Saúde da Criança

Governo restringe acesso a aplicativos e plataformas de streaming nas escolas estaduais

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Aplicativos seguros e educativos não foram proibidos

Desde o dia 5/2 a restrição do governo vale tanto para alunos e funcionários, no ambiente pedagógico e no administrativo nas escolas estaduais. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc), a ideia é otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. Para Bruna Dias, especialista em Computação Aplicada à Educação do grupo inglês Sandbox Group, marca detentora de mais de 18 produtos de educativos, de entretenimento e aprendizagem, a proibição não é uma saída saudável e eficaz, uma vez que o consumo de conteúdo adequado e moderado pode ajudar – e muito – na educação das crianças e torná-los adultos mais preparados para o mundo tecnológico que, inevitavelmente, será percorrido pelas crianças na vida adulta. “É de extrema importância desenvolver a autorregulação desde a infância, já que lidar com o mundo online acarreta mudanças emocionais e comportamentais que vão, fazer parte da carreira e da vida social de todas as crianças”, afirma a especialista.

Governo restringe acesso a aplicativos e plataformas de streaming nas escolas estaduais

© andresr de Getty Images Signature via Canva.com

Veja também: Tempo seguro de exposição às telas em cada faixa etária

“A proibição, muitas vezes, pode não ser a solução, mas sim a educação tecnológica para o uso consciente de produtos que insiram as crianças nas telas de modo inteligente, visando o equilíbrio do consumo que deve começar dentro de casa, com os pais e educadores fazendo uma referência saudável sobre o uso de redes e consumo digital”, alerta.

Prova de que o aplicativo Playkids+ do grupo inglês Sandbox Group é uma forma inteligente de ensinar o consumo de modo saudável, é que o mesmo não entra na lista proibida pelo governo. “Nossa grande preocupação sempre foi de oferecer algo que contribua para educação dos pequenos, por isso que além de buscarmos uma séria curadoria para tudo o que colocamos em nosso aplicativo infantil, ainda temos disponível formas divertidas de educar de acordo com a idade das crianças”, finaliza a especialista.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

A relação entre a obesidade e a depressão é complexa e multifacetada

A complexa interligação entre obesidade e depressão destaca-se por fatores biológicos, estresse, estigma social, estilo de vida e a gestão desafiadora da saúde, exigindo abordagens holísticas para um bem-estar completo.

Leia mais

Suplementos: Quando se deve usar no dia a dia? Confira as indicações e a importância deles

Dra. Sylvia Ramuth do Emagrecentro explica quais os tipos de suplementação e cuidados para o uso

Leia mais

Jiu Jitsu além do esporte: conheça a arte marcial com benefícios mentais

Esporte de origem japonesa que contém uma série de vantagens para o corpo e alma

Leia mais