Joelho

Prótese de Joelho: Tecnologia Robótica Inovadora Chega ao Brasil

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Entenda como a tecnologia aliada a medicina pode ser um porto seguro para quem sofre com desgaste no joelho.

Uma prótese de joelho é um material cirúrgico implantado quando a cartilagem do joelho se deteriora e não há mais formas de controlar a dor. É o que chamamos de um porto seguro para o Joelho, porque esta cirurgia em apenas um dia já é capaz de devolver a qualidade de vida aos pacientes que antes achavam impossível viver sem dor.

A tecnologia robótica na medicina traz vários benefícios e avanços no tratamento dos pacientes e com a prótese de joelho não é diferente. O Mako SmartRobotics™ da Stryker é um desses avanços.

Prótese de Joelho Tecnologia Robótica Inovadora Chega ao Brasil

©Alexander’s Images via Canva.com

Veja também: A prótese de joelho, um porto seguro

Nos Estados Unidos, estima-se que o volume de substituições totais de joelho aumentará 189% até 2030,1 embora estudos tenham demonstrado que aproximadamente 20% dos pacientes ficam insatisfeitos após a cirurgia convencional.2 O Mako para Joelho Total (Mako Total Knee) combina a tecnologia robótica avançada da Stryker com seu Sistema Triathlon Total Knee clinicamente testado, que permite que os cirurgiões tenham uma experiência cirúrgica mais previsível, com maior exatidão e precisão.3

O Mako SmartRobotics™ consiste em três componentes exclusivos – planejamento 3D baseado em TC, tecnologia AccuStop™ haptic e análise de dados inteligentes. Nos estudos clínicos, o Mako para Joelho Total demonstrou a possibilidade de os pacientes sentirem menos dor, necessidade menor de analgésicos opioides, necessidade menor de fisioterapia hospitalar, redução do período de hospitalização, melhora na flexão do joelho e proteção do tecido mole em comparação com as técnicas manuais.4,5

“Com o Mako SmartRobotics™ para substituição total de joelho, eu sei mais sobre os meus pacientes e posso cortar menos. Para alguns pacientes, isso pode significar menos lesão no tecido mole; para outros, uma preservação óssea maior”5,6, afirmou o Dr. Pedro Baches, fundador da Clínica SO.U® Ortopedia e Médico do Hospital Sírio Libanês.

Mako SmartRobotics™ da Stryker

“A TC 3D do Mako permite que eu crie um plano personalizado baseado na anatomia específica de cada paciente, tudo antes de entrar na sala cirúrgica. Durante a cirurgia, posso validar o plano e fazer todos os ajustes necessários enquanto guio o braço robótico para executar esse plano. É maravilhoso poder oferecer essa tecnologia transformadora em toda a linha de serviço de substituição de articulação para realizar as substituições totais de joelho, totais de quadril e parciais de joelho”.

A artroplastia total do joelho, tem se tornado uma opção cada vez mais frequente para aqueles que necessitam de um “novo joelho”. Essa intervenção corrige eficientemente diversos níveis de destruição articular, deformidades e perda de mobilidade no joelho. Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva que realiza a reposição biomecânica, restaurando tanto o movimento quanto a qualidade de vida dos pacientes.

Veja também: É possível a prática de esportes depois da prótese de joelho?

A excelente notícia reside no avanço das tecnologias relacionadas a próteses de joelho, que agora são mais leves e resistentes e com a utilização combinada do Mako Total Knee da Stryker que torna a cirurgia mais eficiente. Isso possibilita que os pacientes que passam por esse tipo de implante retornem às atividades esportivas.
Uma pesquisa divulgada pela Revista Brasileira de Medicina do Esporte concluiu que não apenas é possível, mas também recomendável que indivíduos que tenham passado por uma cirurgia bem-sucedida de prótese de joelho e tenham um período pós-operatório saudável retomem suas atividades físicas. Tal retorno não apenas beneficia a autoestima, mas também contribui para a melhoria da qualidade de vida.

Referências
1. Kayani B, Konan S, Pietrzak JRT, Haddad FS. Iatrogenic bone and soft tissue trauma in robotic-arm assisted total knee arthroplasty compared with conventional jig-based total knee arthroplasty: a prospective cohort study and validation of a new classification system. J Arthroplasty. 2018;33(8):2496-2501. doi:10.1016/j. arth.2018.03.042
2. Hozack WJ. Multicentre analysis of outcomes after robotic-arm assisted total knee arthroplasty. Bone Joint J:Orthop Proc. 2018;100-B(Supp_12):38.
3. Kayani B, Konan S, Tahmassebi J, Pietrzak JRT, Haddad FS. Robotic–arm assisted total knee arthroplasty is associated with improved early functional recovery and reduced time to hospital discharge compared with conventional jig-based total knee arthroplasty: A prospective cohort study. Bone Joint J. 2018;100-B(7):930-937. doi:10.1302/0301-620X.100B7.BJJ-2017-1449.R1
4. Mahoney O, Kinsey T, Mont M, Hozack W, Orozco F, Chen A. Can computer generated 3D bone models improve the accuracy of total knee component placement compared to manual instrumentation? A prospective multi-center evaluation. Poster presented at: 32nd Annual Congress of the International Society for Technology in Arthroplasty (ISTA); October 2-5, 2019; Toronto, Canada.
5. Kolisek FR, Chugtai M, Mistry JB, et al. Outcomes of second-generation tapered wedge femoral stem. Surg Technol Int. 2016;28:275-279.
6. AAOS. Projected volume of primary and revision total joint replacement in the U.S. 2030 to 2060. http://aaos-annualmeeting-presskit.org/2018/research-news/sloan_ tjr/. Accessed May 9, 2018.

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Enxaqueca oftálmica – Entende as causas, sintomas e tratamento

Entenda a importância de saber distinguir entre uma enxaqueca comum e uma enxaqueca derivada da visão.

Leia mais

Bariátrica estabiliza nível cognitivo, diz estudo

Estudo revela que a cirurgia bariátrica pode ajudar no longo prazo a estabilizar o nível cognitivo

Leia mais

5 Dicas para as empresas colaborarem com ambientes de trabalho mais saudáveis

Estudo mostra que 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental

Leia mais