A segurança no uso de aplicativos por crianças é uma preocupação importante, considerando o ambiente online e os riscos associados à exposição a conteúdos inadequados, interações com estranhos, privacidade e uso excessivo de tecnologia.
Bruna Dias, especialista em Computação Aplicada à Educação do grupo inglês Sandbox Group, marca detentora de mais de 18 produtos de educativos, de entretenimento e aprendizagem, fala que para garantir a segurança das crianças atrás das telas é importante seguir as dicas:
- Consciência dos pais e responsáveis sobre quais são os aplicativos usados pelas crianças: “Escolher os aplicativos apropriados para a idade é fundamental, por isso, o Playkids+ é dividido por idade, assim, os pais sabem exatamente que dentro da faixa etária a criança somente verá aquilo que é adequado para a idade dela”, fala Bruna.
- Educação sobre segurança online: Ensinar crianças sobre os perigos online, como compartilhar informações pessoais, interagir com estranhos e acessar conteúdos inapropriados é fundamental. “Além disso, contar com aplicativos educativos e informativos é fundamental para que elas saibam como agir em situações desconfortáveis ou suspeitas”, alerta a especialista.
- Configuração de privacidade: “Verificar as configurações de privacidade dos aplicativos ajuda a garantir que informações pessoais das crianças não sejam compartilhadas sem consentimento. O PlayKids+ tem essa preocupação de permitir que a configuração de privacidade seja devidamente apropriada”, comenta Bruna.
- Atualizações e avaliações: Manter os aplicativos atualizados garante que as atualizações façam as correções de segurança. Além disso, é importante verificar regularmente os aplicativos instalados e desinstalar aqueles que não são mais adequados para a idade da criança ou que representam riscos.
Veja também: Tempo seguro de exposição às telas em cada faixa etária
Bruna reforça que ao implementar essas diretrizes e se manter envolvido na vida digital das crianças, os pais podem ajudar a garantir um ambiente mais seguro e saudável para o uso de aplicativos por parte delas.
Sobre o Grupo Sandbox:
O Sandbox Group, com sede em Londres, é uma holding com 17 empresas dedicadas à educação e ao entretenimento seguro. Nossa missão é construir, fomentar e apoiar o crescimento de uma diversificada família de marcas e serviços. Acreditamos firmemente no poder da colaboração e na sinergia que surge quando parceiros compartilham nossa visão de criar experiências educativas e divertidas.
Nossas marcas operam na interseção das indústrias digital, de aprendizagem e de mídia, e incluem marcas de renome, como Code Kingdoms, que oferece cursos de codificação online para crianças; Hopster, aplicativo de aprendizagem pré-escolar; e Leiturinha, líder em serviços de assinatura de livros infantis no Brasil.
Na Sandbox, estamos comprometidos em oferecer um ecossistema de produtos de entretenimento educativo incomparável. Atualmente, alcançamos uma audiência de mais de 65 milhões de crianças, famílias e professores em todo o mundo. Acreditamos que o aprendizado e a diversão podem caminhar juntos, e estamos empenhados em oferecer experiências que enriquecem o desenvolvimento das crianças e proporcionam momentos memoráveis para as famílias.
Veja também: Playkids+: Novo aplicativo infantil é lançado hoje no Brasil
Veja também
Novembro Roxo: Brasil Registra Aproximadamente 300 Mil Nascimentos Prematuros Por Ano
Pediatra, Dra. Betina Costa, destaca a importância do acompanhamento médico e do apoio familiar para a recuperação e desenvolvimento saudável desses pequenos guerreiros.
Intimidade renovada: entenda os benefícios do rejuvenescimento íntimo feminino
Segundo a médica Vanessa Hildebrand, o aumento da procura por procedimentos estéticos na região íntima revela o desejo feminino por mais qualidade de vida.
Novembro Azul: Inca Estima 71 Mil Novos Casos De Câncer De Próstata Em 2024
Urologista, Dr. Octávio Campos, diz que chances de cura podem chegar a 90% com detecção precoce