Saúde do Idoso

5 dicas valiosas para alcançar um envelhecimento saudável

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Separamos 5 dicas valiosas para você que deseja ter uma velhice de qualidade. Já podemos adiantar que a hora de colocar esses hábitos em prática é agora! Vamos saber mais?

O envelhecimento é um processo natural da vida. No entanto, muitas pessoas acabam tendo receio de envelhecer por enxergarem essa fase como um momento de doenças e limitações.

Mas podemos dizer com convicção que esse pensamento está completamente equivocado. O motivo de muitas pessoas acima dos 60 anos enfrentarem dificuldades não está relacionado ao simples fato de envelhecer

Pelo contrário, com os devidos cuidados a saúde, é possível alcançar um envelhecimento saudável e aproveitar todos os benefícios que a maturidade traz.

Por que envelhecer com saúde é importante?

Uma rotina saudável é importante independente da fase em que vivemos. Ela promove mais bem-estar, autonomia e vivacidade para as atividades diárias.

Na velhice isso não é diferente. Não podemos negar que à medida que envelhecemos, nosso corpo vai sentir os efeitos. Afinal, o organismo não funciona da mesma forma por questões biológicas.

Mas calma, não há motivo para desespero! Muito menos para ter uma visão da velhice como o fim da vida.

Quando buscamos um envelhecimento saudável significa que teremos mais qualidade de vida. Com mais qualidade de vida, melhor será a sua relação com o próprio corpo quando ele estiver mais velho.

Entre os motivos pelos quais o envelhecimento saudável é importante, podemos destacar:

  • Autonomia: prezar por um envelhecimento saudável permite que você mantenha sua independência e capacidade de realizar atividades por conta própria. Essa liberdade evita a total necessidade de depender de terceiros e preserva a autoestima;
  • Redução dos riscos de doenças crônicas: cuidar da sua saúde visando ter um presente e futuro de qualidade aumenta as chances de reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e alguns tipos de câncer;
  • Melhora nas funções cognitivas: o envelhecimento saudável também está associado à manutenção das funções cognitivas, como memória, raciocínio e tomada de decisões. Isso contribui para a independência e a capacidade de se envolver ativamente na sociedade;
  • Bem-estar emocional: manter as relações sociais, lidar com estresses e permanecer ativo são alguns dos motivos que tornam o envelhecimento saudável essencial para o bem-estar emocional e mental.

Veja também: 5 Exercícios para melhorar a saúde óssea e prevenir a osteoporose

5 dicas para alcançar um envelhecimento saudável

Agora que você já conhece os principais benefícios do envelhecimento saudável, chegou a hora de descobrir a melhor forma de alcançá-lo.

Selecionamos 5 dicas simples que vão fazer toda a diferença para a sua qualidade de vida e possibilitar que você chegue à velhice com a oportunidade de aproveitar com mais alegria e prazer. Confira:

Dica 1: Tenha uma alimentação balanceada

Existem pessoas que passam a vida inteira sem se preocupar com os alimentos ingeridos. Muitas vezes os efeitos dessa escolha podem ser mascarados pela juventude, mas quando ficamos mais velhos a conta chega.

Além dos problemas ligados à alimentação inadequada — como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares — essa falta de equilíbrio faz com que muitos idosos precisem cortar por completo os alimentos que gostam de comer.

O segredo para fugir dessa limitação e dos problemas de saúde é ter uma alimentação equilibrada desde cedo. É preciso escolher alimentos que proporcionem os nutrientes necessários para o pleno funcionamento do corpo.

Inclua mais frutas, verduras, grãos e peixes no dia-a-dia. Se necessário, faça também o uso de suplementos para complementar a ausência de vitaminas.

Dica 2: Pratique atividades físicas

Nosso corpo precisa de movimento para permanecer saudável. Inclua na sua rotina atividades físicas para alcançar bem-estar e qualidade de vida em qualquer idade.

Esse hábito influencia diretamente na redução do risco de doenças, melhora o humor, proporciona mais interação social — sobretudo os exercícios físicos em grupo — e ainda possibilita a autonomia necessária.

Uma pessoa ativa desde da juventude, tem mais chances de chegar à velhice com mais força e disposição para lidar com questões relacionadas à rotina.

Os exercícios também trazem mais flexibilidade e equilíbrio, ajudando na proteção contra quedas, fortalecendo os ossos e evitando lesões.

5 dicas para alcançar um envelhecimento saudável

Veja também: Esporte na melhor idade: saiba quais são as modalidades mais indicadas para os idosos

Dica 3: Controle o estresse

O estresse traz muitos malefícios para a saúde. Alguns deles são:

  • Problemas de saúde mental;
  • Distúrbios digestivos;
  • Problemas de concentração e memória;
  • Problemas cardíacos;
  • Enfraquecimento do sistema imunológico;
  • Aumento do risco de obesidade.

Ou seja, o estresse impede que levemos uma vida saudável, seja durante a juventude ou a velhice.

Por isso, controlar os níveis de estresse é fundamental para minimizar os efeitos negativos e ter uma boa saúde física e mental.

Para tornar esse controle possível você pode adotar algumas técnicas de meditação, ioga ou respiração profunda.

Dica 4: Tenha um sono regular

Para recuperar o corpo e a mente é essencial ter um sono de qualidade. Quando dormimos bem, permitimos que todas as funções do nosso corpo funcione corretamente.

Sendo assim, se você deseja chegar à velhice prevenindo doenças degenerativas — como Alzheimer e demência —, produzindo hormônios regularmente, tendo uma boa função cognitiva, dentre outros benefícios, mantenha uma rotina regular do seu sono.

Dica 5: Faça consultas de rotina

Realizar exames e consultas de rotina é uma prática muito importante para ter qualidade de vida e envelhecer de maneira saudável.

Dessa forma, é possível monitorar a saúde física, prevenir doenças e realizar os devidos tratamentos caso surja algum problema de saúde.

Sendo assim, realize check ups pelo menos uma vez ao ano e escolha profissionais de confiança para acompanharem sua saúde.

Lembre-se: o envelhecimento saudável envolve uma série de hábitos que juntos possibilitam o bem estar físico e mental.

Ou seja, são as pequenas escolhas diárias que trazem benefícios para toda a vida. Cuide da sua saúde hoje e tenha uma velhice cheia de realizações!

 

Veja também: Resiliência do cérebro 60+ é comprovada na atuação de Tom Cruise em Missão Impossível

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

40 anos? Entenda a importância da musculação para transformar o corpo

Especialista explica como a prática de exercícios físicos é importante para a mulher 40+

Leia mais

Reaplicar protetor solar sem estragar a maquiagem: dicas essenciais para manter proteção

Entenda como manter a maquiagem sem abrir mão da proteção

Leia mais

Poros dilatados: Quais são as causas e como reduzi-los?

Especialista em beleza e saúde da pele esclarece as principais dúvidas sobre poros abertos

Leia mais