Oncologia

Outubro rosa: despertando o bem-estar com tratamentos multidisciplinares

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 75 mil casos de câncer de mama até 2025 no Brasil.

No Outubro Rosa é preciso unir forças, pois a doença não é apenas uma condição de saúde, mas uma batalha que milhões de pessoas enfrentam a cada ano. A luta exige nossa atenção coletiva e, além disso, é preciso se prevenir. Ao alerta de qualquer um desses sinais, é preciso procurar um médico:

– Retrações de pele e do mamilo que podem deixar o seio com aspecto de casca de laranja;
– Vermelhidão da pele da mama;
– Pequenos nódulos no mamilo e/ou no pescoço;
– Saída de secreção aquosa ou de sangue no mamilo.

Essa doença exige um tratamento multidisciplinar. Acupuntura, drenagem, musicoterapia, meditação, massagens de relaxamento são algumas práticas integrativas, complementares, conhecidas por PICs e adotadas pelo Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), criada em 2006 pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos.

Outubro rosa despertando o bem-estar com tratamentos multidisciplinares

‘’Na jornada de combate ao câncer de mama e a fisioterapia é uma aliada poderosa. Ela não apenas auxilia na recuperação física, mas também na restauração da autoestima e qualidade de vida das pacientes pois ajuda com exercícios para o ganho de peso da massa muscular e expansão torácica como alongamentos de superiores e pompagens, e atua também na melhora do processo de cicatrização. Através de exercícios terapêuticos, técnicas de mobilização e cuidados especializados, a fisioterapia desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar e na superação dos desafios físicos que podem surgir durante e após o tratamento do câncer de mama. É uma parte essencial do apoio holístico que todas as pacientes merecem.”, segundo a fisioterapeuta Ana Cristina Souza Silva, da clínica Fit Fisio.

Produtos que aliviam as tensões dos músculos cansados e garantem uma sensação agradável em todo o corpo nesse momento delicado, também, são indicados. “É o caso do Massageador Hammer, que consegue diminuir a fadiga e remover os pontos de tensão, mas claro sempre com a indicação de um médico quando se está passando por um tratamento”, explica Camila Luizzi, gerente de Marketing da Relaxmedic. Junto a ele, o Gel Suavizante Intense Relax traz um frescor e é ideal para multiplicar a sensação de relaxamento.

Em complemento, esse ano houve um aumento considerável pela procura da aromaterapia como auxílio tanto para sintomas físicos como emocionais comuns ao tratamento. A aromaterapeuta Tatiana Nobili, 44 anos, é paciente oncológica e recorreu aos óleos essenciais para combater náuseas, aliviar dores musculares e controlar ansiedade e insônia. “O tratamento já envolve muita química sintética que impacta no organismo e quis recorrer a algo natural para me auxiliar com os sintomas, visando o bem-estar”, declara ela, que se matriculou numa pós graduação na área assim que recebeu o diagnóstico. “Foi o melhor investimento que fiz, pude garantir um tratamento tranquilo, com poucos efeitos colaterais, e ainda auxiliar outros pacientes”.
É importante ressaltar que as PICS servem como medida complementar e integrativa e não substituem o tratamento convencional, mas podem potencializar os seus efeitos, reduzir o uso de medicamentos e diminuir os custos com a saúde, melhorando a qualidade de vida, explica a fisioterapeuta.

Veja também: Câncer de mama: saiba por que a detecção precoce é vital e aprenda os passos essenciais

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Dúvidas e Comentários

Espaço para que você possa deixar suas dúvidas e comentários, que serão respondidas pelos nossos Especialistas.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Enxaqueca oftálmica – Entende as causas, sintomas e tratamento

Entenda a importância de saber distinguir entre uma enxaqueca comum e uma enxaqueca derivada da visão.

Leia mais

Bariátrica estabiliza nível cognitivo, diz estudo

Estudo revela que a cirurgia bariátrica pode ajudar no longo prazo a estabilizar o nível cognitivo

Leia mais

5 Dicas para as empresas colaborarem com ambientes de trabalho mais saudáveis

Estudo mostra que 33% dos funcionários brasileiros têm algum tipo de transtorno mental

Leia mais