marciais — escolha aquela que mais gera identificação e dê prazer. Assim você vai se sentir mais motivado a continuar os exercícios.

Veja também: Benefícios de praticar exercícios ao ar livre

3.      Tenha uma alimentação equilibrada

Uma boa alimentação é indispensável quando falamos de uma vida saudável. Mas tenha cuidado com as restrições. A melhor forma para se alimentar bem é ter uma dieta equilibrada e que não prive você dos alimentos que mais aprecia.

Dessa forma, ainda vale comer aquela pizza ou um chocolate, você não precisa deixar de comer tudo o que gosta. Para encontrar o equilíbrio, inclua proteínas, carboidratos e nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. E não abuse dos alimentos gordurosos.

 

4.      Faça escolhas conscientes

Não adianta procurar ter hábitos mais saudáveis apenas porque alguém disse que você deveria. Ter uma vida saudável a longo prazo é sobre fazer escolhas conscientes desde o início. Essa consciência passa pelos alimentos que você come, os exercícios físicos que escolhe fazer.

Mas, principalmente, as pequenas decisões durante o dia que mudam o resultado como um todo. Quando decidimos ter uma vida saudável porque entendemos a importância dela, torna-se mais fácil criar hábitos duradouros e manter a sua motivação para alcançar o objetivo final.

 

5.      Cuide da sua saúde mental

Um corpo saudável também passa por uma mente saudável. Nossas emoções têm grande poder sobre as atitudes que tomamos. Por isso, cuidar do seu bem-estar mental e físico influencia diretamente no estilo de vida mais saudável.

Pratique técnicas de relaxamento, tenha momentos de lazer, descanse e não deixe de procurar ajuda médica se necessário.

Veja também: Práticas de mindfulness e meditação para o bem-estar mental

6.      Hidrate-se

Cerca de 70% do nosso corpo é formado por água. Por isso, ela é essencial para que o organismo funcione corretamente. A água elimina substâncias indesejáveis, transporta nutrientes  e auxilia na produção de energia.

Sendo assim, devemos beber de 2 a 3 litros de água todos os dias, dependendo das necessidades de cada indivíduo. Uma maneira prática de saber se você tem consumido a quantidade correta de água é analisar a cor da sua urina. Quanto mais escura ela for, mais seu corpo pode estar desidratado.

 

7.      Durma bem

O sono desempenha um papel vital para a manutenção de um estilo de vida saudável a longo prazo. Quando estamos dormindo nosso corpo realiza os processos de reparação e restauração celular, permitindo que os tecidos se recupere dos danos diários.

Além disso, o sono também é responsável por recuperar as energias e trazer mais vigor para realizar as atividades durante o dia. Ou seja, dormir melhor nos ajuda a ter um melhor desempenho nas atividades.

Em resumo, ter uma vida saudável a longo prazo envolve fazer escolhas no presente que sejam possíveis de manter no futuro. Essa é uma caminhada contínua, e não uma meta única. O importante é estar disposto a se adaptar, aprender e crescer ao longo do tempo para desfrutar dos  benefícios que uma rotina traz para a saúde e o bem-estar.

Veja também: Durma bem e ative as células T!

Sobre o autor

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