Estética

Tricoscopia: saiba o que é esse exame capilar e do couro cabeludo que foi discutido em um congresso mundial

Escrito por:Redação SO.U + Bem Estar |

Dra. Manu Recoder, especialista em tricologia, discute a importância da tricoscopia no diagnóstico e tratamento de condições capilares.

Você já se pegou preocupado com uma queda de cabelo fora do comum? A perda excessiva de fios pode ser um sinal de diversos fatores, desde genética até situações de estresse intenso ou doenças. Mas como diagnosticar precisamente o problema? A resposta está na tricoscopia, um avanço tecnológico que revoluciona a análise do cabelo e do couro cabeludo.

A Dra. Manuela Recoder, médica tricologista e membro da Sociedade Americana em Pesquisa em Cabelos (AHRS) e da Sociedade Internacional de Tricoscopia, explica que a tricoscopia permite um exame detalhado das estruturas capilares. “Por meio dela, conseguimos visualizar detalhadamente as estruturas do fio de cabelo e do couro cabeludo, desde aquelas visíveis a olho nu até as estruturas mais profundas”, destaca a especialista.

O procedimento é simples e realizado durante a avaliação capilar. Utilizando um dermatoscópio, uma espécie de lupa que amplia a imagem de 10 a 200 vezes, o profissional pode examinar o cabelo e o couro cabeludo com precisão. “Não causa desconforto ao paciente e não requer preparo prévio”, ressalta Dra. Manuela Recoder.

Tricoscopia

Acervo pessoal da Dra. Manu Recoder

A tricoscopia é especialmente útil em casos de queda de cabelo, descamação do couro cabeludo e doenças capilares em geral. “É um procedimento complementar ao exame físico e à investigação do histórico do paciente”, explica a Dra. Manuela Recoder. “Além disso, ao longo do tratamento, a tricoscopia é importante para avaliar a evolução da condição capilar.”

Com o avanço da tecnologia, novas técnicas e metodologias estão sendo desenvolvidas para aprimorar ainda mais a tricoscopia. E o reconhecimento da importância desse exame não se limita apenas aos consultórios médicos. O 3º Congresso Mundial de Tricoscopia, que ocorreu em 2024, tem como objetivo promover o desenvolvimento da tricoscopia e seu ensino como procedimento diagnóstico para doenças do cabelo e couro cabeludo.

“Eventos como o Congresso Mundial de Tricoscopia são fundamentais para aprimorar o diagnóstico e o tratamento das condições capilares”, finaliza Dra. Manu Recoder, destacando a importância do curso de tricoscopia para profissionais que trabalham diretamente com o cabelo, identificar as principais doenças e problemas capilares, e assim, oferecer um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz para seus clientes.

Veja também: Dermatologista esclarece mitos e verdades sobre cabelos brancos

Sobre o autor

Portal de Notícias sobre esporte, saúde, e bem-estar. Uma fonte de Informações a partir de pesquisas científicas nas áreas de ortopedia, medicina esportiva, fisioterapia e tratamentos coadjuvantes.

Veja também

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular revela aumento de óbitos por AVC em relação ao IAM

O AVC é uma das principais causas de morte no mundo.

Leia mais

Anualmente, 40% das pessoas idosas sofrem quedas

Idade avançada é sinal de alerta para fratura vertebral

Leia mais

Dia do Homem: Urologista explica importância de tratamento inovador para problemas na próstata

Seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportávei

Leia mais