Ortopedia

O poder da Ortopedia

Escrito por:Dr. Pedro Baches Jorge | 3 minutos de leitura

Especialidade da medicina no trato das funções do aparelho locomotor tem protagonismo no painel atual da vida moderna

Especialidade da medicina no trato das funções do aparelho locomotor tem protagonismo no painel atual da vida moderna

A ortopedia é a ramificação da medicina que cuida do diagnóstico, correção, prevenção e tratamento das funções relacionadas ao bom funcionamento do aparelho musculoesquelético do corpo: ossos, músculos, ligamentos, articulações, tendões. É a especialidade voltada ao aspecto locomotor das pessoas.

De acordo com artigo da US National Library of Medicine, nos EUA, a ortopedia começou a tornar-se uma especialidade separada da medicina, com vida própria, justamente por imposições da vida moderna – o processo teve seu start três décadas atrás.

As demandas da especialidade aumentaram vertiginosamente nos últimos 30 anos, por vários fatores, entre eles, as mudanças no perfil demográfico das populações, aumento da expectativa de vida, da velocidade e da mobilidade, afirma o artigo, denominado Research in Orthopedics: a Necessity (Pesquisa em Ortopedia: uma Necessidade).

Não se trata só de “acelerar carros”, mas da velocidade na vida atual que expõe o ser humano a maiores riscos no ambiente urbano, quer nas grandes metrópoles ou em cidades menores. Esse fenômeno trouxe na esteira um evidente acréscimo do número de traumas, aumentando o protagonismo da ortopedia.

Unrecognizable female healthcare professional studies a human skeleton model.

Unrecognizable female healthcare professional studies a human skeleton model.

Ortopedia no Brasil

Atualmente, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) tem cerca de 13 mil médicos associados. Mesmo para um país de dimensões continentais como o Brasil, trata-se de um número muito expressivo.

A ortopedia pode englobar indiretamente especialidades correlacionadas, como reumatologia em conjunto com afecções articulares, a neurologia e o déficit motor, a neurocirurgia e os problemas da coluna vertebral, e a fisiatria nos processos de reabilitação.

Alguém já disse que ortopedia “é a arte da reconstrução humana”. Essa máxima faz todo o sentido.

Algumas de suas principais atuações incluem:

  • Ortopedia geral/clínica;
  • Traumatologia ortopédica;
  • Ortopedia pediátrica;
  • Próteses e órteses;
  • Ortopedia oncológica;
  • Ortopedia esportiva;
  • Ortopedia bucomaxilo.

Veja também: O melhor amigo do esportista: conheça o médico do esporte

Sobre o autor

Médico Ortopedista, especializado em Joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) Clínica SO.U – Unidade Bela Vista R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000 Tel.: +55 (11) 3258-1706 http://www.clinicasou.com.br

Veja também

Importância de cuidar da saúde e evitar doenças

Especialista explica a importância de cuidar da saúde e evitar doenças e falta de qualidade de vida

Leia mais

Lipedema: No mês de conscientização a SBACV reforça o cuidado vascular da mulher

Condição que acomete 10% da população feminina acende alerta sobre importância da informação e consultas com especialistas adequados

Leia mais

Riscos da divulgação de “antes e depois” de procedimentos estéticos

Cirurgião plástico Josué Montedonio adverte sobre riscos da divulgação de "antes e depois" de procedimentos estéticos

Leia mais