Podcasts

10 Dicas Poderosas para Melhorar o Sono e Superar a Insônia Rapidamente

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Se você sofre de insônia deve estar se perguntando: e qual a solução para isso? Então, fica com a gente porque nesse artigo vamos compartilhar 10 dicas poderosas para melhorar o sono e superar a insônia.

O corpo humano não foi feito para ficar ligado 24 horas por dia! Parece óbvio, não é mesmo? No entanto, por mais que tenhamos essa consciência, existe um fator que pode nos atrapalhar durante esse descanso: a insônia, melhorar o sono é algo de suma importância para o bem-estar.

Sem dúvidas, depois de um dia cansativo, tudo o que queremos é chegar em casa, deitar na cama e dormir. Mas nem sempre tudo sai como planejado. Para quem sofre com a dificuldade de dormir, o resultado pode ser horas a fio de revirando na cama e amanhecer ainda mais cansado no outro dia.

Quais os impactos da insônia na saúde?

A qualidade do sono representa muito a nossa qualidade de vida. Dormir bem é essencial para ter disposição, garantir que os órgãos do corpo funcionem corretamente, ter boas interações sociais, dentre outros benefícios.

No estágio do sono restaurador, nossos músculos relaxam, a pressão arterial cai, a respiração se torna mais lenta e os tecidos do corpo começam a ser restaurados. Ou seja, é essa a etapa que precisamos atingir quando desejamos uma boa qualidade de vida.

Contudo, quem sofre de insônia tem uma grande dificuldade de chegar ao sono restaurador. Isso acontece porque a insônia vai além de uma dificuldade para dormir e envolve também a barreira de manter um sono de qualidade.

Entre os principais impactos que a insônia traz destacamos:

  • Fadiga e sonolência durante o dia;
  • Problemas de saúde mental;
  • Diminuição do desempenho cognitivo;
  • Queda no funcionamento do sistema imunológico;
  • Aumento no risco de doenças cardiovasculares;
  • Comprometimento da regulação hormonal;
  • Aumento do estresse.

Pessoa dormindo tranquilamente. 10 Dicas Poderosas para Melhorar o Sono e Superar a Insônia Rapidamente

10 dicas poderosas para melhorar o sono

Agora que você entendeu os impactos da insônia, veja 10 dicas que podem ajudar na melhora do seu sono!

Veja também: Como anda o seu sono?

Dica 1: Promova o relaxamento do seu corpo

A primeira dica para ajudar você a dormir melhor é promover o relaxamento do seu corpo. Você pode iniciar esse processo ainda no banho, aproveitando esse momento para se desligar e ter uma maior concentração em si.

Comece a fazer uma massagem no corpo para aliviar as tensões. Você pode contar com o apoio de óleos ou espumas de banho que potencializam essa ação. Essa automassagem deve ser feita nos ombros, pescoço, orelhas e por todo o rosto.

Dica 2: Prepare-se para dormir

A falta de uma rotina estabelecida de sono também contribui para a insônia. Se você não tem um horário certo para se desligar das atividades e descansar, o relógio biológico do seu corpo passa a ter dificuldade para entender que é hora de dormir.

Por isso, comece determinando a hora na qual você vai para cama. Ao se preparar para dormir desligue todos os aparelhos eletrônicos que incentivem o cérebro a ficar ativo e priorize hábitos fora das telas, como a leitura de um livro.

A preparação do ambiente também é importante. Ou seja, diminua as luzes e, se possível, utilize cortinas que impeçam a entrada de luz no seu quarto. Todas essas práticas são importantes para o seu corpo desacelerar.

Dica 3: Reduza o ritmo da respiração

A maneira como respiramos diz muito sobre como o nosso corpo está. Quando estamos mais elétricos, é comum que nossa respiração fique mais acelerada. Por outro, nos momentos de relaxamentos conseguimos respirar mais lentamente.

Para melhorar o seu sono, controle a respiração. Respire lentamente e com profundidade. Isso significa expirar por mais tempo do que inspira. Estabelece esse ritmo para o seu corpo iniciar o processo para chegar no sono profundo.

Dica 4: Evite dormir durante o dia

Sabemos que o cochilo ao longo do dia é satisfatório. Contudo, eles não podem passar de 30 minutos para não atrapalhar o seu sono à noite. E antes que você se questione, dormir durante o dia não produz os mesmos benefícios que uma boa qualidade de sono noturno.

Caso você enfrente uma barreira para dormir pouco durante o dia, é melhor evitar os cochilos e deixar que seu corpo chegue à noite com sono suficiente para relaxar e realizar a restauração necessária.

Dica 5: Coma alimentos leves no jantar

Quando não conseguimos digerir bem os alimentos, podemos ter dificuldade para dormir. Opte por refeições mais leves à noite para não ter a sensação de que está cheio demais ou sufocado ao ponto de não conseguir deitar.

O indicado é evitar proteína em excesso e priorizar lanches naturais ricos em carboidratos. Lembre-se: sua alimentação deve ser balanceada ao longo de todo o dia.

Dica 6: Use a cama apenas para dormir

É comum que façamos diversas atividades na cama, até mesmo deitar para assistir um filme. No entanto, esse hábito pode ser prejudicial no momento do sono.

Por isso, utilize a cama apenas para dormir. Assim, quando você se deitar, o seu corpo vai entender que é hora de descansar e será condicionado a entrar no sono mais rapidamente.

Dica 7: Priorize atividades físicas ao longo do dia

As atividades físicas são muito importantes para o nosso bem-estar e devem fazer parte da rotina. Mas se possível, priorize a realização delas durante o dia. Afinal, os exercícios costumam deixar nosso corpo mais elétrico.

Caso não consiga deixar de fazer treinos à noite, pelo menos optem por atividades menos pesadas durante esse período. Assim o seu corpo estará mais preparado para desacelerar.

Dica 8: Evite bebidas alcoólicas antes de dormir

O álcool pode tornar a noite de sono mais agitada e dificuldade em relaxar o corpo por completo. Sendo assim, evite consumir bebidas alcoólicas antes de dormir e priorize líquidos que ajudem o seu corpo a entrar no estado de descanso — como os chás, por exemplo.

Dica 9: Estimule bons pensamentos

Uma das principais causas para a insônia é a ansiedade e preocupação extrema. Essa dificuldade de lidar com as emoções, sobretudo quando nossa mente já está no futuro, impacta significativamente na maneira como dormimos.

Dessa forma, busque estimular bons pensamentos e relembre também momentos positivos que aconteceram durante o seu dia. Isso ajuda a não focar apenas nos problemas.

Dica 10: Não se prenda ao relógio

Quem tem dificuldade para dormir pode ficar ainda mais tenso ao ver as horas do relógio avançando sem que o sono venha.

Por isso, evite ficar olhando as horas enquanto não consegue dormir ou até mesmo se acordar durante à noite. Foque em deixar seu corpo descansar e com o tempo ele mesmo entrará em um próprio ritmo de sono.

Gostou das dicas? Lembre-se que cada pessoa é única! Teste as estratégias que mais se encaixam para você e busque apoio profissional para obter ajuda no combate à insônia.

Veja também: Truques para cair no sono em 10, 60 ou 120 segundos

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Enxaqueca oftálmica – Entende as causas, sintomas e tratamento

Entenda a importância de saber distinguir entre uma enxaqueca comum e uma enxaqueca derivada da visão.

Leia mais

Bariátrica estabiliza nível cognitivo, diz estudo

Estudo revela que a cirurgia bariátrica pode ajudar no longo prazo a estabilizar o nível cognitivo

Leia mais

5 Dicas para as empresas colaborarem com ambientes de trabalho mais saudáveis

Estudo mostra que 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental

Leia mais