Ortopedia

4 benefícios de andar descalço

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Ortopedista revela porque tirar os sapatos pode ser saudável.

Há quem ame e quem odeie. Mas, as explicações do médico ortopedista, Dr. Bruno Takasaki Lee, especialista em pés, da capital paulista, revelam porque tirar os sapatos pode ser saudável.

1-Estímulos sensoriais e motores

A área de representação dos pés no cérebro é semelhante à das mãos. Por isso ele recebe -tanto quanto o tato das mãos – os estímulos sensoriais e motores. É uma parte importante de exploração e reconhecimento que melhora sempre a capacidade de desenvolver e melhorar a força e a coordenação.

Veja também: Nas alturas: a importância da escolha correta do salto para não prejudicar os pés

2- Força e mobilidade

Pés descalços são sinônimo de ganho de força e mobilidade.

E isso explica porque alguns problemas comuns como o pé chato ou fascite plantar, podem ser prevenidos ao andar de pé no chão que é quando aumenta a capacidade de mobilidade e força das articulações e musculatura dos pés.

Assim como todo o corpo, os pés carregam diversos músculos na sola que são os responsáveis por manter o arco plantar: a estrutura que distribui a pressão entre as diferentes áreas do pé controlando o impacto nos pés e também nas articulações subjacentes.

Veja também: Fasceíte plantar: você sabe o que é?

3-Impacto e amortecimento

Quando o pé fica tempo demais preso nos sapatos, acabam enfraquecendo e enrijecendo a musculatura. Isso afeta o mecanismo natural de absorção de impacto e do amortecimento. Os pés precisam ser estimulados a fazer diferentes movimentos sempre dentro e fora dos sapatos.

5 benefícios de andar descalço

4-Relaxamento

O contato direto com o chão, mesmo dentro de casa, favorece uma boa troca de energia que reequilibraria o organismo e pode ajudar a prevenir o estresse. Tudo isso porque ao tocar o solo, os pés recebem em suas terminações nervosas informações sobre o solo, que chegam direto no cérebro e estimulam o equilíbrio. Com isso, a postura é corrigida e a tensão reduzida, inclusive aliviando o estresse graças à menor produção de cortisol.

Veja também: Meu pé que me aguenta o dia inteiro!

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Transformação através da bariátrica: um caminho para saúde e qualidade de vida

Influenciadora destaca que a bariátrica é uma busca por saúde e qualidade de vida, não apenas uma questão estética

Leia mais

Especialista explica como a fisioterapia pélvica auxilia a incontinência urinária em homens e mulheres

Estima-se que a incontinência urinária atinja cerca de 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos

Leia mais

22 de Julho – Dia Mundial do Cérebro

4 dicas para fortalecer a saúde do seu cérebro

Leia mais